28.5.11

SIMULAÇÃO DE DESASTRE EM XEQUE


Simulado de preparação para desastres divide opiniões de moradores da Linha do Tiro

POSTADO ÀS 10:46 EM 28 DE MAIO DE 2011
Foto: Alexandre Severo/JC Imagem
Por Ana Laura Farias, do Blog de Jamildo

O simulado de deslizamento de barreira no Córrego do Sargento, em Linha do Tiro, ocorreu sob condições ideais, com sol forte, ônibus disponibilizados para levar a população ao abrigo simulado, na Imbiribeira, Zona do Sul do Recife. A ação dividiu opiniões entre os moradores.
A ambulante Eliane Ferreira, 44, gritava que queria falar com o prefeito para dizer que a situação no local estava difícil. "Ele tem que saber, aqui sempre fica tudo sujo, cheio de lixo. Aí ontem à noite eu cheguei aqui e logo na entrada, tava tudo limpo. Eles só olham para a gente quando tem coisa assim. Por que não vieram fazer as coisas antes de morrer gente", reclama a moradora.

Já o padeiro Bruno Anselmo de Lima, que mora há 12 anos no local defendeu a ação. "Eu acho que é muito importante que seja feito. É um sinal de que estão olhando para a gente. Nós já passamos por coisas muito difíceis. Eu mesmo já ajudei gente a sair de casa quando as barreiras estavam perto de deslizar. Acho que [a ação] vai ajudar a gente a saber o que fazer. Vai morrer menos gente nas próximas chuvas", diz.

As famílias recebiam os avisos por mensagem SMS. Nem todas as quarenta receberam, mas os moradores trocavam informações sobre o aviso. "É natural que isso ocorra. É uma versão piloto. Isso não atrapalhou a comunicação", defende a coordenadora da Codecir, Keila Ferreira.

Quarenta famílias participaram do simulado, que recebeu a visita de representantes das defesas civis do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. A simulação, proposta pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, ocorreu simultaneamente em Salvador e Maceió. O secretário nacional, Humberto Viana, acompanhou tudo de perto. "Nós vamos analisar os resultados nos três estados [Pernambuco, Bahia e Alagoas] e ver o que iremos manter para alçar um plano nacional", comenta. Os próximos estados devem ser da regiões Norte e Nordeste, além de Santa Catarina, na região Sul.

 O simulado nas três capitais foi feito por meio de um convênio com o Centro de Estudos e Pesquisas sobe Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O investimento federal para os simulados da manhã de hoje foi de R$ 200 mil. A universidade deve entregar, em junho, à Secretaria um levantamento de históricos de desastres no Brasil nos últimos 30 anos.
"A nossa prioridade é salvar vidas. Esse treinamento serve para a nossa equipe e quem mora nos morros do Recife e vocês (população) participarem. Isso é um exercício muito importante. Temos que cada vez mais estar preparados", disse João da Costa, na Imibiribeira.
OBS: SÓ PRA LEMBRAR O SECRETÁRIO NACIONAL DE DEFESA CIVIL,QUE É UM CARGO SIMILAR AO DE UM MINISTRO DE ESTADO, É EX SECRETÁRIO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE PERNAMBUCO QUE É RESPONSÁVEL PELO SISTEMA PENITENCIÁRIO DE PERNAMBUCO, O  CORONEL DO BOMBEIROS DE PERNAMBUCO, HUMBERTO VIANA.
Fonte: ne10.com
 

No comments: