3.12.12

Concurso para sargento bombeiro é discutido em audiência


Concurso para sargento bombeiro é discutido em audiência







Militares do Corpo de Bombeiros dePernambuco participaram da audiência pública, na tarde desta quinta-feira, 31, no plenarinho da Câmara, para discutir o concurso público interno, realizado há dois anos, destinado a 3º sargento da corporação Mesmo tendo tomado posse na função, por decisão judicial, existe a possibilidade de 105 concursados perderem a promoção. A iniciativa da audiência foi do vereador Jadeval de Lima (PTN ) e contou com representantes da Secretaria de Defesa Social, major Jeová da Silva Barros, do Comando do Corpo dos Bombeiros, major França, além do procurador do Estado, Francisco Luiz Nogueira, e do advogado dos sargentos, José Carlos Madruga.

O advogado da corporação explicou que o edital do concurso, portaria 033\ 2010, deixava dúvidas quanto ao quadro de provas e não apresentava a relação doscomponentes do processo seletivo. “Os alunos do curso procuraram a empresa organizadora do certame, a MS Concursos, e foram informados que deveriam acertar no mínimo 40% das questões no geral”, conta. No entanto, José Carlos Madruga afirma que após a realização da prova, foi divulgado um ofício da Secretaria de Defesa Social, informando que o ponto de corte incidiria sobre 40% de cada disciplina. “Os que assumiram tiveram nota acima de 9.5 mas caem em ponto de corte por disciplina”, lamenta.

O representante da SDS, major Jeová da Silva Barros, admitiu que mesmo não questionando a idoneidade, houve um equívoco da empresa. “Realizamos várias reuniões e em momento algum, foi dito que o ponto de corte seria no geral. Quando percebemos a dúvida, corremos para fazer a nota de esclarecimento, porque a prova deveria ser de forma única para todos. Já sobre as promoções, foge a nossa alçada porque está no âmbito da justiça”.

Para o procurador, Francisco Luís Nogueira, não ocorreu mudança do edital. “Não cabia a MS Concurso divulgar nota referente a interpretação do concurso. Mas a decisão do Tribunal de Justiça será cumprida, pois tratamos da questão da legalidade. Prevalece a interpretação da SDS”. A opinião é compartilhada pelo representante doComando do Corpo de Bombeiros, major França. “O Corpo de Bombeiros aguarda a decisão judicial”, ressaltou.

Ao encerrar a audiência o vereador Jadeval de Lima (PTN) reafirmou que estava preocupado com a situação e esperava que as partes envolvidas encontrassem uma saída benéfica para todos, sobretudo para os sargentos que já assumiram as sua funções.

Agora clique aí abaixo para ouvir a entrevista atualizada de um impetrante de Sgt do Bombeiro de Pernambuco concedida neste sábado 1/12/12 a Radio Jornal do Commercio. Apreensivo juntamente com seu advogado ele teme pela despromoção em massa.

No comments: