26.11.12

CONHEÇA A PRIMEIRA MULHER OFICIAL GENERAL DO BRASIL, QUE ASSUMIRÁ O CARGO HOJE


general
Será empossada hoje(26), no Rio de Janeiro, a primeira mulher a ocupar a patente de oficial general da história das Forças Armadas Brasileiras. Dalva Maria Carvalho Mendes, oficial da Marinha, foi promovida do posto de capitão-de-mar e Guerra, equivalente a coronel, no Exército, para o de contra-almirante, equivalente a general de duas estrelas. A promoção foi assinada pela presidente Dilma Rousseff na sexta-feira (23).








Nascida no Rio de Janeiro, em março de 1956, Dalva ingressou na Marinha em 1981, na primeira turma do Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha. A oficial trabalhou de 1981 até 2009 no Hospital Marcílio Dias, no Lins de Vasconselos, na zona norte do Rio, chegando ao cargo de vice-diretora.
Atualmente, ela exerce a função de diretora da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória, na Tijuca, também na zona norte. Dalva ainda possui o título superior de Anestesiologia pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia, e as condecorações Ordem do Mérito Naval, Medalha Mérito Tamandaré e Medalha Militar com Passador de Ouro.
Desde 1980, quando foi iniciada a participação feminina na instituição, diversos dispositivos legais ampliaram a atuação das mulheres na força, que hoje podem participar do Corpo de Engenheiros, do Corpo de Saúde, de Intendentes, dos Quadros Técnicos, Auxiliar da Armada do Corpo Auxiliar, do Corpo Auxiliar de Praças e do Quadro de Músicos do Corpo de Praças de Fuzileiros Navais.
Fonte: R7.com

No comments: