28.11.12

Rebelião na Barreto Campelo

Tumulto na Barreto Campelo deixa um detento mortoPublicado em 28/11/2012, às 16h22Do JC OnlineAgentes controlaram tumulto na Barreto CampeloAgentes controlaram tumulto na Barreto CampeloFoto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Tumulto ocorrido no Pavilhão C da Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, no Grande Recife, deixou um detento morto na manhã desta quarta-feira (28). O presidiário Gleidson Cristiano Santos da Silva, de 26 anos, foi assassinado com golpes de faca artesanal na cabeça, nos braços e nas pernas. Segundo testemunhas, um grupo de presidiários premeditou o crime, que aconteceu durante o horário de visitas. A vítima estava jurada de morte porque era conhecida por roubar familiares de outros detentos dentro da unidade. O Batalhão de Choque foi chamado, mas não precisou atuar. Os próprios agentes contornaram a situação.
Leia também:Batalhão de Choque é chamado para conter início de rebelião na Barreto Campelo

Testemunhas disseram que o fato ocorreu por volta das 10h. Logo que entraram, os familiares foram alertados que alguma coisa iria ocorrer dentro da unidade. "Meu esposo chegou e disse que eu ia ter que sair cedo pois o presídio iria virar de cabeça para baixo. Quando me preparava para sair, um outro preso encostou e pediu uma foice. Não deu tempo, mataram o preso com os familiares ainda dentro do presídio", contou a mulher de um preso, que com medo de represálias preferiu não se identificar.

A mesma testemunha acrescentou que esse tipo de confusão é comum na Barreto Campelo e que nada é feito para resolver o problema. "Há cerca de 15 dias, um outro preso foi esfaqueado aqui dentro da unidade. É uma terra de ninguém, pois são os chaveiros que mandam no presídio e não a direção", explicou. 

O agente penitenciário Hélder Feliciano relatou que os presos ainda tentaram queimar o corpo, mas foram impedidos. "Os detentos tocaram fogo em alguns colchões na entrada do pavilhão para jogar o corpo de Gleidson dentro da fogueira. Antes disso, conseguimos controlar as chamas", disse. Peritos do Instituto de Medicina Legal (IML) já estiveram na penitenciária e removeram o cadáver para a sede do órgão, no bairro de Santo Amaro.

Gleidson estava preso em Itamaracá desde fevereiro de 2011 pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. A direção da penitenciária ainda não identificou o grupo responsável pelo crime.

1 comment:

Anonymous said...

Tudo isso acontece porque na barreto quém manda é os presos, tem um preso com o nome de Seu nego que mora no pavilhão A que faz o que quer lá dentro ele que comanda o prisidio o outro é Frede outro preso que faz o que quer lá dentro, outra coisa frango é homem porque no prisidio tem casa das dindas um lugar especial pra frango por favor isso é uma vergonha.