1.5.12

1º DE MAIO: SAIBA O QUE ABRE E FECHA NO DIA DO TRABALHADOR


Confira o que abre e o que fecha no feriado
Escolas Municipais - Não haverá aula na Rede Municipal de Ensino.


Saúde Os polos da Academia da Cidade, ambulatórios e postos tradicionais e de Saúde da Família da Prefeitura do Recife funcionarão somente até a próxima segunda-feira (30). Nesses locais, as atividades serão retomadas normalmente na próxima quarta-feira (02).
Já as unidades que prestam assistência 24 horas atuarão sem interrupção. Entre elas estão as emergências das policlínicas Professor Arnaldo Marques (Ibura), Agamenon Magalhães (Afogados), Doutor Amaury Coutinho (Campina do Barreto) e Professor Barros Lima (Casa Amarela), as maternidades do Ibura, Casa Amarela e Professor Bandeira Filho (Afogados) e o Hospital de Pediatria Helena Moura (Tamarineira). O esquema de pronto-atendimento também contempla o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).
Mercados e feiras – Os mercados públicos municipais e o shopping Santa Rita abrem nesta terça em horário especial, das 6h às 13h, com exceção do mercado das frutas e do Calçadão dos Mascates (Camelódromo) que estarão fechados. As feiras livres irão funcionar normalmente.


Trânsito – Na terça-feira, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) do Recife irá manter os serviços essenciais, que funcionam 24h, como a manutenção de semáforos, a fiscalização de trânsito e o teleatendimento ao cidadão. A população pode tirar dúvidas ou solicitar atendimento pelo número             0800-081-1078      .


Emlurb - Neste feriado, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) irá reforçar a o esquema de limpeza. Na segunda e na terça-feira, a Avenida Boa Viagem terá equipes especiais para intensificar o trabalho na faixa de areia e no calçadão. Já no bairro do Recife, na terça-feira, uma equipe de 20 profissionais da Emlurb vai trabalhar na limpeza  da 26ª Festa da Lavadeira. O objetivo é manter a limpeza dos logradouros, antes, durante e após o evento. Serão 17 vias beneficiadas, entre elas a Rua da Moeda, do Bom Jesus e o Marco Zero, com o serviço de coleta, varrição e lavagem. Ainda serão instalados 20 contentores para o despejo adequado do lixo.


Bancos - Quem tem contas a vencer nesta terça-feira (1º), feriado do Dia do Trabalho, deve ficar atento. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou, através de sua assessoria de comunicação, que não haverá expediente bancário neste dia.
A federação lembra que a população pode utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).


O órgão reforça que as contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, entre outras) e os carnês que vencerem nessa data poderão ser pagos na quarta-feira (2), primeiro dia útil, sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).
Os clientes podem, ainda, agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou nos correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).


Shoppings - Os principais shopping centers estarão com horário especial neste feriado. No Shopping Recife, que recentemente inaugurou a quinta etapa, estarão abertos as praças de alimentação e os serviços de lazer, do meio-dia às 21h. Boa alternativa para um cineminha ou divertir-se nos parques de diversão com amigos ou familiares.
O Shopping Tacaruna, que no último domingo comemorou 15 anos de atividades,  as lojas estarão fechadas, exceto as alimentação e lazer, das 12h às 21h. Os cinemas abrem no mesmo horário e fecham às 22h.
No centro, o Shopping Boa Vista também fechará as lojas, mas você pode aproveitar as opções de lazer. Das 11h às 19h vão funcionar as praças de alimentação da 1ª e 3ª etapa (abertura facultativa), o Game Station e os cinemas, com a grade de programação normal.
Na Zona Norte, o Shopping Plaza terá abertos praça de alimentação, cinemas e Game Station, das 12h às 21h. O Shopping Guararapes fecha todas as lojas com exceção das de alimentação e lazer, das 12h às 20h. Os cinemas também funcionam, nos horários divulgados nos jornais e sites.
O horário de funcionamento do Shopping Costa Dourada, no Cabo de Santo Agostinho, também será especial. Apenas as operações de lazer e alimentação funcionarão, das 12h às 20h. As demais operações permanecerão fechadas.
O Paço Alfândega estará aberto das 12h às 21h. Todas as lojas e quiosques do centro de compras estarão fechados, ficando aberta apenas a praça de alimentação.

Sugestão do BSP:

Leão no Parque Dois Irmãos. Imagem: Helder Tavares/DP/D.A. Press
Leão no Parque Dois Irmãos. Imagem: Helder Tavares/DP/D.A. Press
Leão no Parque Dois Irmãos. Imagem: Helder Tavares/DP/D.A. Press
Leão no Parque Dois Irmãos. Imagem: Helder Tavares/DP/D.A. Press

Para quem ficou durante o feriadão o Recife, uma boa opção de lazer é visitar o Zoológico do Parque Estadual de Dois Irmãos. O local abre seus portões nesta terça, feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador.
Entre os animais selvagens que podem ser vistos ao vivo estão um leão, um hipopótamo, tigres, onças pretas, macacos, ursos, jacarés, aves e tartarugas.
O zoológico tem ingresso no valor de R$ 2 por pessoa e é gratuito para crianças com até 1 metro de altura, pessoas com mais de 60 anos de idade e deficientes, com respectivos acompanhantes.
Para entrar no zoo, o horário é das 8h às 16h, mas quem já estiver dentro pode permanecer no local até 17h.


Fonte: dpnet


No comments: