29.6.11

GRAÇAS A PRESSÃO DOS BOMBEIROS O GOVERNO ANTECIPA O REAJUSTE DOS MILITARES(INCLUSIVE DO BOPE) DO RIO DE JANEIRO  

O DIA - POR ALESSANDRA HORTO

Rio - Policiais civis e militares, bombeiros e agentes penitenciários terão, em julho, 5,58% de aumento. O índice representa a antecipação das parcelas referentes aos meses entre agosto e dezembro de reajuste aprovado ano passado na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). A Casa definiu ontem a antecipação, que consta em projeto de lei enviado pelo Executivo.

(Clique para ampliar)


Os novos soldos serão pagos nos dias 1º de agosto (inativos e pensionistas) e 2 (ativos). Novo aumento será concedido a partir de janeiro, ao ser retomado o parcelamento previsto para terminar em dezembro de 2014.

O texto foi aprovado sem apresentação das 32 emendas. Também não houve reunião de Colégio de Líderes para discutir as propostas, o que irritou a oposição. Segundo o deputado Marcelo Freixo (Psol), a Presidência da Alerj “passou o rolo compressor” nas emendas e não deu oportunidade para a discussão. Já o presidente da Casa, deputado Paulo Melo (PMDB), defendeu que não é dever do Poder Legislativo deliberar sobre aumento de despesa do Executivo. “Entendo o trabalho da oposição, mas certas ações não são previstas em lei”.
Fonte:PEC300.COM

Fala Almança: Insuficiente. Esta é a palavra para classificar esse aumento tabajara que o governo Sérgio Cabral propôs aos bombeiros e policias do Rio. Notem que no final de 2014 o salário inicial será de míseros 1.766,57. Metade do que é hoje em Sergipe. Em Minas houve negociação e aumento linear para que em 2015 o salário inicial seja de 4 mil reais. Não é o ideal, devido ao longo tempo, mas é bem superior a esta proposta rdícula apresentado no Rio de Janeiro.

Bombeiros e Policiais do Rio, não podemos aceitar um aumento desses. Continuem suas mobilizações. Mas o mais importante é a presença de todos em Brasilia no dia 5 de julho.

MOVIMENTAÇÃO DA PEC 300 NA CÂMARA

Movimentação da PEC 300 hoje na Câmara dos Deputados!
29 de Junho de 2011
Por intermédio do Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, o Presidente da Câmara, Deputado Marcos Maia informou ao Plenário que hoje (29), às 15h00, será instalada a Comissão Especial que tratará das Propostas de Emenda à Constituição que versam sobre a Segurança Pública, dentre elas a tão esperada PEC 300/549/534/308/ dentre outras.

Fonte: Blog do Caxorrão/Blog do Deputado Arnaldo/Blog Diniz K-9

Mergulhador dos EUA é esquecido em alto-mar na Austrália


Empresa deixou Ian Cole na Grande Barreira de Corais por 'distração'.
'A adrenalina subiu e entrei em pânico por um momento', disse ele.

Da EFE
O ameriano Ian Cole em foto publicada pela imprensa australiana (Foto: Reprodução)O ameriano Ian Cole em foto publicada pela
imprensa australiana (Foto: Reprodução)
Um norte-americano foi resgatado no mar depois que uma empresa turística o abandonou por distração na Grande Barreira de Corais, um paraíso para os mergulhadores no nordeste da Austrália, informou nesta quarta-feira (29) a imprensa local.
Ian Cole contratou a excursão no sábado junto à operadora turística Passions of Paradise, mas seu barco partiu sem ele de Michaelmas Cay, em frente à costa da localidade de Cairns.
Cerca de 20 minutos depois da partida do barco, "levantei minha cabeça e vi que a embarcação tinha ido sem mim", disse o jovem de 28 anos ao diário "The Cairn Post".
"A adrenalina subiu e entrei em pânico por um momento", acrescentou Cole, que explicou que apesar de estar muito cansado, se acalmou ao ver que havia um barco próximo, ao qual chegou nadando.
O turista disse que a pessoa que estava a cargo da excursão era um mochileiro sem experiência, pelo que exigiu que sejam redobradas as medidas de segurança neste tipo de serviço turístico.
As autoridades australianas investigam o incidente, que lembra o desaparecimento, em 1998, do casal americano Tom e Eileen Lonergan, que morreram afogados ou devorados por tubarões após serem abandonados no mar por outra companhia de turismo.
Fonte:   Portal G1.com

SÉRGIO CABRAL ADMITE QUE ERROU AO CHAMAR BOMBEIROS DO RIO DE JANEIRO DE "VÂNDALOS"

O governador do Rio, Sergio Cabral (PMDB), classificou como “erro” ter chamado de "vândalos" os bombeiros que invadiram o quartel central da corporação, no último dia 3, em protesto por melhorias salariais. A declaração foi dada nesta quarta-feira (29) em entrevista à rádio CBN. Nela, Cabral também se disse favorável à anistia aos mais de 400 oficiais que foram presos após a invasão.
“Os dois lados erraram: por falta nossa de diálogo com o movimento, do movimento, que errou ao radicalizar e entrar no quartel central, e eu também errei quando os chamei de vândalos”, disse.
Para Cabral, a anistia é uma espécie de “mea-culpa” dele em relação à corporação, a qual chamou de “muito querida” da população. Após a prisão dos bombeiros, milhares de pessoas foram às ruas do Rio em solidariedade aos presos; muitos eram funcionários de outros setores do funcionalismo público estadual.
“Alguns líderes do movimento erraram e se comportaram mal; alguns líderes agiram mal ao levar crianças e mulheres [à invasão do quartel]. Mas quando os dois lados erram, têm que se avaliar”, disse, para quem a discussão salarial será resolvida “na base do diálogo. E a anistia vai de encontro a isso”.
Ontem, a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou o projeto de lei 644/2011 pelo qual fica concedida a anistia administrativa aos mais de 400 bombeiros e também a dois policiais militares presos. Aprovada por unanimidade pelos 60 parlamentares da sessão, a matéria  agora segue para sanção do governador.

Bombeiros presos após invasão de quartel no Rio

Foto 84 de 163 - 10.jun.2011 Bombeiros presos em Niterói (RJ) aguardam a liberação nesta sexta-feira (10). Um grupo de deputados federais conseguiu na madrugada de hoje um habeas corpus para soltar os bombeiros, presos no Rio de Janeiro após a invasão do quartel central da corporação, há uma semana. O desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, que estava no plantão judiciário no Tribunal de Justiça, assinou a decisão. Segundo o TJ-RJ, os alvarás de soltura serão expedidos pela Auditoria de Justiça Militar Mais Zulmair Rocha/UOL

Código de conduta

Nos 23 minutos de entrevista, o peemedebista também quebrou o silêncio dos últimos diassobre a polêmica relação dele com empresários que mantêm negócios com o Estado e falou sobre a criação de um "código de conduta público".
O assunto veio à tona quando o governador foi questionado sobre a viagem que fez a Porto Seguro em um jato do empresário Eike Batista para a festa de outro empresário, Fernando Cavendish, dono de empresa contratada pelo governo do Rio.
A mulher e o enteado de Cavendish, assim como a namorada do filho de Cabral, morreram em acidente de helicóptero que resultou em outras quatro mortes.
Cabral disse que as amizades nunca influenciaram as decisões de governo e frisou que o laço mantido com Cavendish é anterior a seu governo.
“Sempre procurei separar minha vida privada da minha vida pública. De fato há uma discussão sobre isso e eu quero também assumir este debate de um código de conduta. Jornalistas também têm esses códigos. Quem sabe não construímos juntos uma solução para isso? Posso garantir que jamais tomei uma decisão pública, envolvendo dinheiro público, baseado em amizades pessoais", definiu.

ARMA QUE MATOU PM DE PERNAMBUCO FOI ENCONTRADA

        A arma , pistola ponto 40 foi encontrada pela PM hoje e está a disposição do 11ºBPM para posteriormente ser encaminhada ao I.C. ( instituto de Criminalística ) para ser periciada. O PM César foi morto após sair do trabalho para entender o caso click AQUI
Segundo informações do Jornalista Cardinot do programa Bronca Pesada o acusado responde também pelo homicídio de um companheiro de cela em 2010.

Fonte: folhape.com.br e Tv Jornal

CIDADE PERNAMBUCANA NÃO PAGA CONTA DE ENERGIA E ESTÁ NO ESCURO

Prefeito afirma que Companhia tem dívida com a cidade devido a uma lei municipal e não paga a conta desde janeiro

Da Redação do pe360graus.com
Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo
A população de Condado, na Zona da Mata, está sofrendo com a falta de luz em várias repartições públicas municipais. A energia elétrica foi cortada porque a Prefeitura não pagou a conta. Até as praças estão sem iluminação. Quem anda na rua à noite se arrisca. Os ladrões se aproveitam da situação para praticar assaltos. No mercado público, os feirantes improvisam com velas para não parar de trabalhar. E já sentem, no bolso, o prejuízo. 

O quadro de energia está parado no mercado. A feirante Ivonete Maria do Carmo trabalha dentro do mercado há mais de 20 anos. Ela conta que desde que a Celpe cortou a luz, todos os comerciantes estão trabalhando no escuro. "Parece um cemitério, cheio de velas acesas. Há duas semanas está assim. Há uma semana trouxeram o gerador, mas é um barulho tão grande que não escutamos o que os clientes falam. Estamos perdendo clientes, com certeza", lamenta. 

De acordo com os moradores, a situação já dura há quase um mês, no município de Condado, a 73 quilômetros do Recife. Outras repartições públicas da cidade também estão sem o fornecimento de energia. "A Prefeitura está funcionando através de gambiarras. Várias praças, ginásios de esportes e campo de futeol estão às escuras. E os conterrâneos estão sendo assaltados por conta da escuridão", descreve o militar aposentado Elias Gomes da Silva. 

Para poder jogar bola na única quadra de esportes da cidade, os adolescentes têm que aproveitar os feixes de luz que entram pelos buracos. No Matadouro Municipal, as máquinas estão paradas e a energia também foi cortada. A dona de casa Eulánia Roraima não consegue cadastrar os filhos no Bolsa Família, devido à falta de luz. "Já vim várias vezes e não consigo porque não tem energia". 

A energia só não foi interrompida nas repartições de Educação e Saúde. Em nota, a Celpe informou que o fornecimento de energia foi suspenso por falta de pagamento. 

A reportagem procurou resposta da Prefeitura nesta terça-feira (28), mas o prefeito não foi encontrado para falar sobre o assunto. Apenas a assessora de comunicação falou com a equipe. Ela disse que a briga é antiga, desde 2005, e que a Celpe também teria uma dívida com o órgão e que as duas instituições já estariam em negociação. 

Hoje, por telefone, o prefeito de Condado, Edberto Quental, contou que a energia foi restabelecida porque a própria Prefeitura religou os cabos, mesmo sem autorização da Celpe. O prefeito acredita ter o direito de fazer isso porque a Companhia estaria descumprindo uma lei municipal de 2005, que obrigaria a Celpe a trocar toda a rede de energia da cidade. De acordo com o prefeito, esse serviço não foi feito e por isso a Celpe teria uma dívida de R$ 8 milhões em multas. Então, o prefeito Edberto Quental disse que não paga a conta de luz da prefeitura desde janeiro deste ano. Agora, a dívida da Prefeitura com a Celpe está acumulada em R$ 934 mil. 

A Celpe disse que não vai falar sobre essa questão da lei. No dia 1º de agosto a reportagem do NETV vai voltar à cidade para ver se a situação foi resolvida.

TRAGÉDIA: RAIO MATA PROFESSORA E 18 CRIANÇAS

Um raio provocou a morte de 18 crianças e uma professora ao atingir uma escola em Uganda. A descarga elétrica acertou as vítimas dentro de uma sala de aula na cidade de Kiryandongo, a 210 quilômetros ao norte da capital, Kampala. Mais 38 crianças ficaram feridas e foram levadas a hospitais.
Uganda tem um dos maiores índices de mortes por raios no mundo, e sua capital tem mais raios por ano que qualquer outra cidade no planeta, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial.
O país no leste da África tem sofrido com uma onda ainda maior de descargas elétricas durante fortes chuvas que acontecem fora da estação em que as descargas são mais frequentes.
Meteorologistas locais criticam o governo por não instalar para-raios suficientes em meio à crise. O tema foi debatido no Parlamento, onde políticos exigiram que o governo elabore uma estratégia para lidar com a questão.
 "Eu não sei qual ministério é responsável pelos raios, mas vamos esperar uma decisão do governo para informar ao país o que está acontecendo e então podemos cuidar disso ", disse a presidente do Parlamento, Rebecca Kadaga.

RETRABALHO E IMPUNIDADE - LADRÃO PRESO PELA BM, VOLTA ÀS RUAS PARA ROUBAR DE NOVO




Dez dias após ser flagrado por investigador, jovem volta a praticar furtos na Capital. Douglas Anderson de Oliveira da Silva apanhou óculos de pedestre na Avenida Independência - ZERO HORA ONLINE, 29/06/2011

Dez dias após ser flagrado furtando uma garota nas imediações do Mercado Público, Douglas Anderson de Oliveira da Silva voltou a agir em Porto Alegre. Ele novamente foi identificado na câmera de um investigador particular quando apanhava os óculos de uma mulher na Avenida Independência, próximo ao viaduto da Conceição. O jovem de 20 anos foi identificado pelo detetive na Rua Senhor dos Passos.

— Me surpreendi, e muito (por ver o ladrão de novo). Pensei: vou seguir e ver para onde vai porque uma vez ladrão, sempre ladrão — disse ele.

Silva acabou detido pela Brigada Militar logo em seguida. No entanto, o delegado plantonista da Área Judiciária, Gabriel Bicca, acredita que ele responderá ao processo em liberdade. O rapaz já havia sido preso no dia 20 de junho e solto cinco horas depois.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - A CULPA É DA POLÍCIA? DA FALTA DE POLICIAMENTO PREVENTIVO OSTENSIVO? DO MILITARISMO NA BM? NA DIVISÃO DA POLÍCIA?

REVEJA NESTE MESMO BLOG

http://blogdainseguranca.blogspot.com/2011/06/bandidagem-flagrante-das-acoes-no.html
http://blogdainseguranca.blogspot.com/2011/06/os-furtos-no-centro-da-capital.html
http://blogdainseguranca.blogspot.com/2011/06/furtos-no-centro-tem-impunidade.html
http://blogdainseguranca.blogspot.com/2011/06/as-pessoas-sao-descuidadas-falta.html

Acredito que a culpa está mais lá em cima. São deles que a sociedade deve cobrar e exigir:

Políticos - http://votozero.blogspot.com/
Justiça - http://mazelasjudiciais.blogspot.com/
FONTE:www.blogdainseguranca.blogspot.com