8.8.11

LADRÕES DE FIAÇÃO TELEFONICA ATUAM DENTRO DA EMPRESA, AFIRMA PM

Um homem suspeito de integrar uma quadrilha que furta cabos de cobre de instalações telefônicas foi preso pela polícia nesta tarde, na Vila Celeste (zona norte de SP), segundo a Polícia Militar. Segundo a polícia, a quadrilha atua dentro de uma empresa que fornece serviço terceirizado à Telefônica para conseguir informações sobre a fiação.
Laélson Dantas dos Santos Pereira, 37 anos, foi preso em uma galeria subterrânea na rua Joaquim Afonso de Souza, quando retirava os cabos do local junto com mais dois suspeitos, que fugiram.
Segundo a PM, os ladrões usavam uma perua Kombi que estava pintada com o logotipo da empresa Icomon Tecnologia, que presta serviços terceirizados para a Telefônica. Havia cerca de meia tonelada de cabos de cobre na perua. Segundo a PM, a perua não pertence à empresa.
A polícia disse à Folha que o suspeito preso afirmou que um funcionário da Icomon forneceu informações de dentro da empresa para o planejamento do roubo. Segundo a polícia, foram coletadas provas materiais do envolvimento do funcionário nos roubos.
Folha tentou falar com a Icomon, mas não obteve resposta.
Os policiais foram chamados por um funcionário da Telefônica que viu os homens trabalhando e decidiu ligar para o 190 após confirmar que não havia manutenção programada para aquele local.
Na galeria, os policiais flagraram três homens retirando os cabos. Avistados, eles saíram correndo e dois deles conseguiram fugir, segundo a polícia.
A fiação de cobre tem sido alvo de criminosos na cidade. O quilo do material chega a valer R$ 16, e os fios subterrâneos são mais visados.
Nos últimos 12 meses, cerca de 750 mil pessoas em São Paulo ficaram algum período sem serviço devido a furto de cabos de cobre, segundo a Telefônica.
Ainda segundo dados da empresa, entre 2009 e 2010 os furtos de fios cresceram mais de 40%. Em 2010 foram subtraídos 1.483 km de fios. Só neste ano, entre janeiro e junho, foram furtados 682 km.

No comments: