10.5.12

COMANDANTE DO 13ª BPM DA PM DE PERNAMBUCO SE MATOU NA SEDE DA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO



O tenente-coronel Marinaldo Lima, responsável pelo  comando do 13º Batalhão da PM de Pernambuco, acaba de suicidar-se, com  um tiro na cabeça, no prédio da Secretaria de Planejamento do governo do  Estado, onde os comandantes da PM e os secretários costumam se reunir  para as cobranças de meta do Pacto pela Vida e iniciativas da gestão  Eduardo Campos.




O tiro foi dado, por volta de uma hora desta tarde de quinta-feira, no  segundo andar do prédio da Seplag, que fica na Rua da Aurora, no bairro  de Santo Amaro. Marinaldo Lima participava de uma reunião sobre o Pacto  pela Vida.

De acordo com informações extra-oficiais, o oficial estava de férias. No  entanto, de acordo com informações de oficiais, é comum que os gestores  sejam chamados para tratar de metas.


De acordo com informações extra oficiais , o tenente coronel estava passando por graves problemas financeiros e teria ido a secretária para, além de outras tarefas , falar com um amigo ainda desconhecido, para tratar de assuntos financeiros.

Segundo a assessoria de imprensa do governo, oficial não estava participando da reunião do pacto pela vida em que se cobrava metas de redução dos índices de criminalidade.

Tenente-coronel da PM, Marinaldo de Lima e Silva, morre durante reunião do Pacto pela Vida. O corpo acaba de ser retirado do prédio da Seplag. Imagem: Wagner Oliveira/DP/D.A Press

O comando que o tenente-coronel era responsável cuidada de bairros  violentos como Santo Amaro e centrais do Recife, como Derby, Aflitos,  Encruzilhada e Agamenon Magalhães.
A responsabilidade territorial abrange ainda bairros como Campo  Grande, Torreão, Espinheiro, Graças, Rosarinho, Hipódromo, Ponto de  Parada, Cordeiro, Zumbi, Madalena, Torre, Iputinga, Jaqueira, Santana,  Poço da Panela, Parnamirim, Casa Forte, Tamarineira, Casa Amarela,  Monteiro, Apipucos (até o Talude do Açude), Alto do Mandu, Alto Santa  Izabel.

Após o incidente, os trabalhos foram suspensos e o prédio foi evacuado.

Sargento Ricardo, diretor da Associação dos subtenentes e sargentos, durante uma entrevista coletiva  destacou as qualidades de Marinaldo:


Logo após saber do ocorrido, a ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DOS CABOS E SOLDADOS postaram no site da entidade, uma nota de pesar, informando aos associados  que a morte do oficial se tornara um divisor de águas. 
Confira a nota da ACS-PE na íntegra:



O que acontece com a Segurança Pública de Pernambuco? O suicídio do Tenente – Coronel Marinaldo Lima retrata o esgotamento mental da tropa. Este é o segundo suicídio de um oficial da PM registrado em 2012. Salários baixos e muitas cobranças. A sociedade não sabe mas as reuniões pelo Pacto pela Vida são verdadeiras torturas psicológicas na busca ensandecida por resultados. Excessivas cargas horárias de trabalho, promessas de diárias que não existem tudo para tentar garantir o cumprimento das metas previstas pelo projeto.


Onde andamos, seja na Capital ou no Interior, o oficialato fala das cobranças do Governo do Estado e não é à toa que os fatos estão acontecendo. O problema é que a tropa, do soldado ao coronel, já não é mais a mesma. Policiais e bombeiros militares já não acreditam mais nas promessas de melhorias.


Ninguém quer arriscar a vida por tão pouco: um soldo de R$ 1.700 ou por gratificações que nunca são pagas. Nós que fazemos a Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados (ACS – PE) esperamos que a morte deste militar não tenha sido em vão e que seja um divisor de águas quanto a necessidade de mudança no esquema do Sistema de Segurança de Pública.


O Tenente – Coronel Marinaldo era um oficial bem quisto pela tropa. Reconhecido pela operacionalidade e dedicação ao serviço. A própria Secretaria de Defesa Social informou que ele estava com problemas financeiros. Ora, se um coronel vem passando por tamanha dificuldade, imaginem a situação de um soldado?   


Não adianta tapar o sol com a peneira. PMs e BMs estão cada vez mais insatisfeitos. Os oficiais não tem como cobrar dos praças e agonizam. A tropa não da o resultado esperado. Um dia alguém vai ter que entender, o que se passa na cabeça de uma pessoa que está sendo cobrada de forma ostensiva por metas impossíveis de serem alcançadas.

Colaborou Gabriela López




LEIA TAMBÉM OS COMENTÁRIOS

31 Comentários

Por - Futuro Caótico | Maio 10, 2012

Caos e anarquia, esse é o futuro... Agora o governo vai colocar alguem  com mais sangue de barata ainda para comandar, para prender e matar mais  gente inocente, burlar estatisticas, por que só um verme sem escrúpulos  para aguentar trabalhar para uma instituição falida e criminosa a favor  do estado terrorista. Hoje eles são heróis da sociedade por apreender  200kg de maconha, que boa parte será revendida novamente, e ganham  medalhas por fazer toda essa sujeira. Corruptos, LIXO! É bom começarem a  rezar para o seu DEUS mesmo, por que a coisa não tá boa não.      

Por - Arthur Gomes | Maio 10, 2012

conheci o Cel Marinaldo 1x, quando ele foi homenageado pela câmera de  vereadores de Olinda com o título de cidadão de Olinda. Me parecia ser  uma boa pessoa, fez um discurso de agradecimento emocionado, falando do  orgulho de ser PM e de ter também dois irmãos também PMs. Difícil  entender o que leva uma boa pessoa, bem sucedida a cometer uma loucura  dessas. Cobranças todos nós temos, faltou serenidade, talvez.      

Por - Pedro Marques da Fonseca | Maio 10, 2012

Alguns estão fazendo julgamentos com base em dogmas religiosos, crenças e  superstições. A Bíblia refuta a todos. Diz que só o Filho tem o direito  de julgar. Então, só Jesus pode julgar.      

Por - Denilson roberto | Maio 10, 2012

segue foto do comandante,   http://p      

Por - Jefferson Maciel | Maio 10, 2012

Não sou policial nem trabalho em nenhum setor da área de segurança mais  fiquei chocado com a notícia como cidadão pernambucano com certeza esse  acontecimento teve um motivo forte e espero que tenha serventia como  alerta para os gestores e governantes do nosso estado não é questão de  Deus no coração ou não, pois depoimentos de pessoas que conviviam com o  oficial prova sua hombridade a verdade é que nossa segurança está  defasada não por conta de falta de trabalho dos policias mais sim por a  falta de condições dadas para um trabalho eficiente para a sociedade e  satisfatório para os policiais. Triste é que tenha chegado ao ponto de  um acontecimento tão infeliz        

Por - Antigão | Maio 10, 2012

O melhor SCmt que já tive se foi. É uma perda lastimável...      

Por - Sisi | Maio 10, 2012

Pessoal, só consigo ver uma explicação para isso: a pressão do trabalho.  É lamentável, um Profissional da área de segurança, Gestor, tirar a  própria vida, não falem nessa hora questões religiosas, pois isto, o  suicídio é com certeza um ato de desespero... Muito triste esta  notícia...      

Por - Diana | Maio 10, 2012

Dudu malvadeza é o culpado por essa morte, so faz cobrar e matar seus  funcionarios de fome, so cobrança e na hora da ventura tome humilhação,  qual e o pai que consegue viver tranquilo ganhando o que o senhor dudu  malvadeza paga aos policiais do estado, qual e o pai que alimenta sua  familia com a bolsa alimentação de 154 reais por mes? Dudu essa so é a  primeira de muitas que vc vai causar? mas Deus é justo fez aqui paga.        

Por - Diego | Maio 10, 2012

Falta de Humanidade na Polícia ?e quando há alguma manivestação em pro  da Humanidade, de direitos da população.. será que são realmente humanos  a favor da população ?      

Por - antonio brandão | Maio 10, 2012

Difícil é um corrupto ter tal coragem prá isso.principalmente no meio político. Que o senhor refrigere sua alma.È lamentavel uma persona tão boa ter q/parti dessa forma.      

Por - Carolina | Maio 10, 2012

Muito triste e chocante essa notícia... que Deus conforme a família e a todos que o conheciam. Pessoas vamos escutar e perceber mais aos outros, precisamos disso!!!      

Por - GATIANO 02 | Maio 10, 2012

Essa reuniões se resumem unicamente aos Cmt dos Batlhões que não  alcançam essas metas(que não só dependem de trabalho policial)serem  assediados moralmente por gestores almofadinhas que não sabem a  realidade das ruas e da tropa. O ANTIGÃO foi o Cmt mais dedicado que  trabalhei na minha vida e acredito que não encontrarei outro igual. Que o  TODO PODEROSO te conduza ao paraíso dos que realmente acreditavam na  causa policial militar.      

Por - José Luiz Ferreira | Maio 10, 2012

Muito mal-contado, hein. Tão dizendo que foi suicídio é? Como um cara de  férias vai pra uma reunião no trabalho e se mata sem explicação? Só  estou especulando. Bom. Órgãos da SDS todos juntos. Huuum.  (...)        

Por - Jamildo | Maio 10, 2012

Algum de vocês conhecia o comandante Marinaldo pessoalmente e tem  interesse em conceder entrevista? Guardo nome em sigilo. Ligue para cá:  9828 8658.      

Por - minho | Maio 10, 2012

Que cobrança da porra é essa que leva um homem a loucura de cometer esse  ato!!! sera que a forma como esta sendo cobrado os resultados realmente  tem sentido!!! meu amigo Deus tenha misericordia de vc e ampara com  balsamos de paz toda sua família!!! PMPE está de LUTO.      

Por - Fernando | Maio 10, 2012

Eu to lendo comentários julgando o oficial?? É sério isso?? Isso daí  cabe a Deus, e não a um ser humano qualquer como nós. O que fica para  nós, cidadãos comuns, é a mostra de quanto a segurança pública de nosso  governo é uma farsa e que não é levada a sério. De como estão jogados  nossos policiais, desqualificados e sem treinamento, no mundo cada vez  mais violento. De como é importante construir mais presídeos para manter  os atuais bandidos soltos na cadeia e de lá não sair, p/ não ser mais  um bandido nas ruas...      

Por - Tiago Pontual Waked | Maio 10, 2012

Que ele, seus entes queridos e todos aqueles que colaboraram de forma  direta ou indireta para esta tragédia acontecer possam ser envolvidos em  muita luz de paz e amor.      

Por - WELIGTON MEDEIROS | Maio 10, 2012

Quanta gente idiota escrevendo. Quem aqui tem o direito de estar julgando ou supondo a razão do suicídio de alguém. Deixem de serem manuais vagabundos de auto ajuda e respeitem a vontade do suicida e a dor da família e dos amigos. Deixem de serem hipócritas      

Por - PACTO DA MORTE | Maio 10, 2012

Manda esse Bubu tomar no c........... Vai pra rua combater bandido! Sem  falar nos que você tem que sentar na m.e.r.d.a. da reunião desse Pacto  da Morte! Outra coisa, se Deus existisse, e sendo tão poderoso,  certamente não deixaria o Marinaldo puxar o gatilho!        

Por - ASSASSINO EDUARDO CAMPOS | Maio 10, 2012

O culpado pela morte desse oficial tem nome: EDUARDO HENRIQUE ACCIOLY  CAMPOS, atualmente governador do Estado de Pernambuco.      

Por - Bubu | Maio 10, 2012

Homem de Deus esse Senhor não era, pois se fosse não faria isso e além  do mais foi covarde, pois não encarou seus problemas, escolheu a maneira  mais facil. Garanto que tem pessoas que estão passando por problemas  muito piores do que os dele e estão lutando pra VIVER !      

Por - Cap pm  (enviado por algum dispositivo remoto) | Maio 10, 2012

É hora da sociedade repensar o valor do policial militar cidadao, pai de  família, ...... Onde está a humanização em nossa profissão ........  Direitos humanos na PMPE já ! !!!    

Por - EU MERMO | Maio 10, 2012

A próxima medida da Secretaria de Planejamento deveria ser o de proibir  os Oficiais da PMPE se estarem armados em reuniões do Pacto Pela Vida.  Esse tiro foi um alerta de que o próximo poderá ser em alguém de lá da  secretaria      

Por - PARABÉNS GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS | Maio 10, 2012

Essa situação só vem mostrar a verdadeira política do governador Eduardo  Campos para a sua tropa, cobrar, cobrar e cobrar. Hoje a tarde os  policiais civis de Caruaru vão entregar a gratificação intitulada de  Jornada Extra de Segurança. Que Eduardo Campos leve a morte desse brioso  oficial em sua mente para o resto de sua vida. Se é que Eduardo Campos  tem consciência.      

Por - Silva | Maio 10, 2012

Jamildo, conserta o endereço, foi na rua da Aurora e não da Moeda.        

Por - J Carlos | Maio 10, 2012

Um amigo que tansmitia paz e serenidade se vai de forma prematura. Tenho  medo de pessoas tranquilas em excesso, essas que guardam para si os  rancores e os problemas e não dividem com ninguém. Em nossa corporação  estamos com esse sentimento de inércia há muito tempo e preciso parar e  refletir: "Estamos precisando de ajuda. Ajuda uns dos outros". Que a paz  e a misericordia de Deus possa ampará-lo e que o senhor tenha piedade  desse ato.      

Por - É uma pena | Maio 10, 2012

Ninguém aguenta mais tanta pressão. É só cobrança!  Ninguém fala nada. O pacto pela vida tira mais uma vida!      

Por - Sandro Rodrigues de Araújo | Maio 10, 2012

Passamos três anos aqui no 1ºBatalhão responsável pela cidede de  Olinda.N´s oficiais e praças desse batalhão estamos profundamente  tristes com essa abalada notícia.Um homem cheio de Deus, de princípios  de humildade e perseverança, cobrador da união. Q Deus esteja neste mt  com o nosso "ANTIGÃO"        

Por - Haniel Nunes | Maio 10, 2012

É lamentável um comandante chegar a esse ponto, só há uma explicação  "FALTA DE DEUS NA SUA VIDA". a biblia diz; O que adianta o homem ganhar o  mundo inteiro e perder a sua alma. Só nos resta pedir a Deus o consolo  para sua sua familia. Neste momento tão triste só Deus pode consolar os  familiares deste comandante. Pense nisso...        

Por - RICARDO | Maio 10, 2012

humm sei não!!!!          

Por - ACABOU | Maio 10, 2012

Um dos últimos comandantes de verdade na corporação. Sério, amigo,  trabalhava diuturnamente para alcançar metas julgadas impossível. Não  deveria ter feito isso, essa cambada da gente safada não merecia esse  seu sacrificio. Siga em paz, fique com Deus e saiba que o senhor foi e  sempre será um grande homem e profissional que não precisa de embuste,  nem de babação para se estabelecer.


Fonte: Blog do jamildo / blog da segurança de Pernambuco / blog do caxorrão / dpnet.com 


2 comments:

onildo lopes CAVEIRA said...

Isso é o cel elias siqueira Corregedor queria q acontecesse com dezenas de famílias de Pms q foram demitidos e humilhados apenas pelo senso de VAIDADE funcional e Injustiça.

onildo lopes CAVEIRA said...

Isso é o cel elias siqueira Corregedor queria q acontecesse com dezenas de famílias de Pms q foram demitidos e humilhados apenas pelo senso de VAIDADE funcional e Injustiça.