23.4.11

FOI DECRETADO ESTADO DE ALERTA EM RECIFE

O prefeito do Recife, João da Costa, decretou estado de alerta na cidade por conta das chuvas.

Com a medida, todos os servidores públicos são colocados à disposição para serem acionados a qualquer momento e as férias estão interrompidas. O anúncio foi feito no final da manhã desta sexta-feira, na sede da prefeitura, após reunião com o secretariado e representantes da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) e toda a equipe técnica envolvida na Operação Inverno.
Participaram do encontro os secretários de Serviços Públicos Eduardo Vital; de Articulação Política, Henrique Leite; de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras, Amir Schvartz, de Comunicação, Eric Carrazoni, de Relaçôes com a Imprensa, Ceça Brito; de Assuntos Jurídicos, Cláudio Ferreira, o chefe de gabinete Felix Valente, o coordenador do Orçamento Participativo, Augusto Miranda e coordenadora da Codecir, Keyla Ferreira.
O prefeito anunciou ainda a realização de três novas obras de drenagem para resolver a questão dos alagamentos na cidade, orçadas em R$ 1 milhão. As intervenções serão realizadas na Avenida Agamenon Magalhães (na altura do Parque Amorim, com a instalação de uma casa de bombas de sucção), na Avenida Mascarenhas de Moraes (no cruzamento com Rua Olívio Menelau e em frente à empresa Netuno) e na comunidade do Bode. Os locais serão vistoriados pelo próprio prefeito na manhã deste sábado, a partir das 10h.
João da Costa disse também que vai procurar o governador Eduardo Campos para discutir um projeto para desassoriar as bacias dos rios Tejipió e Beberibe e anunciou que vai implantar o Plano Municipal de Drenagem, incluido na proposta do PAC 2. O plano terá o objetivo de diagnosticar os pontos críticos e verificar o que precisa ser feito para buscar financiamentos com diversos órgãos, entre eles, o Ministério da Integração. Segundo ele, a proposta já foi apresentada para aprovação do PAC 2 para para a liberação de R$ 4,5 mihões, o termo de referência já estaria pronto e agora deverá começar o processo de licitação.
O prefeito solicitou à Emlurb e à Secretaria de Serviços Públicos que enviem até a próxima segunda-feira um relatório sobre os principais pontos de drenagem, de varredura e limpeza de galerias para criar novas ações e intensificar as que já estão sendo realizadas. O secretário Eduardo Vital disse que vai trabalhar durante todo o final de semana para concluir o relatório.
O gestor falou ainda do problema dos semáforos que ficam apagados com a queda de energia causada pelas chuvas ou pela queda de árvores. Ele disse que vai estender para outros pontos a instalação de baterias reserva como já acontece em um projeto piloto no semáforo da avenida Agamenon Magalhães em frente ao Hospital da Restauração (HR).
Sobre sua viagem à Madrid, o prefeito disse que não se arrependeu de ter viajado. Ele contou que marcou o passeio em janeiro deste ano para comemorar sua recuperação com a família e que era impossível prever os problemas causados pelas chuvas no Recife.
Fonte: repórteres Alice Souza e Cláudia Eloi do DIÁRIO DE PERNAMBUCO

No comments: