31.1.12

RECIFE: HOMEM PASSA TROTE PARA A PM E É PRESO EM FLAGRANTE


De acordo com a polícia, ele teria realizado mais de dez ligações.
Prima do suspeito disse que homem sofre de problemas mentais.

Do G1 PE
2 comentários
Um catador de material reciclável, de 48 anos, foi preso em Boa Viagem, bairro da Zona Sul do Recife, suspeito de passar trote para o número de emergência da Polícia Militar de Pernambuco, o 190, na segunda-feira (30). Segundo a polícia, ele realizou mais de dez ligações e, em uma delas, ameaçou a telefonista.

O sistema de monitoramento de câmeras da Avenida Boa Viagem ajudou os agentes do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS) a localizar e prender o suspeito. “Como existem as câmeras da Secretaria de Defesa Social e pelo número do orelhão, constatou-se que a pessoa estava agindo de forma inconveniente. Passaram o rádio, fomos até lá e o autuamos em flagrante”, afirma o soldado Barbosa.

Uma prima do suspeito, que não quis se identificar, disse que ele tem problemas mentais e não fez as ligações por maldade. Ela disse, ainda, que ele costuma ter um comportamento calmo e inofensivo. “Ele aprontou uma coisas muito séria e agora os parentes vão procurar ajudar, internar para encaminhar ele para um psiquiatra porque ele é doente mental”, destaca.

Ainda segundo a polícia, ele pagou fiança de R$ 1 mil e vai responder em liberdade.
Fonte: G1.COM

COISA INSIGNIFICANTE DEMAIS ATÉ PRA POSTAR NA INTERNET. QUERER PUNIR ALGUM PM POR CAUSA DESSA FOTO CHEGA A SER FALTA DO QUE FAZER.


SÃO PAULO - Os quatro policiais militares de Santa Catarina flagrados tirando fotos com uma escultura da Cow Parade, no centro de Florianópolis, foram identificados e afastados de suas funções, segundo informações da Polícia Militar (PM). O flagrante aconteceu em novembro do ano passado, junto à escultura instalada em frente ao Mercado Público de Florianópolis, segundo a PM, e foi divulgado ontem na internet.
PM está tomando providências para que todos, inclusive o fotógrafo, sejam ouvidos - Eduardo Valente/AE
Eduardo Valente/AE
PM está tomando providências para que todos, inclusive o fotógrafo, sejam ouvidos
A PM está tomando providências para que todos os envolvidos, inclusive o fotógrafo, sejam ouvidos, para depois aplicar a punição necessária. Os PMs responderão a processo administrativo. A mostra Cow Parade, que reúne vacas esculpidas em fibra de vidro espalhadas em diversos pontos da cidade, começou em novembro de 2011 em Santa Catarina e terminou em janeiro de 2012. As esculturas são expostas em espaços públicos com visitação gratuita. 



Fonte:  estadão
OPINIÃO: CÂMERAS  E MICROFONES QUE ESCUTAM TUDO QUE OS POLICIAIS FALAM DURANTE O TRABALHO.
SISTEMA DE RASTREAMENTO QUE PODE LOCALIZAR A QUALQUER MOMENTO O LUGAR EXATO EM QUE O PM EFETUOU CERTA ABORDAGEM. 
POXA, ESSES HOMENS E MULHERES JÁ SÃO EXPOSTOS A TODO TIPO DE CONSTRANGIMENTO, NÃO DÁ NEM PRA  CONVERSAR ALGO PARTICULAR, DENTRO DAS VIATURAS.
ESSA FOTO NADA MAS É , QUE UM MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO, PELO AMOR DE DEUS DEIXEM PELO MENOS ELES SE SENTIREM SERES NORMAIS.
ESSA FOTO NUNCA SERIA MOTIVO PRA DIVULGAÇÃO SE FOSSE UM TURISTA OU ARTISTA. IRIA PARECER ATÉ ENGRAÇADO, PORTANTO DEIXEM ESSES MILITARES EM PAZ.
 blog da segurança de Pernambuco

HOMOSSEXUAIS PODERÃO UTILIZAR SEUS NOMES SOCIAIS ATÉ NOS BOLETINS DE OCORRÊNCIA

A chefe de Polícia Civil do Rio, delegada Martha Rocha, anunciou nesta segunda-feira (30) que as travestis e transexuais terão a inclusão do nome social nos registros de ocorrência das delegacias de todo o estado. A medida foi tomada após receber, em seu gabinete, o superintendente de Direitos Individuais Coletivos e Difusos e coordenador do Programa Estadual Rio sem Homofobia, Cláudio Nascimento. O encontro marcou o Dia Nacional de Visibilidade Trans.

Segundo Martha Rocha, antes do carnaval uma portaria será assinada com essa determinação.“Vamos realizar reuniões com os delegados titulares e treinamento aos policiais para receberem essa população nas delegacias”, disse.

A chefe de Polícia Civil, declarou ainda que a medida está de acordo com o Decreto 43.065, assinado em 8 de julho de 2011, que dispõe sobre o direito ao uso do nome social por travestis e transexuais na administração direta e indireta do estado.

“A Polícia Civil estará inserindo no seu registro de ocorrência o nome social das travestis e transexuais. Vítimas e testemunhas de crimes poderão usar este nome. O nome social será incluído junto com o nome do registro civil. Nosso objetivo é que essas pessoas não sejam vitimizadas pela segunda vez nas delegacias”, declarou.

De acordo com Cláudio Nascimento, a portaria proporcionará a composição de dados oficiais sobre homicídios e outros crimes contra travestis e transexuais – população que mais sofre com a transfobia e discriminação. “A inclusão do nome social nos registros de ocorrência assegura ao estado saber quais são os crimes de maior incidência contra essa população travesti e transexual. Além disso, mostra para essas pessoas que elas são cidadãs como qualquer outra”, disse.
www.ne10.uol.com.br

GOVERNADOR DE SERGIPE FALA SOBRE O CASO DA CANTORA RITA LEE: "NINGUÉM ESTÁ ACIMA DA LEI"

Com exclusividade, o governador Marcelo Déda dá a sua versão sobre o episódio ocorrido com a cantora Rita Lee no seu último show, em Aracaju, no sábado passado

Aracaju(SE), 29 de janeiro de 2012.

Meu caro Moreno,

Não posso responder ao Drummond - faltam-me engenho e arte. Mas posso, ao menos, contar o que aconteceu no sábado passado. É o testemunho de quem esteve lá e servirá para mostrar a abissal distância entre o episódio da Nara, que o Poeta Maior cantou e denunciou, e aquilo que aconteceu sábado no show da Rita Lee:


No último sábado, 28, fiz um programa igual ao de outros 20 mil sergipanos e turistas que curtiam o Verão Sergipe na praia de Atalaia Nova, no município de Barra dos Coqueiros, uma ilha paradisíaca entre o Atlântico e o Rio Sergipe - fui ver o show da Rita Lee.

Era a segunda vez que ela se apresentava no evento, um Festival gratuito, realizado nas praias próximas a Aracaju e organizado pelo governo do Estado, com o apoio de patrocinadores privados. Dessa vez seria especial, a rainha do rock pretendia encerrar neste espetáculo a sua presença nos palcos. Tenho 51 anos de idade e o som da Rita Lee sempre eseteve na minha "playlist". No local do evento me encontrei com minhas duas filhas, Marcella e Yasmin que também foram prá festa.

A minha expectativa era a melhor possível, o ambiente ajudava. A arena aberta, sem cercas ou qualquer restrição de entrada, na Praça de Eventos Jugurta Barreto, inaugurada na sexta, acolhia uma multidão bonita e alegre. Na noite anterior a banda de rock The Baggios abrira a noite e fora seguida pelos Paralamas do Sucesso e por Margareth Menezes. Um lindo espetáculo, pacífico, e sem qualquer incidente digno de nota, como é a característica do evento.

Mal sabia que iria testemunhar uma imensa confusão. Ainda no início do show, Rita Lee implicou com a presença da Polícia no evento. Reclamou da presença dos "capacetes". Disse que tinha "paranóia"de políca e que se sentia incomodada com a sua presença. Exigiu que os policiais saísem da praça, aconselhando-os a fumar um baseado e prender políticos corruptos. Era só o começo...

Alguns minutos depois, aparentemente sem nenhuma razão, sem que se pudesse perceber qualquer conflito ou briga no público, a artista começou a agredir verbalmente os policiais que faziam a segurança do evento com palavrões, ao mesmo tempo que pedia ao público um "baseado" e desafiava a polícia a prendê-la. "Cachorros", "cavalos", "cafajestes", "f.d.p.", foram algumas das expressões dirigidas aos policiais. O público, excitado e incentivado pela artista, respondia aos seus apelos de vaia e repetiam em coro as ofensas.

Foram momentos de grande tensão. Imagens produzidas por várias fontes foram postadas no You Tube e estão acessíveis a todos que queiram examiná-las.

Sou pai e pensei nos pais que esperavam em casa a volta daqueles meninos que ali estavam. Se um policial prendesse um dos fãs da cantora, como reagiria a multidão? Se um dos expectadores agredisse um policial, como reagiria a polícia? Se os policiais aceitassem a provocação e tentassem subir ao palco, o que poderia acontecer naquele evento? Confesso que temi uma tragédia. Um conflito entre policiais e um público de 20 mil pessoas jamais acabaria bem. A integridade física dos cidadão e dos policiais estavam em risco. Talvez o show terminasse com um ou mais corpos estendidos no chão... Orientei o comando a retirar os policiais do meio da multidão. A polícia atendeu a ordem e se comportou exemplarmente: ferida nos seus brios, agredida e vaiada, não revidou, não perdeu o controle, não agiu por impulso. Retirou-se de forma pacífica e organizada.

O show foi apresentado integralmente, com o tradicional "bis", sem que qualquer intervenção externa fosse produzida. Finda a apresentação as autoridades policiais presentes adotaram as medidas previstas na lei, registraram a ocorrência e ouviram a cantora, sem qualquer agressão ou ameaça à sua integridade, nem a da sua equipe.

Hoje as redes sociais amanheceram em reboliço. Opiniões de todo o tipo. Manifestações críticas e de apoio com a passionalidade tradicional nessas mídias. Quem lá estava apresentava suas versões, quem sequer chegara perto também fazia questão de baixar decreto e assinar sentença condenando a parte que julgasse culpada

O episódio foi encerrado, eu e a minha equipe lamentamos profundamente o acontecimento. Uma noite que tinha tudo para ser uma homenagem do público a uma das mais importantes artistas brasileiras transformou-se numa ocorrência policial. No entanto, como governador e cidadão não posso aceitar que o carinho natural que dedicamos aos artistas que admiramos, encubra a realidade e nos afaste de algumas reflexões necessárias:

1) Não é correto pedir para retirar a polícia de um evento em praça pública, aberto, gratuito, com um público estimado em quase 20 mil pessoas. É dever inafastável do poder público policiar a área e proteger o público e os próprios artistas.

2) A ação da polícia sergipana não foi abusiva. Não há um registro de excesso até agora. Se os policiais agissem de forma ilegal e violenta eu seria o primeiro a adotar as medidas para a punição de quem assim agisse. Eu estava no evento e não vi nenhum ato da polícia que justificasse a reação da cantora.

3) O artista tem o direito de expressar livremente a sua arte e as suas convicções sobre qualquer tema político, social, comportamental , etc., sem sofrer qualquer restrição ou ameaça. O artista tem o dever, inerente ao seu papel social, de denunciar a violência e o abuso quando os testemunha. Mas não pode se valer do seu prestígio e do carinho dos seus fãs para, sem qualquer justificativa, criar um clima de tensão e incitar o público contra a polícia, ofendendo e desacatando quem está ali com o dever legal de garantir a segurança pública, justificando-se com a afirmação de que aquilo "é rock'n roll".

4) Cumprir a lei pode ser chato e careta para alguns, mas ninguém está acima dela: nem o governador, nem o policial, nem o artista. Todos temos o dever de observá-la e o direito de buscar mudar aquelas que julgamos injustas.

5) Ninguém foi preso. O show foi concluído sem qualquer interferência. Prestar depoimento, com opção de poder fazê-lo 7 horas depois da ocorrência, não é prisão nem constrangimento ilegal. A artista foi conduzida à delegacia ao sair do evento porque preferiu assim e registrou no seu perfil no twitter. Foi ouvida com tranquilidade, sem mais incidentes e os seus argumentos registrados na forma legal.

6)Criticar a polícia pode ser mais fácil . Condenar aprioristicamente qualquer ação policial pode até dar ibope para alguns, mas eu não farei isso. Ninguém me contou, eu estava lá . Portanto, é meu dever solidarizar-me com os homens e as mulheres da Polícia Militar de Sergipe ofendidos de forma injusta e grosseira e elogiá-los pela forma como reagiram às provocações, evitando o conflito e preservando a integridade de todos.


Não sei se foi Chico Buarque quem disse certa vez que nem toda loucura é sinônimo de genialidade e nem toda lucidez é sinal de velhice. Ouso dizer que viver o equilíbrio entre ambas - loucura e lucidez - produz grandes obras e eterniza grandes artistas. Continuarei a aplaudir e respeitar todos os que na vida e na arte constroem essa maravilhosa síntese.

Receba o forte abraço do seu amigo,

Marcelo Déda.
Fonte:  O GLOBO


OPINIÃOO CASO ENVOLVENDO  ESSA INFELIZ CANTORA, NÃO VAI PARAR POR AÍ, NÃO.
O GOVERNADOR GARANTIU QUE VAI PROCESSAR A CANTORA E AINDA AFIRMOU QUE "ELA FOI UMA IRRESPONSÁVEL".
MARCELO DEDA, QUESTIONOU A POSTURA O DESTEMPERO E A FORMA COMO A CANTORA PAULISTANA SE REFERIU A AUTORIDADES SERGIPANAS.
IMAGINA SE ELA CONSEGUE CONVENCER O PUBLICO A PROMOVER UM LINCHAMENTO COLETIVO CONTRA OS PMs  E AINDA QUESTIONOU O REVIDE DOS POLICIAIS.

CERTAMENTE AS PALAVRAS DE RITA LEE PODERIAM CULMINAR EM UMA TRAGÉDIA SEM PRECEDÊNTES NA HISTÓRIA DE SERGIPE. 

O JORNAL FINANCIAL TIMES DO REINO UNIDO, O MAIS LIDO POR LÍDERES EMPRESARIAIS DA EUROPA DESTACA O POSSÍVEL "APAGÃO" NA SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL.




Rio polícia para FT: estamos "vivendo em crise"

Pessoas que visitam o Rio de Janeiro para a sua fabulosa Carnaval sempre tiveram para o passo com cuidado para evitar que seus bolsos escolhido, ou pior.
Este ano, evitando problemas será muito mais difícil se os policiais e bombeiros cumprir uma ameaça entrar em greve durante as celebrações. Em uma carta ao FT - solicitado por um beyondbrics relatório na semana passada sobre o colapso de três edifícios - a polícia sindicato diz que segurança pública no Rio de Janeiro é "viver em crise".
Estima-se que 20 mil policiais, bombeiros e seus simpatizantes realizaram uma manifestação na praia de Copacabana no domingo para protestar contra o que os sindicatos dizem que são os mais baixos salários da polícia e bombeiros no país. Carlos dos Anjos, um policial e líder sindical, escreveu:
Policiais e bombeiros são os que agora a pedir ajuda. Esses funcionários têm que preencher seu tempo livre com trabalhos extra, para proporcionar melhores condições de vida para suas famílias. Eles ganham os piores salários em todo o país, fato ignorado por Sérgio Cabral, atual governador do Rio de Janeiro.
Ele acrescentou que o Rio de Janeiro não tinha condições financeiras para tornar a cidade segura para os visitantes durante os Jogos Olímpicos, para que Rio será sede em 2016 - dois anos depois de ser co-anfitrião para a Copa do Mundo de futebol.
O colapso dos três edifícios na semana passada foi adicionado às preocupações sobre a fragilidade da infra-estrutura urbana do Rio de Janeiro, onde inundações e deslizamentos de terra causa grande perda de vidas em uma base quase anual. A cidade também tem visto uma onda de explosão de tampas - uma pessoa morreu e duas ficaram feridas no mais recente incidente relatado na manhã de segunda-feira .
A mídia local disse que o edifício mais alto que desabou foi construído em 1940 e os dois edifícios menores em 1938. Autoridades rapidamente descartada uma explosão de gás e foram concentrando sua atenção sobre o que parecia ser obras não autorizadas realizadas no edifício mais alto que pode ter removido as paredes estruturais.

Fonte:www.blogs.ft.com/beyond-brics / blog do cachorrão

30.1.12

DESABAFO: CASO RITA LEE x PMs


Quem pensa que vai ouvir desse blogueiro palavras de ordem em dessa da cantora está muito enganado.
O que a cantora fez foi ofender de forma explicita todos os policiais e o próprio estado brasileiro, usando a idade e sua péssima experiencia dos tempos da ditadura.
O que ela fez resume o pensamento dos maconheiros que aliciam os menores, corrompem cidadãos e destroem famílias.
Querer introduzir o crime guela a baixo como se todos tivessem a obrigação de ter o estilo de vida que ela tem ( se é que isso é vida ) é no minimo um desrespeito.
Rita Lee chamou os PMs de cachorros, filhos da pu**, cavalos  e outros adjetivos escabrosos.

Notem que só bastou Rita Lee surtar em cima do palco, que outro cantor também que teve sérios problemas com a ditadura se retirou da platéia quase que de imediato.

QUER FUMAR MACONHA?


VÁ PRA HOLANDA  ( LÁ É PERMITIDO )

Em nome dos cidadãos de bem que defendem a moralidade dentro e fora dos palcos, repudio o ato de dessa mulher, que desafiou de forma ofensiva e brutal a legislação do MEU PAÍS 






ESSE SERIA O SHOW DE DESPEDIDA DE RITA "LEU" DOS PAlCOS



 JÁ VAI TARDE
Blog da segurança de Pernambuco




29.1.12

JOÃO DA COSTA: " NÃO QUERO SER O PRIMEIRO PREFEITO A NÃO TER O DIREITO DE DISPUTAR A REELEIÇÃO "


Prefeito fez questão de afastar de si a pecha de traidor e, mesmo sem citar nomes, voltou a alfinetar João Paulo

Publicado em 28/01/2012, às 19h01

Do JC Online

 / Foto: Igo Bione/JC Imagem

Foto: Igo Bione/JC Imagem

O prefeito João da Costa voltou a alfinetar o ex-prefeito e ex-padrinho político João Paulo (PT). Em plenária do PT para cerca de 300 militantes, neste sábado (28), no Ibura, Zona Sul do Recife, ele fez questão de afastar de si a pecha de traidor. Apesar de não ter citado nomes, ficou implícito que se referia ao rompimento com João Paulo, que historicamente tem grande inserção no bairro.

“Fui escolhido pelo meu partido e apoiado por outros 16 para dar continuidade a esse projeto. Vamos olhar para os últimos três anos para ver se continuei os projetos políticos. Então eu, por acaso, estou traindo alguma bandeira do PT, estou traindo a cidade?” questionou o prefeito, no que foi aplaudido pelos participantes do ato.

João da Costa fez o questionamento durante parte de seu discurso quando enfatizava uma série de obras e realizações do seu governo e que a gestão tinha um firme compromisso em priorizar ações para melhoria de vida das áreas mais carentes da cidade, a chamada inversão de prioridades. Ao falar em traição, o prefeito também mandou vários recados velados ao comando do PT no Estado. “O PT não tem dono nem deve servir a projetos pessoais”, afirmou ele.

Sem cerimônias, o próprio João da Costa defendeu sua candidatura à reeleição, colocando-se como o mais indicado para defender “a herança” de 11 anos da gestão do PT. “Para defender esse legado, ninguém melhor do que quem preparou e acompanhou os projetos. E quem foi? Fui eu. Não quero terminar meu mandato sendo o primeiro prefeito do PT no País sem ter o direito de disputar a reeleição”, advertiu.

Fonte: NE10.com

SUSPEITO DE MATAR PM É TRANSFERIDO PRA SÃO PAULO


Ele foi detido no interior de Santa Catarina na sexta-feira (27).
Crime aconteceu em novembro no Centro da capital paulista.

Do G1 SP
14 comentários
 O suspeito de matar um policial e ferir outro em frente à boate Love Story, no Centro da capital paulista em novembro, foi transferido neste sábado (28) para o 77º Distrito Policial, em Santa Cecília. Adelson Aparecido Tomaz, conhecido como Paraná, foi preso na noite de sexta-feira (27), no interior de Santa Catarina, por uma operação conjunta das polícias Militar e Civil.
Nesta manhã ele passou por exames de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) da Zona Oeste da capital. Paraná tem passagens na polícia por tráfico de drogas, sequestro e homicídio, segundo a Secretaria de Segurança Pública.
De acordo com a polícia, ele não resistiu à prisão. Os policiais o localizaram na quinta-feira (25). Na sexta, eles se passaram por técnicos da companhia de energia elétrica para abordá-lo.  
No domingo (22), o Fantástico exibiu uma reportagem com as imagens do crime. O vídeo mostra o momento em que Paraná chega com dois amigos à boate. Eles são conhecidos de funcionários e frequentadores. O segurança proíbe a entrada com qualquer tipo de bebida. Paraná joga a garrafa d’água no chão. Ele e os amigos pagam R$ 60 cada um e ficam menos de quatro minutos dentro da casa noturna. Logo depois, Paraná tenta entrar de novo, mas o segurança impede, alegando que ele está muito alterado.
O criminoso gesticula, xinga, mas aparentemente o segurança não dá bola. Um dos amigos vai buscar o carro. Paraná põe a mão nas costas três vezes. É onde está a arma dele. Segundo testemunhas, ele faz ameaças, diz que vai acabar com a balada mais cedo e que vai voltar para pegar o segurança.
Na calçada, entre os frequentadores da boate, estão dois policiais militares sem farda: o cabo Márcio Martins, de 35 anos, e o soldado José Soares, de 42. A mulher do soldado, que prefere não divulgar o nome, disse que ele foi à boate para participar de uma festa e que não estava lá fazendo bico de segurança. “Ele ia passar lá no Love Story porque ia cumprimentar um amigo que estava tendo uma festa lá. Falei para ele não ir. Tinha alguma coisa dizendo que não era para ir. Mas ele foi. E de lá, ele ia para o serviço.”
As imagens mostram que não há briga ou discussão entre Paraná e os policiais. Às 5h50, o amigo do criminoso chega com o carro. Segundo testemunhas, o soldado Soares fala poucas frases e imediatamente Paraná atira duas vezes nele, à curta distância, sem chance de defesa.
O cabo Márcio Martins chega por trás e atira no criminoso, mas a arma falha. O PM corre, mas não dá tempo de se proteger. Paraná se vira e acerta um tiro nas costas de Márcio. “Na hora eu percebi que tinha ficado aleijado”, disse o cabo. Esta é a primeira entrevista que o policial dá desde o crime. O amigo do atirador pega a arma do cabo e foge. O assassino e o outro comparsa vão embora no carro.

VEJA UMA CONFRATERNIZAÇÃO EM UM DOS PRÉDIOS QUE DESABARAM NO RIO E JANEIRO


Vídeo mostra a confraternização de final de ano da empresa de tecnologia.
Prédios desabaram na Avenida Treze de Maio, na quarta-feira (25).

Do Jornal Nacional
17 comentários
O Jornal Nacional conseguiu com exclusividade as imagens que mostram como era o interior de dois edifícios que desabaram no Centro do Rio de Janeiro. Pessoas que perderam tudo mostram que possuem vontade de recomeçar.
O vídeo exibe a confraternização de final de ano da empresa de tecnologia TO, localizada no edifício Liberdade.

Menos de um mês depois, o assessor comercial da empresa, Vander Garcia,  tem que improvisar o local de trabalho na casa de um funcionário. O sonho de abrir uma filial foi adiado.
"Vamos ter que começar tudo do zero, uma nova sede da Primacy e deixar um pouco mais para frente o plano de uma filial. A partir de segunda-feira as coisas começam a voltar ao normal e as pessoas trabalhando normalmente", contou Vander.
O assessor também contou que os clientes da empresa estão sendo solidários. "Os clientes estão sendo bem solícitos. O telefone não para de tocar, perguntando como nós estamos. Nenhum cliente ligou até agora reclamando referente a documentos. Eles estão dando o total apoio possível", explicou.
Com os olhos cheios d'água, Vera Barros Jorge quase não consegue falar sobre o edifício Colombo de dez andares, que o avô Eloy mandou construir em 1938. Um prédio de importância histórica que chegou a ser objeto de um ensaio fotográfico sobre o estilo ardecor. No térreo tinha uma agência do banco Itaú e em uma das salas, tinham contratos, escrituras e a história da família de Vera.
"O caminho é difícil. Tudo aquilo ali está muito misturado com a emoção, porque tem um pouco da história da minha família. Então um dia você vai trabalhar lá e no dia seguinte você vê apenas escombros. É tudo tão triste", desabafou Vera.

Força para prosseguir
Outra história de perda é do dentista Antônio Molinaro. Ele trabalhava no quarto andar do edifício e conta que perdeu R$ 350 mil em equipamentos e 4 mil fichas de clientes, ou seja, a história de 35 anos de profissão.
"Tudo onde eu trabalhava virou pó. Eu vou ficar em casa com um caderno, esperando ligações das pessoas. O que eu fiz hoje? Fiquei o dia todo sentado em uma poltrona vendo o pó do meu consultório. Há 35 anos que eu não faço isso. Na segunda-feira eu vou ter que ir ao banco e vou ter que contar com a compreensão do gerente", disse Molinaro.
Ele ainda acrescentou que apesar da tristeza, pretende e quer recomeçar. "Tenho 60 anos, mas estou vivo. Vou recomeçar como todo dia de manhã, que a gente acorda, abre a janela, vê o sol. A vida só acaba, quando a gente morre", concluiu.

Renan Magalhães Pimentel tinha uma livraria de quase 15 anos, com cinco empregados na sobreloja do edifício. O local acabou e o empresário colocou alguns dos seus livros em caixas para distribuir em bancas de jornais.
"Possível recomeçar sempre é, porque a gente nasce pelado e vem ao mundo com nada e é aqui que a gente aprende e conquista as coisas, sejam elas materiais ou não. Eu nasci com essa força, eu não tirei de lugar nenhum não. O pouco que eu conquistei até hoje foi trabalhando e é isso que eu sei fazer", disse Pimentel.
Na banca de jornal, Renan encontrou com a jornaleira Nina Schiapeta, uma das primeiras pessoas que ele falou após o desabamento dos prédios.
"O recomeço é atitude dos fortes. Ele é forte e grandioso. Ele já conseguiu", falou Nina sobre o amigo.