27.2.12

MUITA GENTE NEM PERCEBEU, MAS ONTEM TEVE UM INICIO DE REBELIÃO NO PRESIDIO ANÍBAL BRUNO EM RECIFE


Um princípio de rebelião no Complexo Prisional Anibal Bruno, no bairro de Sancho, Zona Norte do Recife, deixou dois mortos e quatro feridos neste domingo. O motim começou por volta das 9h de hoje, uma hora depois das visitas dominicais terem início. De acordo com informações, um grupo de presos deu início ao tumulto em uma área do presídio pela demora na entrada das visitas.

O secretário Executivo de Ressocialização (SERES), Coronel Romero Ribeiro, que está na unidade, explicou que o conflito começou quando cerca de quatro detentos tentaram chegar até a área da guarita, o que provocou confusão com policiais. Durante o tumulto, o preso Danilo da Silva Bezerra, de 20 anos, foi ferido e chegou a ser encaminhado para o Hospital Otavio de Freitas, mas já chegou morto ao local. 

Este tumulto inicial teria motivado outros presos, que aproveitaram a confusão, para matarem a golpes de ferro o presidiário Dalton Ferreira de Gouveia, de 28 anos. Dalton era acusado de ter matado o pai de outro detendo.

A visita foi suspensa temporareamente e o Batalhão de Choque e a Polícia Militar foram chamados ao local. Fora do presídio, mulheres e parentes dos presos aguardavam por informações. Durante o tumulto, outros três pesos foram feridos. Eles já receberam cuidados médicos e foram encaminhados de volta ao presídio. Os presos feridos são Rafael Alex Lopes da Silva, 22 anos; Jackson Leandro José da Silva, 21 e Jailson da Silva Santos, 26 anos. Um policial militar levou uma pedrada na cabeça e precisou levar seis pontos. 

As visitas recomeçaram no final da manhã. As famílias que entraram no Anibal Bruno após o tumulto logo deixaram o prédio e informaram que os próprios presos pedem para as mulheres deixarem o local. Assustadas, as esposas dos presos temem que uma rebelião maior aconteça depois do horário de visita, que termina às 16h. 

O Coronel Romero Ribeiro explicou que vai haver um reforço para evitar qualquer tentativa de rebelião na unidade. Além dos policiais que fazem a segurança do local, ele explicou que homens do Batalhão de Choque, da Cia de Operações Especiais e do Batalhão de Guarda vão permanecer no local.


 Fonte: www.diariodepernambuco.com.br

No comments: