15.11.11

NO PRÓXIMO VERÃO JABOATÃO TERÁ UMA NOVA PRAIA, COM A AJUDA DE MAIS DE 60 MIL CAMINHÕES DE AREIA.


Recomeço ou começo do fim?    ( Arquivo blog da segurança de PE )
A orla de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, deve ganhar uma solução definitiva para o avanço do mar. Um projeto feito em parceria entre a prefeitura do município e o Governo Federal vai garantir o aporte de R$ 13 milhões de reais para resolver a questão. Serão colocados no local 60 mil caminhões de areia.
A cidade tinha oito quilômetros de praia – o mar engoliu a maior parte dela. Em alguns trechos a faixa de areia desapareceu completamente. Depois de 15 anos de obras emergenciais, restararam muralhas de pedras e paredões de concreto em pedaços. Para chegar até o mar é preciso usar as escadas e as caminhadas perderam a graça porque o caminho é estreito e não tem continuidade.
Os moradores que têm o patrimônio fincado à beira mar perdem o sono. Os mais antigos se lembram com saudade da praia dos velhos tempos.
A esperança de consertar os estragos surgiu durante uma cerimônia onde a Prefeitura de Jaboatão e o Ministério da Integração Nacional se comprometeram a recuperar a orla da cidade. A solução técnica é a chamada engorda da praia, que vai retirar a areia do fundo do mar pra por no local onde está faltando.
“Os diques serão seccionados e as pedras serão reaproveitadas, se incorporarão à solução”, afirma o prefeito Elias Gomes. Segundo ele, a obra deve durar no máximo seis meses.
Serão recuperados 5 km, incluindo as praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada. Os estudos de impacto ambiental estão sendo feitos e serão analisados pela Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH). O Ministério da Integração Nacional calcula que serão necessários 80 milhões de reais pra conter o avanço do mar no Recife, Olinda e Paulista.
“Estamos trabalhando com o Congresso Nacional para que sejam ampliados os recursos para prevenção”, diz o ministro Fernando Bezerra Coelho sobre as outras obras.
“A gente acredita que está na fase final. Estamos ainda reivindicando algumas ações locais emergenciais”, relata Mario Batistella, presidente da Associação de Moradores de Jaboatão.

O assunto é destaque nos principais jornais de hohe no estado:
Capa do dia 15/11/2011 da edição do Diario de PernambucoCapa do Jornal - 15/11/2011
Fonte: g1.com/ dpnet / ne10

No comments: