17.6.11

RECIFE IRÁ RETIRAR FITEIROS DO CENTRO

RECIFE

Fiteiros estão com os dias contados

Doze comerciantes informais da Rua Princesa Isabel, na Boa Vista, Centro do Recife, receberam intimação da prefeitura para tirar fiteiros e quiosques da calçada num prazo de oito dias

Publicado em 16/06/2011, às 22h54

Do JC Online

Doze comerciantes informais da Rua Princesa Isabel, na Boa Vista, Centro do Recife, receberam intimação da prefeitura para tirar fiteiros e quiosques da calçada num prazo de oito dias, até a próxima quarta-feira. As barracas estão localizadas no trecho entre as Ruas da União e Sete de Setembro. No fim da tarde desta quinta-feira (16), após debate com a categoria, a prefeitura informou que o prazo será reformulado.

“Os fiteiros serão recolhidos por causa da obra de recuperação da calçada, mas a gente não vai sair de jeito nenhum”, afirma Lurdes Fátima Ferreira. Os comerciantes argumentam que não há garantia de retorno dos quiosques para a Princesa Isabel, depois da reforma do passeio público. Na quarta-feira, um dia depois de ser intimada, Lurdes Fátima começou a recolher assinatura de apoio de clientes que discordam da remoção das barracas de lanche. “Eu vivo desse trabalho, sem o fiteiro, como vou pagar minhas contas. Tenho 40 anos, onde vou conseguir emprego?”, pondera a comerciante.

Proprietário de fiteiro na Princesa Isabel há mais de seis anos, Heleno Pereira dos Santos esclarece que os comerciantes concordam com a obra de recuperação da calçada. Apenas não querem perder os pontos de trabalho. “Além de não termos a certeza da volta, a prefeitura não oferece áreas provisórias para colocarmos a barraca, no período de realização dos serviços”, diz.

O presidente do Sindicato do Comércio Informal de Pernambuco, Elias de França, pede à prefeitura um documento por escrito, assegurando a permanência dos trabalhadores na Princesa Isabel. Ele conversou com Élida Dias, coordenadora do programa Recife! Nosso Centro. Segundo ela, a intervenção tinha sido solicitada pelo Ministério Público de Pernambuco. “O MPPE viu a recuperação das calçadas das Ruas da Saudade e da União e pediu o mesmo na Princesa Isabel e, por isso, os fiteiros foram intimados”, explica.

Porém, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana, responsável pelo serviço, só vai iniciar a obra em agosto. “Vamos esperar o fim das chuvas”, diz o diretor de Manutenção Urbana, Fernando Melo. “Faremos uma reunião segunda-feira próxima, com a Dircon, para reavaliar o prazo e discutir a permanência ou não das barracas”, informa Élida Dias.
FONTE:NE10.COM

No comments: