23.7.11

EXCLUSIVO: NORUEGA VIVE VIVE O MAIOR ATAQUE TERRORISTA DESDE A 2ª GUERRA MUNDIAL E CHOCA O MUNDO


O homem detido nesta sexta-feira depois dos ataques sangrentos no coração de Oslo e em uma ilha periférica, que deixou 17 mortos, é norueguês, anunciou o ministro da Justiça do país, Knut Storberget.

"Uma pessoa foi detida (...). Me informaram que se trata de um norueguês", disse Storberget em coletiva de imprensa. "Não seria justo de minha parte dar mais informações a este respeito".

"É muito cedo para dizer quem está por trás" disso, disse o primeiro-ministro, Jens Stoltenberg, que participou de uma coletiva de imprensa acompanhado do ministro da Justiça, Knut Storberget.

"A resposta à violência é mais democracia, mais humanidade, mas menos ingenuidade", completou.

"Não nos destruirão. Somos uma pequena nação, mas uma nação orgulhosa. Ninguém nos reduzirá ao silêncio pelas bombas. Ninguém nos reduzirá ao silêncio pelas balas. Ninguém impedirá a Noruega de existir", completou.

Segundo o ministro da Justiça, sete pessoas morreram na explosão de uma bomba nos arredores da sede do governo norueguês na tarde de hoje, e outras dez ficaram gravemente feridas, mas a polícia deu mais tarde um balanço provisório de 17 mortos, que pode aumentar.

"Vários de nossos jovens morreram e outros estão desaparecidos", disse Storberget sobre o tiroteio ocorrido em um acampamento de verão da juventude trabalhista na ilha de Utoeya, próxima a Oslo.

Mais tarde, um funcionário da polícia de Oslo disse que os dois ataques realizados nesta sexta-feira em Oslo causaram 17 mortos, mas que o balanço poderá aumentar.

O comissário interino da polícia de Oslo, Sveinung Sponheim, em coletiva de imprensa, afirmou que explosivos não detonados foram encontrados na ilha de Utoeya, perto de Oslo, onde o indivíduo disparou contra os jovens que estavam em um acampamento de férias da juventude 

Fonte: g1.com e pe.com

No comments: