15.11.11

PM DO RIO ENCONTRA MAIS 29 FUZÍS

Bope encontrou 19 fuzis e 2 pistolas na Rua 2 no início da tarde desta terça.
Mais cedo outros 10 fuzis foram achados em laje de casa da comunidade.

Do G1 RJ, com informações do RJTV
15 comentários
Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) encontraram um total de 29 fuzis nesta terça-feira (15), feriado de Proclamação da República, terceiro dia de ocupação da Favela da Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro. De acordo com a polícia, as armas foram localizadas graças a denúncias de moradores da comunidade.(Veja vídeo ao lado com algumas apreensões da polícia)
No início da tarde, os agentes do Bope encontraram 19 fuzis e duas pistolas na Rua 2. Mais cedo, os policiais já tinham encontrado 10 fuzis de diversos calibres escondidos na laje de uma casa, dentro de um saco plástico, com óleo, na localidade conhecida como Roupa Suja.
"Mais importante ainda que a população continue denunciando, passando informações, com detalhes. O morador tem que dar uma referência pra gente, cor de casa, número. Isso é o mais importante para que a gente consiga obter mais êxito", afirmou o capitão Nascimento, comandante da operação do Bope nesta manhã.
Desde o dia 9 de novembro, o Disque-Denúncia já recebeu cerca de 600 ligações com informações sobre a Rocinha, 20 delas só nesta terça-feira (15). Há denúncias sobre traficantes, localização de drogas e armas, entre outras informações que estão sendo repassadas para o setor de inteligência da Secretaria de Segurança Pública. O telefone é (21) 2253-1177 e anonimato é garantido.
Balanço oficial
Na segunda-feira (14), policiais civis da 39ª DP (Pavuna) encontraram um arsenal escondido em uma cisterna cimentada, incluindo 14 granadas e quatro fuzis, na Favela da Rocinha. Segundo a assessoria da polícia, as armas estavam enterradas a 2,5 metros atrás de uma escola na comunidade. Mais cedo, policiais do Bope encontraram dois mísseis antitanques e duas bazucas na comunidade.
De acordo com o balanço oficial divulgado na tarde desta terça-feira (15) pela Secretaria de Segurança Pública do Rio, a operação Choque de Paz já tinha apreendido 69 fuzis. Além disso, até a noite de segunda, foram apreendidas uma submetralhadora, duas espingardas, 32 pistolas, uma pistola desmontada, 53 granadas, 61 bombas artesanais, mais de 20 mil munições de diversos calibres e 338 carregadores diversos também foram encontrados, bem como 20 rojões e oito lunetas, com mira telescópica, três machados e um facão.
Mais de 300 quilos de drogas também foram apreendidos: 120 quilos de maconha (papelotes, tabletes e trouxinhas), 60 quilos de pasta base de cocaína, 135 quilos de cocaína refinada, 135 pedras de crack e 38 comprimidos de ecstasy. Oito pessoas foram presas.
Refinaria de drogas
G1 teve acesso a uma refinaria “blindada”, protegida por barricadas e sentinelas da facção que dominava a favela até a ocupação policial realizada no domingo (13). No local conhecido como Terreirão, no alto do morro, além do refino da droga, os traficantes faziam festas e deixavam os inimigos na mira do fuzil.    
Força-tarefa de serviços públicosNa quarta-feira (16), a Rocinha terá uma "força-tarefa" de serviços públicos. Segundo o secretário de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, 300 funcionários estarão na comunidade para implantar e melhorar serviços como iluminação, pavimentação e logradouro. A comunidade também vai ganhar terá plano inclinado com elevador.
Na segunda-feira (14), dia seguinte da operação policial de ocupação da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, os moradores da comunidade já começaram a receber serviços como água e limpeza das ruas do local. Cerca de 50 técnicos da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) começaram a substituir as elevatórias da comunidade
Fonte: G1.COM

No comments: