6.7.11

PÉSSIMO DESEMPENHO NACIONAL: CONHEÇA AS DUAS FACULDADES "NOTA ZERO" NO EXAME DA OAB

Do NE10Com informações da Agência Estado
Foto: reprodução

A Faculdade de Olinda (Focca) está da lista divulgada pela OAB
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou, nesta terça-feira (5), uma lista com os nomes das 90 instituições de ensino superior que não tiveram nenhum aprovarado no último exame da OAB. Em Pernambuco, duas instituições constam na relação: a Faculdade de Olinda (Focca) e a Faculdade de Ciências Humanas de Igarassu (Facig).

De acordo com a relação, 23 pessoas que concluíram o curso na Focca realizaram a prova e todas foram reprovadas. O coordenador do curso de Direito da instituição, Alysson Santos, informou que a faculdade já solicitou à OAB informações detalhadas sobre o resultado do exame. "Só poderemos comentar sobre o assunto quando avaliarmos todo o processo e identificarmos quais alunos realizaram o exame. Além da confirmação do número de pessoas, precisamos saber em que ano eles se formaram ou se ainda estão cursando a graduação", disse.

A diretora da Faculdade de Ciências Humanas de Igarassu (Facig), Soraia Vieira Nunes, também preferiu não comentar sobre o resultado antes de analisar os dados. "Ainda não fomos informados pela OAB sobre a reprovação dos alunos", argumentou. A lista divulgada pela OAB informa que 24 alunos da instituição realizaram a prova.

Este ano o resultado foi o pior da história, com mais de 90% de candidatos reprovados. Ou seja, apenas 9,7% dos bacharéis em Direito passaram na prova, de um total de 116 mil inscritos em todo o Brasil. Nesse universo também estão incluídos os treineiros - estudantes do último ano da graduação (9º e 10º períodos).

A OAB informou que irá notificar o Ministério da Educação (MEC) para colocar as instituições em regime de supervisão, o que pode levar ao cancelamento de suas operações. De acordo com o MEC, são 1.120 faculdades com capacidade para formar mais de 650 mil bacharéis no País. A avaliação da qualidade dessas instituições é realizada atualmente por meio do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade).

De acordo com a OAB, um estudo feito com dados dos últimos quatro exames anteriores ao de dezembro de 2010 indica que as 20 melhores instituições de ensino superior públicas aprovam, em média, entre 70% e 90% dos candidatos inscritos. Por sua vez, nas 20 piores universidades públicas e nas 20 melhores universidades privadas, a aprovação média é de 40% a 60%. Já as 20 piores instituições particulares têm apenas entre 3% e 5% de seus alunos classificados.
OPINIÃO: O aluno pode estudar na melhor faculdade/universidade do mundo, se não se preparar pra um mero  exame que o habilita a trabalhar em um ofício que o mesmo estudou durante 5 longos anos, ele fez apenas jogar dinheiro na lata do lixo.
Uma pena, pois muitos alunos, inclusive de baixa renda gostariam muito de ter essa oportunidade, que a princípio foi jogada fora.
A culpa não pertence as unidades de ensino, embora elas também sejam responsáveis por essa verdadeira tragédia educacional

No comments: