22.6.11

PERDOADOS

SENADO APROVA ANISTIA A BOMBEIROS DO RIO DE JANEIRO

Projeto que anistia bombeiros militares do Rio de Janeiro, punidos por participarem de movimento no dia 1º de junho, por melhoria salarial, foi aprovado nesta quarta-feira (22) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa . Conforme explica o autor da matéria, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), a proposta visa dar base legal a entendimento no mesmo sentido, adotado pelo governo do estado.

Em seu voto favorável, o relator, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), explica que a anistia prevista no PLS 325/2011 segue a Lei 12.191/ 2010, que também concedeu anistia a policiais e bombeiros militares do Rio Grande do Norte, Bahia, Roraima, Tocantins, Pernambuco, Mato Grosso, Ceará, Santa Catarina e Distrito Federal, igualmente punidos por participarem de movimentos reivindicatórios.

Para Crivella, o movimento do Rio de Janeiro, por envolver cerca de 1,3 mil bombeiros, faz com que esse seja um problema "no campo do interesse público". Para ele, a manifestação realizada no início do mês se justificou pelas dificuldades enfrentadas pelos militares.

- O segundo estado mais rico da federação pagava o mais baixo salário do país - afirmou Crivella.

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ), em discurso nesta quarta-feira (21) registrou a aprovação de projeto de sua autoria que concede anistia aos bombeiros militares do Rio de Janeiro participantes do movimento ocorrido no dia 1º de junho, por melhoria salarial. A matéria (PLS 325/11) foi aprovada em decisão terminativa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Lindbergh disse confiar que o projeto também tramitará rapidamente pela Câmara, lembrando que a luta dos bombeiros agora se dividiu em duas: por anistia e por reajuste. Ele reconheceu que houve excessos de ambas as partes (governo do Rio e liderança dos bombeiros) e negou que haja intenção de uso político ou partidário do movimento.

FONTE: Agência Senado

No comments: