29.6.11

CIDADE PERNAMBUCANA NÃO PAGA CONTA DE ENERGIA E ESTÁ NO ESCURO

Prefeito afirma que Companhia tem dívida com a cidade devido a uma lei municipal e não paga a conta desde janeiro

Da Redação do pe360graus.com
Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo
A população de Condado, na Zona da Mata, está sofrendo com a falta de luz em várias repartições públicas municipais. A energia elétrica foi cortada porque a Prefeitura não pagou a conta. Até as praças estão sem iluminação. Quem anda na rua à noite se arrisca. Os ladrões se aproveitam da situação para praticar assaltos. No mercado público, os feirantes improvisam com velas para não parar de trabalhar. E já sentem, no bolso, o prejuízo. 

O quadro de energia está parado no mercado. A feirante Ivonete Maria do Carmo trabalha dentro do mercado há mais de 20 anos. Ela conta que desde que a Celpe cortou a luz, todos os comerciantes estão trabalhando no escuro. "Parece um cemitério, cheio de velas acesas. Há duas semanas está assim. Há uma semana trouxeram o gerador, mas é um barulho tão grande que não escutamos o que os clientes falam. Estamos perdendo clientes, com certeza", lamenta. 

De acordo com os moradores, a situação já dura há quase um mês, no município de Condado, a 73 quilômetros do Recife. Outras repartições públicas da cidade também estão sem o fornecimento de energia. "A Prefeitura está funcionando através de gambiarras. Várias praças, ginásios de esportes e campo de futeol estão às escuras. E os conterrâneos estão sendo assaltados por conta da escuridão", descreve o militar aposentado Elias Gomes da Silva. 

Para poder jogar bola na única quadra de esportes da cidade, os adolescentes têm que aproveitar os feixes de luz que entram pelos buracos. No Matadouro Municipal, as máquinas estão paradas e a energia também foi cortada. A dona de casa Eulánia Roraima não consegue cadastrar os filhos no Bolsa Família, devido à falta de luz. "Já vim várias vezes e não consigo porque não tem energia". 

A energia só não foi interrompida nas repartições de Educação e Saúde. Em nota, a Celpe informou que o fornecimento de energia foi suspenso por falta de pagamento. 

A reportagem procurou resposta da Prefeitura nesta terça-feira (28), mas o prefeito não foi encontrado para falar sobre o assunto. Apenas a assessora de comunicação falou com a equipe. Ela disse que a briga é antiga, desde 2005, e que a Celpe também teria uma dívida com o órgão e que as duas instituições já estariam em negociação. 

Hoje, por telefone, o prefeito de Condado, Edberto Quental, contou que a energia foi restabelecida porque a própria Prefeitura religou os cabos, mesmo sem autorização da Celpe. O prefeito acredita ter o direito de fazer isso porque a Companhia estaria descumprindo uma lei municipal de 2005, que obrigaria a Celpe a trocar toda a rede de energia da cidade. De acordo com o prefeito, esse serviço não foi feito e por isso a Celpe teria uma dívida de R$ 8 milhões em multas. Então, o prefeito Edberto Quental disse que não paga a conta de luz da prefeitura desde janeiro deste ano. Agora, a dívida da Prefeitura com a Celpe está acumulada em R$ 934 mil. 

A Celpe disse que não vai falar sobre essa questão da lei. No dia 1º de agosto a reportagem do NETV vai voltar à cidade para ver se a situação foi resolvida.

No comments: