8.12.11

EFETIVO QUE REFORÇARÁ POLICIAMENTO NO CENTRO DO RECIFE DEVE SER MUITO MENOR DO QUE NO ANO PASSADO

Sem contar com os formandos do curso de soldado (que possibilitou o incremento de 1.029 policiais em todo o Estado, no ano passado), a SDS só terá condições de mobilizar 250 PMs

Publicado em 07/12/2011, às 21h34

Do JC Online

 / Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem

Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem

A tradicional “Operação Papai Noel”, de reforço no policiamento do Centro do Recife durante o fim de ano, terá menos efetivo em 2011. Sem contar com os formandos do curso de soldado (que possibilitou o incremento de 1.029 policiais em todo o Estado, no ano passado), a Secretaria de Defesa Social (SDS) só terá condições de mobilizar 250 PMs para garantir a tranquilidade dos consumidores que procuram a região central para fazer as compras natalinas.

A maior parte do reforço virá dos formandos do curso interno de cabo. Serão 100 policiais militares. Os outros 150 serão deslocados do serviço burocrático, sobretudo, do Quartel do Derby. Segundo o coronel Paulo Cabral, comandante do Policiamento da Capital, houve trabalho prévio de planejamento para otimizar o efetivo empregado na área neste fim de ano. A central de videomonitoramento da SDS terá reforço de pessoal e uma equipe da Companhia Independente de Operações com Motos ficará encarregada de checar exclusivamente as situações de risco identificadas pelas câmeras.

“Neste ano não tivemos curso de formação de soldados, mas isso não quer dizer que a segurança será fragilizada. Preparamos um esquema especial que vai aproveitar melhor as equipes na rua. Teremos duplas a pé nas vias mais movimentadas e viaturas e motos nos principais corredores de tráfego”, asseverou Paulo Cabral.

A Polícia Militar mapeou 37 pontos do Centro com maior frequência de transeuntes para dar prioridade na fiscalização. Avenidas como Conde da Boa Vista, Guararapes e Dantas Barreto, além das Ruas Nova, da Palma e das Calçadas, estão na lista das que receberão atenção especial.

O reforço no policiamento entra em operação amanhã e deve permanecer em atividade até o fim de dezembro.


No comments: