6.4.11

CENTRAL DE OPERAÇÕES DAS POLÍCIAS DE PERNAMBUCO JÁ TEM "OLHOS" E AGORA TERÁ "VOZ"

Cuidado para não ser assaltado.` Já imaginou estar andando pela rua e ser advertido por um aviso sonoro dizendo que você está em situação de risco? Pois é o que vai acontecer até o final deste ano. A Secretaria de Defesa Social (SDS) promete fazer uso de um novo equipamento para diminuir a criminalidade no estado. A proposta é acoplar alto-falantes às câmeras de monitoramento para que os alertas sejam emitidos a populares e até mesmo aos policiais militares, quando um possível crime for observado através das imagens na central de monitoramento. A ideia ainda está engatinhando, mas já causa polêmica entre os recifenses.


Segundo o gerente geral do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), coronel Sérgio Viana, a medida está em fase de estudo. ´Ainda não definimos os pontos onde os equipamentos serão instalados. Mas esses avisos de alerta poderão ser dados através de gravações de situações corriqueiras ou de mensagens ditas pelos atendentes da nossa central que avistarem algo suspeito`, explicou Viana. Ainda de acordo com Viana, deverá ser firmada uma parceria com a Prefeitura do Recife para que as câmeras do município também sejam utilizadas. ´Ainda não temos nem ideia de quanto será o investimento desse projeto, mas temos certeza de que será um sucesso. O Rio de Janeiro já utiliza esse tipo de mecanismo de alerta`, completou Viana.

O universitário Marcelo Queiroga, 22 anos, não aprovou a nova aposta da SDS. ´Eu acho que a ideia é boa, mas na nossa realidade pode não dar certo. Esses alertas podem causar pânico nas pessoas. Além disso, quem não é criminoso pode ser apontado como suspeito, em algumas situações, por puro preconceito`, ressaltou. Já o autônomo Lenilson Chagas, 37, acredita que as mensagens dos alto-falantes servirão como alerta em situações de perigo. ´Vai ser uma maneira da gente poder se precaver. Eu mesmo fui assaltado uma vez porque parei a moto para falar ao celular e não vi os dois ladrões se aproximando de mim. Se já existisse esse equipamento, talvez eu não tivesse perdido minha moto`, ponderou.

O coronel Sérgio Viana fez questão de ressaltar que ainda não há um prazo para que os alto-falantes entrem em funcionamento. ´Eles têm funções que também podem gerar benefícios ao trânsito, mas nosso foco principal será a segurança pública`, destacou o gerente geral do Ciods. Outra iniciativa que está sendo estudada pela SDS é a instalação de câmeras de áudio e vídeo, do lado de fora e dentro de 500 viaturas da Polícia Militar, como antecipou o Diario em dezembro. Além de inibir falhas nos procedimentos policiais e desvios de conduta, as câmeras servirão para comprovar a legitimidade da ação dos PMs. 
Fonte:www.diariodepernambuco.com.br

No comments: