7.12.12

PACTO PELA VIDA DO RECIFE ESTÁ GANHANDO FORMA


Dez prefeitos eleitos da Região Metropolitana do Recife e mais o prefeito eleito de Goiana, Fred Gadelha (PTB), firmaram nesta quinta-feira (6) o Pacto Metropolitano para atuar em bloco na busca de soluções para problemas que afetam a região. O encontro foi comandado pelo prefeito eleito do Recife, Geraldo Julio (PSB) e aconteceu em um hotel da Boa Vista.
Além de Geraldo e Gadelha, estiveram presentes os prefeitos eleitos Júnior Matuto (Paulista), Pastor Marcos (Abreu e Lima), Mário Ricardo (Igarassu), Jorge Alexandre (Camaragibe), Carlos Santana (Ipojuca), Adílson Gomes Filho (Moreno) e Joamy Alves (Araçoiaba). Os reeleitos Elias Gomes (Jaboatão dos Guararapes) e Ettore Labanca (São Lourenço da Mata) também participaram.
Ficou definido que cada um dos prefeitos deve nomear um secretário para ser o interlocutor do Pacto Metropolitano. Esses secretários cuidarão do acompanhamento diário dos projetos a serem tocados de maneira colegiada.
A segunda medida adotada pelo grupo foi a elaboração de um planejamento integrado voltado para quatro eixos: economia, inclusão social, urbanismo e meio-ambiente.
Por fim, ações imediatas focalizando melhorar a mobilidade, o recolhimento e tratamento de resíduos sólidos, a saúde e o enfrentamento às drogas vão merecer atenção especial dos integrantes do pacto.
“Colocar a questão metropolitana como prioridade foi uma decisão unânime dos participantes da reunião”, asseverou Geraldo Júlio.
Para Elias Gomes, pensar em soluções integradas é uma necessidade para a Região Metropolitana do Recife. “Mobilidade, coleta de lixo, saneamento, saúde. Todos esses são temas que precisam ser tratados em parceria”, pontuou o prefeito reeleito de Jaboatão dos Guararapes.
Não compareceram à reunião os prefeitos (eleitos e reeleitos) de Olinda (Renildo Calheiros), Itapissuma (Cal Volia), Itamaracá (Paulo Batista e Cabo (Vado da Farmácia). Apenas Cal Volia enviou um representante.
Os prefeitos integrantes do Pacto Metropolitano devem voltar a ser reunir na primeira quinzena de março. Os secretários que irão tocar os projetos integrados vão ter o primeiro encontro já no mês que vem.

Fonte: ne10.com

No comments: