8.6.11

AGENTES DE TRÂNSITO: GANHA MAIS QUEM MULTA MAIS


Os guardas da autarquia municipal de trânsito (AMC), órgão responsável pela fiscalização de trânsito da cidade de Fortaleza, no Ceará, entraram em paralisação na manhã desta quarta-feira. Segundo o agente de trânsito e diretor do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindfort), Ednardo Araújo, os agentes estão protestando contra a ação que validou multas aplicadas por agentes em treinamento no mês de maio, sem o conhecimento da população. “Eles não usavam o mesmo fardamento (oficial) que nós, era um diferente. E aqui, só ganha hora extra quem multa. Se não multar, fica sem”, destaca Araújo.
De acordo com o diretor do sindicato, 60 novos agentes estavam acompanhando veteranos desde o dia 18 de maio, para treinamento. Os novatos, no entanto, não tinham recebido o fardamento oficial e, por este motivo, utilizavam um provisório que é desconhecido pela população. “Mesmo assim eles tinham blocos de multas e as aplicavam”, denuncia Araújo, informando ainda que apenas no dia 1º de junho a AMC publicou uma portaria autorizando o uso do fardamento como oficial até que a situação fosse normalizada.
Em protesto contra a ação, os agentes veteranos tentaram utilizar a farda provisória também, mas foram proibidos por uma outra portaria, datada de 2008. “Nós então decidimos considerar hoje uma quarta-feira de cinzas, paralisamos o trabalho até que sejamos ouvidos. Mas vai ser difícil já que todos os sindicalistas estão proibidos de entrar no prédio”, afirma o diretor do sindicato. Além da questão do fardamento, os agentes também protestam sobre suposto assédio moral.
AMC nega acusações
O G1 CE, em contato com a assessoria de comunicação da AMC, confirmam que as multas aplicadas pelos agentes novatos foram validadas. Mas ressaltam que não é o fardamento que legaliza a condição de agente e sim sua contratação, e todos os agentes novatos já haviam sido contratados. Além disso, a assessoria ressalta que o uniforme provisório também é um fardamento oficial da AMC e é identificável, contudo, usado internamente.
Com relação as denúncias sobre as horas extras, a assessoria de comunicação afirma que não há uma “ranking” de quem multa mais. Fazem horas extras os agentes disponíveis e nas horas necessárias. Já sobre o assédio moral, só vão se pronunciar quando a queixa for oficializada pelos agentes.
Fonte: portal G1

No comments: