6.2.12

GOVERNO DA BAHIA OFERECE MENOS DE 7% DE REAJUSTE AOS PMs


Governo diz estar aberto a negociações, desde que greve seja suspensa.
Proposta não prevê anistia aos policiais com prisão preventiva decretada.

Do G1 BA
44 comentários
Militares em greve, acampados na Assembleia Legislativa, prestam continência ao Pavilhão Nacional. (Foto: LÚCIO TÁVORA/AGÊNCIA A TARDE/AE)Militares em greve, acampados na Assembleia Legislativa, prestam continência ao Pavilhão Nacional. (Foto: LÚCIO TÁVORA/AGÊNCIA A TARDE/AE)
O Governo do Estado da Bahia ofereceu na noite deste domingo (5) reajuste de 6,5% a partir do dia 1º de janeiro aos PMs em greve, informou o secretário de comunicação Robson Almeida. Ele disse ainda que a proposta não oferece anistia aos policiais que tiveram prisão preventiva decretada. O governo informou também que está aberto a negociações com os PMs, desde que eles suspendam a greve.
Os policiais grevistas estão acampados na Assembleia desde terça-feira (31). Muitos trouxeram as mulheres e os filhos, e estão acampados em salas e corredores.
O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, pediu no fim da tarde deste domingo deste domingo (5), providências para a desocupação da Assembleia Legislativa o mais rápido possível. "Os trabalhos legislativos precisam voltar à normalidade. A Assembleia não pode ser usada como abrigo para foragidos da Justiça", disse Nilo.
Durante a tarde, a tensão no acampamento aumentou com a notícia da chegada de 40 homens do Comando de Operações Táticas, a “tropa de elite”, da Polícia Federal (PF), que desembarcaram na Base Aérea de Salvador por volta das 12h deste domingo (5). Eles chegaram à capital baiana para cumprir 11 mandados de prisão contra PMs grevistas, entre eles, o líder do movimento, Marcos Prisco.
qg prisco; greve na bahia; bahia (Foto: Egi Santana/G1)QG dos grevistas dentro da Assembleia Legislativa. (Foto: Egi Santana/G1)

Pouco antes das 17h30, dois helicópteros realizaram voo baixo sobre a Assembleia Legislativa. Com a chegada dos helicópteros, os líderes do movimento pediram, através de carro de som, que os policiais se concentrassem na rampa principal do prédio.
Dois tanques do Exército chegaram ao antigo quartel, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), pouco antes das 18h. De acordo com o governo, eles estão monitorando a situação.
Casos de homicídiosDas 21h de terça (31) até as 17h deste domingo (5), foram registrados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) 84 homicídios e 192 furtos ou roubos a carros em Salvador e Região Metropolitana. A greve foi decretada na noite de terça-feira (31).


Dirigente da associação de PMs é presoUm soldado da PM e dirigente da Associação dos Policiais, Bombeiros e dos seus Familiares do Estado Bahia (Aspra) foi preso na madrugada deste domingo, segundo o governo do estado, e encaminhado a sede da Polícia do Exército, na Avenida Paralela, em Salvador.
O PM é lotado na Companhia de Policiamento de Proteção Ambiental (COPPA). Segundo o governo, ele é suspeito de formação de quadrilha e roubo de patrimônio público, referente à retenção das viaturas.
A prisão dele é a primeira cumprida dos 12 mandados de prisão expedidos pela Justiça da Bahia contra integrantes do movimento grevista.
Carros de polícia recuperados
A Polícia Militar recuperou, na tarde deste sábado, 16 carros oficiais que estavam em poder dos grevistas, na Assembleia Legislativa, em Salvador. Os manifestantes são filiados à Associação dos Policiais, Bombeiros e dos seus Familiares do Estado Bahia (Aspra). Os mandados de reintegração de posse foram expedidos na manhã do sábado (4).
Negociação
O presidente da Aspra, Marco Prisco, e os policiais filiados à entidade esperam espaço para negociação das pautas reivindicatórias com representantes do governo do estado. "A palavra é negociação", disse Prisco neste sábado (4).
Autuação federal
ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que já fez o pedido de reserva de vagas em presídios de segurança máxima para encaminhar, caso seja necessário, os policiais militares que tenham cometido algum tipo de crime durante a mobilização grevista.
Pronunciamento do governador
governador da Bahia, Jaques Wagner, tentou tranquilizar a população em cerca de três minutos de pronunciamento oficial, transmitido pelas emissoras de rádio e TV na sexta-feira (3). Ele reafirmou a “intranquilidade” vivida nos últimos quatro dias, que tem resultado no fechamento antecipado do comércio, violência na rotina do trânsito e contra a população. “Estamos tomando providências para conter ações de um grupo de polícia usando métodos condenáveis e difundindo o medo na população, causando desordem”, afirmou.
Fonte: G1.com

No comments: