28.2.12

PROTESTO DEIXA TRANSITO PARADO ONTEM (27/02) NO RECIFE


Moradores do bairro de Santo Amaro, Zona Norte do Recife, fecharam o trânsito na descida do Viaduto João de Barros, no sentido Olinda, na noite desta segunda-feira (27), para protestar contra a morte do ex-presidiário Jorge Antônio Romão, de 30 anos, que morava na comunidade Ilha de João de Barros. Os manifestantes acusam um policial militar de ter atirado contra o rapaz. O incidente aconteceu por volta das 11h desta segunda.
De acordo com a assessoria da PM, Jorge Antônio Romão circulava pelas ruas do bairro com uma faca, ameaçando duas irmãs de morte. Elas foram até o Posto de Policiamento Ostensivo (PPO) localizado próximo à Universidade de Pernambuco (UPE) para pedir ajuda. Um policial, que não teve o nome divulgado, foi chamado para tentar acalmar Jorge Antônio. O homem reagiu à abordagem e partiu para cima do policial, que estava com a arma em punho. Ao ser derrubado no chão pelo ex-presidiário, a arma do policial teria disparado acidentalmente. O tiro atingiu o queixo de Jorge Antônio, que foi levado para o Hospital da Restauração pelo policial, mas não resistiu aos ferimentos. Jorge Antônio já tinha sido preso pelo crime de tráfico de drogas.
Entretanto, a família de Jorge Antônio, que sofria de deficiência mental, afirma que a morte não foi acidental. Segundo os parentes, o policial atirou de longe e sequer houve luta corporal. O Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar a morte do morador.
Inconformados com a morte do rapaz, os moradores de Santo Amaro resolveram atear fogo em pneus para bloquear o trânsito. Há relatos de que manifestantes chegaram a jogar pedras nos carros que passam pelo local. Um policial teria sido atingido pelas pedras e foi levado para o hospital. 

A manifestação prejudicou, inclusive, o tráfego de veículos no sentido Recife/Olinda da Avenida Agamenon Magalhães. Os condutores enfrentam a contramão para fugir das ruas paradas. Muitos passageiros desceram dos ônibus e terminaram o trajeto a pé. Fogo e fumaça puderam ser vistos no local da manifestação, provavelmente vindos de pneus queimados.

No comments: