21.11.11

EU JÁ SABIA: ASSALTO A ÔNIBUS VOLTA A CRESCER NO RECIFE

De janeiro a outubro deste ano, a Secretaria de Defesa Social (SDS) já contabilizou 379 investidas a coletivos, 21 ocorrências a mais que todo o ano passado, quando foram registrados 358 crimes deste tipo

Publicado em 20/11/2011, às 23h10

Carlos Eduardo Santos

 / Foto: Marcos Michael/JC Imagem

Foto: Marcos Michael/JC Imagem

Depois de três anos em queda, o número de assaltos a ônibus voltou a subir em Pernambuco. De janeiro a outubro deste ano, a Secretaria de Defesa Social (SDS) já contabilizou 379 investidas a coletivos, 21 ocorrências a mais que todo o ano passado, quando foram registrados 358 crimes deste tipo.

E a tendência é que esse número aumente ainda mais. Isso porque, além de ainda faltar mais de um mês para terminar 2011, o JC teve acesso a um levantamento que aponta um início preocupante de novembro. De acordo com os dados, conseguidos através de uma fonte da polícia, na primeira semana deste mês foram registrados 52 registros de assaltos a coletivos.

Segundo as informações conseguidas pela reportagem, dessas ocorrências, pelo menos 15 aconteceram no município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Também tiveram registros no Recife, Olinda, Camaragibe, Abreu e Lima e Cabo de Santo Agostinho.

Isso mostra que nem mesmo a instalação de câmeras de vídeo nos coletivos tem inibido os assaltantes. Atualmente, 100% dos mais de 2,9 mil ônibus que circulam no Grande Recife possuem o equipamento. Desde 2008 que os números de investidas a ônibus estavam diminuindo em Pernambuco. Após registrar mais de mil assaltos em 2007, a polícia montou um cerco e conseguiu reduzir os indicadores em 2008, 2009 e 2010. Mas no segundo semestre deste ano, os números aumentaram, registrando pela primeira vez, em três anos, crescimento.

De acordo com a Polícia Militar, a quantidade de assaltos aumentou, mesmo a corporação tendo realizado mais ações nos corredores de ônibus. Segundo a PM, de janeiro a outubro deste ano foram feitas 71.113 abordagens a coletivos em Pernambuco. Isso significa cerca de 12 mil abordagens a mais, se comparado com o mesmo período de 2010, quando 58.703 ônibus foram revistados.

CONTRA-ATAQUE - Para tentar frear esse crescimento, desde o último dia 10 que a PM vem intensificando as abordagens a veículos de transportes de passageiros no Grande Recife. O comandante do Policiamento da Capital, coronel Paulo Cabral, informou que dez pontos de bloqueio já foram montados na Operação Arco de Segurança. “Viaturas realizam abordagens 24 horas por dia principalmente em ônibus, mas também a motos e veículos de passeio”, explicou o oficial. Segundo ele, no mês de dezembro, a ação contará com 15 bloqueios na Região Metropolitana do Recife.

No comments: