A obra de duplicação do Viaduto Capitão Temudo, na Ilha Joana Bezerra, área central do Recife, não fica pronta este mês, contrariando mais uma vez as expectativas da prefeitura. Depois de visitar o lugar, na manhã dessa sexta-feira (13), o prefeito João da Costa prometeu a inauguração na primeira quinzena de julho. Com a obra, a circulação de veículos no viaduto será interditada três dias, próxima semana, das 23h às 5h, para permitir a colocação das vigas metálicas de sustentação do trecho do elevado que passa sobre os trilhos do metrô.
De acordo com a prefeitura, o trabalho começa na segunda, com interdição da pista no sentido Boa Viagem-Olinda, a partir das 23h. O trânsito volta a ser liberado às 5h da terça. A alça de acesso próximo à Rua Saturnino de Brito fica interditada. O secretário de Desenvolvimento Urbano do Recife, Amir Schvartz, informa que a medida é necessária porque uma carreta com as vigas ficará estacionada em cima do viaduto antigo. Dois guindastes serão usados para içar as peças. Durante a operação, o Metrô desliga o sistema elétrico.
Na segunda, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) vai montar um bloqueio, em frente ao Cabanga Iate Clube. Agentes vão orientar os motoristas sobre os desvios e rotas alternativas. Terça-feira, o viaduto fica fechado no sentido Olinda-Boa Viagem com dois pontos de bloqueio, um no cruzamento com a Rua do Paissandu e outro na subida do viaduto, junto da Academia da Cidade do Coque.
Fonte:ne10.com
Das 23h da quarta-feira às 5h da quinta, a CTTU fará bloqueios parciais nos dois sentidos do viaduto. Ficam interditadas uma faixa de circulação para quem se desloca de Boa Viagem para Olinda e outra faixa de tráfego para quem circula no sentido inverso.
A última etapa da obra de duplicação do Viaduto Capitão Temudo consiste na colocação de seis vigas metálicas, que sustentam a estrutura do elevado. Cada viga tem 12 toneladas, quase 30 metros de comprimento e 50 centímetros de largura. Substituem, nesse trecho, as vigas de concreto, que pesam 55 toneladas e são usadas no restante da duplicação do viaduto.
"Optamos pela viga metálica nessa área em função dos cabos elétricos do metrô, é um material mais leve, o manuseio é mais fácil e mais seguro em comparação com o concreto", explica Amir Schvartz. A duplicação do viaduto começou em maio de 2009, segundo o prefeito João da Costa.
Questionado sobre a demora na execução do serviço, o prefeito respondeu: "Esta é uma obra grandiosa e complexa, estamos fazendo praticamente um outro viaduto, ainda maior do que este já existente, pois estão sendo construídas mais duas alças. E eu estou vendo que a obra está dentro dos prazos programados".
PREJUÍZO - Ele disse que dois anos de trabalho seria o tempo usado em qualquer outro lugar para uma intervenção desse porte. João da Costa acrescenta que a chuva intensa das últimas semanas prejudicou cerca de 20 dias de trabalho. Depois da colocação das vigas e da construção do piso por onde passam os carros, faltará apenas acabamento, sinalização e iluminação, diz ele. "Se o tempo colaborar, o serviço termina no fim de junho ou início de julho".
Com relação às críticas da população, pela morosidade na liberação do elevado, ele disse que passou por situação semelhante com o Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul. As pessoas criticaram, mas se apropriaram da obra. É preciso paciência porque os benefícios virão.A duplicação do Capitão Temudo vai melhorar a circulação de veículos com destino à Zona Sul.
O viaduto tem 950 metros de extensão. O trecho duplicado tem 580 metros comprimento no sentido Centro-Boa Viagem e 480 metros no caminho inverso. Passará de 14 metros de largura e quatro faixas de rolamento para 28 metros de largura e oito faixas.
O orçamento inicial, R$ 32 milhões, subiu para mais de R$ 39 milhões com aditivos. O incremento é motivo de críticas da bancada de oposição ao prefeito na Câmara de Vereadores.
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