30.12.11

AGENDA CULTURAL: HOJE TEM SHOW DE CONDE DO BREGA E OUTROS NA PENITENCIARIA AGROINDUSTRIAL SÃO JOÃO EM ITAMARACÁ-PE

Festa acontece hoje (30), no Presídio Agrícola de Itamaracá.
Saídas de dezembro foram suspensas pela SDS, para conter violência.

Katherine CoutinhoDo G1 PE
15 comentários
Os quase dois mil presos da Penitenciária Agrícola de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, vão ter uma festa com direito a forró, funk e brega para comemorar o final de ano. A iniciativa da Secretaria Executiva de Ressocialização de Pernambuco (Seres) vem para acalmar os ânimos, já que a saída do mês de dezembro dos beneficiados pelo regime semiaberto foi suspensa pela Secretaria de Defesa Social. A iniciativa foi tomada para conter os números da violência no Estado – entre janeiro e novembro, foram registrados 37 homicídios a mais que em 2010.
Conde do Brega toca na PAI nesta sexta-feira. (Foto: Divulgação)Conde do Brega toca na PAI nesta sexta-feira
(Foto: Divulgação)
A festa acontece hoje (30/12/2011), a partir das 9h, com presença do Conde do Brega, Augusto Cesar, Mc Sheldon, Mc Leozinho e Andrea Carla. “É um momento de socialização no sistema prisional. Em outras oportunidades fizemos isso e não houve nenhuma ocorrência no presídio. É mais fácil ter fora do que dentro”, conta o diretor da PAI, coronel Benício.
Os artistas não cobraram cachê para a apresentação no presídio, o que para o diretor é um ato de cidadania. “É uma responsabilidade social, apesar de tudo, esse é um grupo excluído”, acredita Benício. “A gente faz as coisas de coração, ali tem pessoas boas. Eu tento levar um pouco de alegria através da música. Às vezes a pessoa se inspira no artista, vê que aquele não é o caminho”, concorda Ivanildo Marques, mais conhecido como Conde do Brega.

Além dos shows, o encontro conjugal no presídio foi estendido. As companheiras geralmente entram no sábado e pernoitam até o domingo, mas com a festa, elas entram na sexta, podendo ficar até o domingo com os companheiros. “Nós fizemos uma programação que pudesse aliviar as tensões. Eles são seres humanos também e gostariam de estar junto da família, não é mesmo? Assim, eles aproveitam um pouco”, explica Benício.
De acordo com a lei de execuções penais, os presos do regime semiaberto tem direito a 35 saídas durante o ano. “A gente já vinha percebendo que, em dezembro, os números da criminalidade aumentam muito e há um bom número de ocorrências com reeducandos, com reincidência de crimes, alguns inclusive chegando a óbito. Essa é uma forma de preservar também a vida deles”, explica o coronel Romero Ribeiro, da Seres. Em janeiro, as saídas voltam a acontecer. Além da festa para comemorar o ano novo, os presos tiveram uma ceia de Natal nos dias 24 e 25, segundo a Seres.
Para garantir a tranquilidade no presídio e no entorno, a segurança foi reforçada. Os quatro postos de vigilância foram aumentados para oito. “O presídio está todo reforçado, mais ainda por esse período sem o indulto”, afirma o diretor da PAI. Na quarta-feira (28), um carro, pertencente a um dos reeducandos, foi encontrado ao lado do presídio com quatro garrafas de uísque, 84 latões de cachaça, 95 latas da mesma bebida e 37 de cerveja. “Nós estamos sempre fazendo diligências na redondeza. Não acredito que seja para a festa, essa bebida era para alguma farra deles”, acredita Ribeiro, que lembra que o consumo de bebidas alcóolicas não é permitido no presídio.
Fonte: G1/PE

No comments: