24.11.12

RECIFENSE É DESTAQUE NO PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO POR PERDER 13 Kg EM APENAS 2 MESES.ENTENDA O CASO


Renato Lira, do Recife, rompeu ligamento em um jogo de futebol.
Jovem teve trombose e ficou meses sem poder praticar atividade física.

Mariana PalmaDo G1, em São Paulo
136 comentários
Lesão no joelho impediu Renato de praticar atividade física (Foto: Arquivo pessoal)Lesão no joelho impediu Renato de praticar
atividade física (Foto: Arquivo pessoal)
Um acidente durante um jogo de futebol trouxe ao jovem Renato da Silva Lira, do Recife, meses de luta e sofrimento. Aos 21 anos, ele pisou em falso no campo e rompeu o ligamento do joelho direito.
“Fui para o hospital, engessaram minha perna e me proibiram de pisar no chão”, lembra. Porém, 15 dias depois do acidente, ele começou a sentir dores e, ao voltar ao pronto-socorro, descobriu que estava também com trombose.
“O ortopedista disse que eu estava correndo risco de vida e tinha só 21 anos. Fiquei parado depois do acidente e deveria ter feito fisioterapia”, conta o jovem. A trombose forma coágulos, podendo entupir alguma veia ou artéria. Por causa desses problema, Renato teve que parar de fazer exercício físico e restringir alguns alimentos que poderiam engrossar seu sangue e piorar o quadro – mudanças que o fizeram pular dos 73 kg para os 82 kg.
Depois de tudo isso, comecei a prezar mais pela qualidade de vida e resolvi me cuidar por completo, não apenas o físico."
Renato da Silva Lira
Em julho deste ano, após meses de tratamento com anticoagulantes, ele finalmente operou o joelho. “Meu foco era minha recuperação, então era difícil manter uma dieta e também não podia fazer atividade física”, lembra. Dois meses após a cirurgia, ele foi liberado para voltar a se exercitar, mas sem atividades de muito impacto, principalmente nas pernas.
“Antes do acidente, eu fazia muito esporte, mas não controlava minha alimentação. Depois de tudo isso, comecei a prezar mais pela qualidade de vida e resolvi me cuidar por completo, não apenas o físico”, avalia Renato. De setembro a novembro, aliando os exercícios aeróbicos à reeducação alimentar, ele recuperou a forma física e saiu dos 82 kg para os 69 kg: 13 kg a menos em dois meses.
Imagem mostra antes e depois do pernambucano; recuperação da trombose e da lesão no joelho o fez engordar (Foto: Arquivo pessoal)Imagem mostra antes e depois do pernambucano; recuperação da trombose e da lesão no joelho o fez engordar (Foto: Arquivo pessoal)
Renato, que começou a jogar futebol aos 12 anos, nunca teve preocupação com o peso. Mas, após se ver no espelho e perceber os quilinhos a mais, ele descobriu a necessidade de reverter a situação. “Foi a primeira vez que me preocupei com isso”, diz.
O pernambucano, que estava acostumado a comer poucas vezes ao dia em muitas quantidades, seguiu a recomendação do Bem Estar e passou a se alimentar a cada 3 horas em pequenas porções. “Agora tenho menos fome. Cortei basicamente tudo o que eu gostava da minha alimentação: chocolate, sorvete, fritura e refrigerante. Consegui me reeducar”, avalia.

Para Renato, toda essa mudança influenciou também em sua recuperação. “A fisioterapeuta disse que posso voltar a jogar futebol no fim de novembro, mas acho que vou me preservar até o fim do ano. Estou morrendo de vontade de jogar, mas vou esperar até 2013 para não forçar muito”, conta.
Foram só dois meses, mas que já renderam ao jovem diversos benefícios à saúde. “Não me sinto cansado, sou muito disposto e até fico entediado no domingo quando não tenho o que fazer”, afirma. O resultado rápido foi uma surpresa para ele e também para as outras pessoas. “Tem que ter foco, força de vontade e aprender a dizer ‘não’ para as tentações. É difícil, mas vale muito a pena. É uma nova vida”, conclui.
Renato perdeu 13 kg e diminuiu o tamanho de sua cintura (Foto: Arquivo pessoal)Renato perdeu 13 kg e diminuiu o tamanho de sua cintura (Foto: Arquivo pessoal)
Para ler mais notícias do Bem Estar, clique em g1.globo.com/bemestar/. Siga também o Bem Estar no Twitter e curta a nossa página no Facebook.
Fonte: g1.com

No comments: