15.7.11

JOGOS MUNDIAIS MILITARES: CONHEÇA A ESTRUTURA


O Rio de Janeiro será a moradia de mais de oito mil atletas e profissionais que disputarão, a partir do próximo sábado (16), os Jogos Mundiais Militares. Para acomodar as delegações dos mais de 100 países inscritos no evento foram construídas três vilas, que servirão de residência aos participantes. Esta é a primeira vez no histórico de competições militares que foram erguidas vilas para os atletas.
As construções ficam localizadas em Campo Grande, Deodoro, e Campo dos Afonsos, na Zona Oeste da cidade. O Exército informou que a após a realização dos jogos, que acontecem até 24 de julho, os apartamentos serão habitados por oficiais e praças das três Forças Armadas. O orçamento empregado para a construção das três vilas é de R$ 400 milhões.
Sustentabilidade ecológica
De acordo com a organização dos Jogos Militares, as três vilas foram construídas seguindo conceitos de sustentabilidade ecológica.
Os apartamentos possuem descargas ecológicas nos banheiros, cisternas para aproveitamento das águas das chuvas, pavimentação permeável e semipermeável para não sobrecarregar a rede pluvial, além de estação de controle e tratamento de resíduos e esgoto. Os condomínios abrigam ainda áreas de plantio de espécies da flora da Mata Atlântica.
Vila Branca
O alojamento Vila Branca foi inaugurado na última terça-feira (5). O edifício situado em Campo Grande será a casa dos atletas de pentatlo naval, boxe, vela, orientação e taekwondo. O edifício tem 22 blocos e 396 apartamentos. Cada unidade tem entre 100 e 110 metros quadrados, distribuídos em três quartos, sala, cozinha, banheiro, varanda, suíte e cozinha.
Restaurante, piscina, salão de festas e churrasqueiras são alguns dos atrativos das vilas esportivas. Até capelas foram construídas nos alojamentos. Segundo o Exército, a Vila Branca tem capacidade de acomodar 912 pessoas. O espaço tem ainda salas de reunião, academia de ginástica e ponto de acesso à internet.
Vila Azul
Vila Azul fica localizada em Deodoro, na Zona Oeste do Rio (Foto: Divulgação)Vila Azul fica localizada em Deodoro, na Zona Oeste
do Rio (Foto: Divulgação)
Outra unidade que vai abrigar os atletas é a Vila Azul, no Campo dos Afonsos, também na Zona Oeste. Competidores de oito modalidades, como vôlei, basquete, natação, judô, pentatlo aeronáutico, vôlei de praia, pentatlo moderno e triátlon, ficarão hospedados no local.
A vila tem 67 blocos, de três andares cada, com 402 apartamentos de 100 metros quadrados. Cada unidade conta com sala com varanda, três quartos, sendo uma suíte, banheiro, copa e cozinha.
Vila Verde
Vila Verde abrigará mais de 2 mil atletas durantes os jogos militares (Foto: Divulgação/ Paulo Mumia)Vila Verde abrigará mais de 2 mil atletas durantes
os jogos militares (Foto: Divulgação/ Paulo Mumia)
A Vila Verde, em Deodoro, na Zona Oeste será outro ponto de moradia para mais de dois mil atletas. Os apartamentos desse alojamento têm quatro quartos – sendo uma suíte e um reversível.
O condomínio tem ainda dois salões de festas, oito churrasqueiras, duas quadras poliesportivas e dois parques infantis e restaurantes. A estimativa dos organizadores dos Jogos Mundiais Militares é que mais de 10 mil refeições sejam servidas por dia na vila.
O alojamento terá uma estação elevatória de água e uma estação de tratamento de esgoto. Segundo o Exército, mais de 300 pessoas atuarão nas vilas no preparo da refeição dos atletas e na limpeza dos alojamentos.
Fonte: www.g1.globo.com


No comments: