Alguns usam a estatística como os bêbados usam postes:mais para apoio do que iluminação. Andrew Lang.
31.10.11
O GOOGLE ESTÁ RASTREANDO E REGISTRANDO AS RUAS DO RECIFE
Muita gente nesse final de semana foi pego de surpresa com os carros do Google passeando pelo Recife. Eles estão filmando e fotogrando as ruas da cidade para o Google Street View, serviço de mapeamento em 360 graus, presente em várias cidades pelo mundo.
Depois de trazer o serviço ao Brasil ano passado, o Google só agora chega ao Nordeste. As primeiras cidades a receber o Street View foram Rio de Janeiro e São Paulo. Além de Recife, Natal também estão com os carros fotografando as vias.
Os veículos do Google acima foram fotografados em um estacionamento no bairro da Boa Vista. O flagra abaixo foi feito em Natal pelo @dmitry_qg. A foto acima foi de Emídia Felipe, aqui no Recife.
FONTE> NE10
29.10.11
EX PRESIDENTE LULA ESTÁ COM CANCER
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva está com tumor na laringe. A informação foi confirmada pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por meio de boletim oficial.
Lula realizou exames na manhã deste sábado, quando foi diagnosticado o tumor localizado de laringe.
Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. Lula encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.
A equipe que assiste o ex-presidente é coordenada pelos médicos Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.
Fonte: band.com.br
PM DO RIO GRANDE DO NORTE PARALISA POLICIAMENTO COM VIATURAS
CONFORME PROMETIDO - NOVIDADES SOBRE A PM DO RIO GRANDE DO NORTE
OUÇA AGORA
OUÇA AGORA
28.10.11
REDE GLOBO CONFIRMA FESTIVAL EVANGÉLICO COMO ESPECIAL DE FIM DE ANO E A APROXIMAÇÃO COM OS "IRMÃOS" NÃO PARA POR AÍ NÃO...
Globo poderá ter programa evangélico em 2012
O grande mercado musical evangélico está levantando projetos na Globo para lançar programa gospel a partir do ano que vem. A atração seria voltada para as canções evangélicas e a Globo já está sondando possíveis cantoras do meio gospel para dirigirem a programação.
A “Santa Missa” é o único programa religioso exibido atualmente pela emissora, no entanto, a criação de uma atração evangélica seria um marco inédito na história da Rede Globo.
Uma outra atração gospel, o “Festival Troféu Promessas”, já está confirmada pela Globo que será exibida como especial de fim de ano. O evento acontecerá no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, e exibido no dia 18 de dezembro das 13h às 14h10.
As atrações que vão se apresentar no evento são: o Ministério de Louvor Diante do Trono, Ludmila Ferber, Fernandinho, Fernanda Brum, Régis Danese, Pregador Luo, Eyshila, Davi Sacer e Damares.
O Festival também vai premiar os melhores grupos e cantores evangélicos disputados entre 9 categorias. A escolha será feita através de votação de internautas no site do evento.
O diretor de núcleo da Rede Globo, Luis Gleiser, comentou sobre a importância da música gospel no cenário musical brasileiro. “Não podemos de maneira nenhuma ignorar as expressões da cultura do nosso povo. E a música evangélica é um fenômeno dessa imensa força que se expande sem cessar. Da mesma maneira abrimos para música sertaneja há 20 anos, e para a o rock brasileiro há 30, vamos fazer agora com a música gospel”.
Ana Paula Valadão é uma das possíveis cantoras sondadas pela direção da Globo para comandar o programa do ano que vem. Hoje, o Ministério Diante do Trono faz parte da Som Livre e a participação de Ana Paula no fim do ano passado no “Domingão do Faustão” chamou a atenção da emissora pela sua desenvoltura e carisma com o público.
Fonte: www.verdadegospel.com
LIXO HOSPITALAR EM FORMA DE CHARGE
O caso dos contêineres recheados com tecidos vindos de hospitais americanos no Porto de Suape parece não ter fim.
O charges.com tirou o maior sarro com o caso e a brincadeira já é um dos vídeos charges mais assistidos do portal. vale a pena conferir.
UNIVERSITÁRIOS MACONHEIROS SÃO PRESOS E DECIDEM AGREDIR PMs EM SÃO PAULO. RESULTADO: "O PAU CANTOU"
Alunos da FFLCH e policiais se enfrentaram após prisão de trio.
Segundo sindicato, manifestantes são contra a PM no campus.
Do G1 SP
7 comentários
Estudantes da Faculdade de Filosofia, História e Geografia (FFLCH) da Universidade de São Paulo invadiram um dos prédios da instituição na noite desta quinta-feira (27). Horas antes, os alunos entraram em confronto com policiais militares por conta da prisão de três jovens por porte de drogas na Cidade Universitária, na Zona Oeste.
De acordo com o Sindicato dos trabalhadores da USP (Sintusp), que apoia a ação dos alunos, os manifestantes protestam contra a permanência da PM no campus. Procurada, a assessoria da USP não foi encontrada para comentar a ocupação.
saiba mais
No último dia 8 de setembro, representantes da universidade e do comando da Polícia Militar formalizaram um convênio, de cinco anos, para aumentar a segurança no campus. Firmaram o documento Antonio Ferreira Pinto, secretário estadual da Segurança Pública, o coronel Álvaro Batista Camilo, comandante do policiamento do estado, e o professor João Grandino Rodas, reitor da USP.
Na prática, com o convênio, foi combinado um aumento do efetivo que atua no campus da USP. A medida foi tomada após a morte do estudante Felipe Ramos de Paiva, de 24 anos, ocorrida na noite de 18 de maio. O jovem foi baleado quando se aproximava de seu carro em um estacionamento da Faculdade de Economia e Administração (FEA). Dois homens presos pelo crime foram indiciados por latrocínio.
Confusão
O aumento do efetivo fez com que as rondas pela Cidade Universitária aumentassem. Em uma delas, policiais abordaram por volta das 19h três estudantes no estacionamento da FFLCH. Com eles foram encontradas porções de maconha.
O aumento do efetivo fez com que as rondas pela Cidade Universitária aumentassem. Em uma delas, policiais abordaram por volta das 19h três estudantes no estacionamento da FFLCH. Com eles foram encontradas porções de maconha.
No momento em que os policiais foram levar o trio para o 91º DP, onde a ocorrência será registrada, estudantes das faculdades os impediram. Os três, então, foram levados pelos colegas até um dos prédios.
Quando finalmente os alunos eram conduzidos para a delegacia, os estudantes cercaram o carro da Polícia Civil. Houve bate-boca. Alunos jogaram um cavalete de trânsito em cima dos policiais, que reagiram com golpes de cassetetes e bombas de gás lacrimogêneo. Estudantes começaram, então, a jogar pedras e a dar chutes nos PMs. Carros da corporação e de estudantes foram atingidos. Não havia a informação de quantas pessoas ficaram feridas.
Estudantes da USP protestam contra ação da PM (Foto: Tiago Queiroz / Ag. Estado)
FONTE: G1.COM
FONTE: G1.COM
27.10.11
BRIGA DEIXA INTERNOS FERIDOS FUNASE DE ABREU E LIMA - PE
Uma briga durante uma partida de futebol terminou com sete internos e cinco agentes socioeducativos feridos, na manhã desta quinta-feira (27), no Centro de Atendimento Socioeducativo de Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife. De acordo com a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), adolescentes das alas dois, três e quatro entraram em conflito durante o jogo, por volta das 8h, e os agentes foram acionados para controlar a confusão.
Todos os feridos foram levados para hospitais e unidades de saúde mista da região, com ferimentos leves. O Batalhão de Choque já foi acionado e vai fazer uma revista na unidade. O centro de Abreu e Lima é responsável por atender adolescentes do sexo masculino, na faixa etária de 15 a 17 anos, que estão em cumprimento de medida socioeducativa. O espaço hoje abriga 300 adolescentes, mas tem capacidade para apenas 98.
Fonte: www.g1.globo.com
DESCALABRO: DELEGADA AFIRMA QUE NO CASO DO POLICIAL CIVIL QUE APONTOU UMA PISTOLA PARA O ROSTO DE FOTOGRAFO NÃO HOUVE AMEAÇA. ASSISTA O VÍDEO E ENTENDA O CASO
É isso mesmo, de acordo com a interpretação da delegada responsável pelo inquérito o que ocorreu foi o "uso arbitrário das suas próprias razões".
Essa decisão bem que poderia ser usada no caso do flanelinha preso por causa de apenas 1 real lembram?
Hoje no programa plantão 1-9-0, que é apresentado pelo jornalista Sérgio Dionísio ouviu, segundo ele, mais de 200 pessoas via twitter, nas ruas e por telefone, apenas uma se mostrou a favor do policial civil.
Assista o vídeo e entenda o caso:
Note que a esposa do fotografo se desespera ao ver a confusão enquanto que a esposa do policial civil se mantém imóvel, como se nada estivesse acontecendo.
Em certo momento o policial civil chama o fotografo de bandido safado e a ponta a pistola para o fotografo deixando claro que a qual quer momento ele ( o policial ) poderia acionar o gatilho e produzir uma grande tragédia.
BSP
Essa decisão bem que poderia ser usada no caso do flanelinha preso por causa de apenas 1 real lembram?
Hoje no programa plantão 1-9-0, que é apresentado pelo jornalista Sérgio Dionísio ouviu, segundo ele, mais de 200 pessoas via twitter, nas ruas e por telefone, apenas uma se mostrou a favor do policial civil.
Assista o vídeo e entenda o caso:
Note que a esposa do fotografo se desespera ao ver a confusão enquanto que a esposa do policial civil se mantém imóvel, como se nada estivesse acontecendo.
Em certo momento o policial civil chama o fotografo de bandido safado e a ponta a pistola para o fotografo deixando claro que a qual quer momento ele ( o policial ) poderia acionar o gatilho e produzir uma grande tragédia.
BSP
PASSEATA DE PMs "PUXA A ORELHA" DO PODER JUDICIÁRIO DE PERNAMBUCO. VEJA O VÍDEO
"...É dois pesos e duas medidas é?" foi com esse questionamento que o jornalista Cardinot encerrou esse vídeo, a pergunta que provavelmente foi dirigida ao governo, também é feita aos milhares de PMs excluídos das corporações e da constituição.
É como se o Brasil tivesse duas classificações de nacionalidade, uma de primeira e outra de segunda categoria. Esse é o sentimento dos PMs que foram banidos da instituição que dedicaram parte de suas vidas.
Eles perderam a farda por questões meramente administrativas ou por perseguições implacáveis de seus superiores e até agora não tiveram a perda reparada
A AME - Associação dos militares do estado e demais entidades representativas fizeram uma passeata com a intenção de cobrar do judiciário o reparo dos danos causados a esses militares, que sofreram com o desligamento e até com prisões descabidas durante o obscuro período da ditadura militar.
A caminhada ocorreu dia 21 de outubro e contou com a participação de Raul Jungman,Sargento Ricardo, Deputado Daniel Coelho e o coronel João Moura.
26.10.11
PM QUE DENUNCIOU O MINISTRO DOS ESPORTES NÃO IRÁ MAIS SER OUVIDO
O presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, deputado Sérgio Brito (PSD-BA), anunciou há pouco que o policial militar João Dias, que denunciou a suposta participação do ministro do Esporte, Orlando Silva, em irregularidades no programa Segundo Tempo, não virá mais à reunião do colegiado desta tarde. De acordo com o deputado, a informação foi dada pelo advogado do policial, que não justificou o motivo da ausência.
Neste momento, integrantes da comissão discutem, no Plenário 1, se haverá a reunião de hoje, mesmo com a ausência do denunciante.
Orlando Silva, que nega as denúncias do PM, deve entregar seu cargo ainda hoje à presidente da República, Dilma Rousseff.
Fonte: www2.camara.gov.br25.10.11
"PERNAMBUCO TEM O PIOR SISTEMA CARCERÁRIO DO BRASIL"
Superlotação e presença de presos chaveiros são as maiores críticas.
Governo ainda não estabeleceu data para criação de novas celas.
Luna Markman Do G1 PE
2 comentários
Juiz Éder Jorge inspecionou presídios
(Foto: Luna Markman/G1)
O juiz Éder Jorge, coordenador do mutirão carcerário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em Pernambuco, visitou o Presídio Aníbal Bruno, no Recife, nesta segunda-feira (24). Após inspeção, com cerca de 1h30 de duração, o magistrado afirmou que “Pernambuco tem o pior sistema carcerário do Brasil”.(Foto: Luna Markman/G1)
A superlotação e a presença de presos atuando como chaveiros foram as maiores críticas sobre a instituição visitada. “Os detentos ficam soltos pelo presídio ou aglomerados em celas e barracões coletivos, um ambiente insalubre, fétido e quente. Parece uma cidade medieval [...] Recebemos também denúncias de tortura e serviço médico precário [...] E a figura do chaveiro, que é um preso que controla o fluxo de outros presos, não vi em nenhum outro lugar. É a completa falta de controle do Estado sobre os pavilhões. Isso tudo não contribui em nada com a ressocialização deles, só gera mais violência”, disse.
O Aníbal Bruno tem capacidade para 1.448 detentos, mas abriga, atualmente, 4.973. Em todo Estado, o quadro é de 23.906 presos para oito mil vagas. Do dia 18 de agosto até agora, o mutirão carcerário analisou sete mil dos 22,4 mil processos existentes na Justiça pernambucana. Todos estavam sem revisão dos juízes responsáveis, implicando na não concessão de eventuais benefícios para os apenados.
Direitos humanosO juiz Éder Jorge explicou que esta visita, a segunda realizada no mesmo presídio durante o mutirão, foi motivada por uma reunião com representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre as denúncias de violações de direitos humanos no Aníbal Bruno. O encontro ocorreu no último dia 21, no Recife. Em agosto, a OEA determinou que o governo brasileiro adote medidas cautelares para proteger a vida e a integridade dos presos da instituição.
As medidas anunciadas pelo executivo estadual – que encaminhou três relatórios ao Ministério das Relações Exteriores, que por sua vez repassou à OEA – não foram satisfatórias para as entidades que defendem a causa, conforme explicitado em audiência realizada em setembro, na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O conteúdo dos documentos não foi divulgado.
E a situação Aníbal Bruno não é um caso isolado, segundo falou o magistrado em entrevista ao G1, no último dia 14. “Nós já encontramos muitos problemas não só do poder judiciário, mas também do executivo. Em muitos presídios não tem médicos suficientes, nem estrutura humana e material, além de estarem superlotados, figurando entre os piores do país", falou.
Presídio em Pernambuco: devido à superlotação, detentos improvisaram barracas para morar
(Foto: Divulgação/CNJ)
(Foto: Divulgação/CNJ)
Sem prazo
Sobre a presença de chaveiros no Aníbal Bruno, o superintendente de Segurança Penitenciária de Pernambuco, coronel Francisco Duarte, explicou que os presos não ficam com as chaves das celas. “São presos que passam informações aos agentes penitenciários sobre rixas e possíveis conflitos nos pavilhões e indicam para quais celas que os novos presos devem ir, mas essa figura vai deixar de existir”, assegurou.
O superintendente falou também que a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) solicitou ao governo estadual a criação de mais vagas, com a ampliação e construção de novos presídios. No entanto, nenhum prazo foi dado. “Em breve essas obras devem ser anunciadas”, resumiu. Ao todo, Pernambuco tem nove presídios, oito penitenciárias, três colônias penais femininas, um hospital de custódia e 66 cadeias públicas.
Em relação ao Aníbal Bruno, o superintendente destacou a divisão da unidade em três presídios independentes. No entanto, incialmente, a medida é mais administrativa, pois não envolve a criação de novas celas. “Tanto para concluir a separação do presídio, quanto excluir a função do chaveiro, estamos aguardando a nomeação dos agentes penitenciários que passaram no concurso de 2009”, explicou. Dos 500 concursados, 211 serão destinados ao Aníbal Bruno.
Procurada pela reportagem do G1, a Secretaria de Administração (SAD) enviou uma nota esclarecendo que dois motivos inviabilizaram as nomeações dos aprovados no concurso ainda no final de setembro. “O primeiro deles foi o significativo número de candidatos aprovados por determinação judicial, por isso, fez-se necessária a atualização das informações, junto ao TJPE, da situação desses processos. O segundo diz respeito à liminar concedida aos agentes penitenciários contra a determinação da portaria que estabelece o cumprimento da carga horária semanal de 44 horas em regime de plantão, obedecendo ao que determina a Lei nº 11.580 [...] A SAD espera a cassação da liminar para então proceder com as nomeações.”
Fonte: g1.com
22.10.11
HOJE É DIA DE ENÉM: BOA SORTE A TODOS
Prova começa às 13h (de Brasília); dica é chegar uma hora antes no local.
G1 trará correção de professores de cursinho ao final das provas.
Do G1, em São Paulo
Comente agora
Após duas edições marcadas por problemas como vazamento de prova e erros na impressão das questões, o Ministério da Educação promove neste fim de semana o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com um número recorde de 5.366.780 candidatos inscritos que vão fazer o exame em 1.599 municípios de todo o país.
Serão dois dias de exame com quatro provas objetivas com 45 questões cada (totalizando 180 questões de múltipla escolha) e mais uma redação. Neste sábado (22), a partir das 13h (horário de Brasília), os estudantes vão fazer as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. O candidato terá 4h30 para concluí-las. Neste domingo (23), no mesmo horário, serão realizadas as provas de matemática e suas tecnologias, linguagens e códigos e suas tecnologias e mais a redação. Neste dia, a prova terá duração máxima de 5h30.
DEZ COISAS PARA VOCÊ SABER SOBRE O ENEM | |
---|---|
Dos 5.366.780 candidatos, 1.971.958 inscrições (36,7)% são do Sudeste. Aparecem a seguir o Nordeste com 1.692.830 inscritos (31,6%); o Sul com 667.581 (12,4%); o Norte com 552.511 (10,3%); e o Centro-Oeste com 481.900 candidatos (9,0%). | |
O exame deste ano tem a maior concentração de inscritos entre 21 e 30 anos (1.704.820 estudantes). | |
Mais de 60 mil candidatos pediram, ao fazer a inscrição, atendimento especial nos dias de prova. Mais de 11 mil candidatos pediram salas de maior acessibilidade. Outros 842 inscritos vão fazer a prova em hospitais. Quase 6 mil farão a prova com letras ampliadas. Outras 325 pessoas farão o exame em braile e 3 mil terão com uma pessoa para auxiliar na leitura. Vão precisar de ajuda para a transcrição 3.867 candidatos; 1.502 necessitarão de intérprete da língua brasileira de sinais. | |
Por motivo religioso, mais de 33 mil inscritos vão fazer a prova deste sábado após o sol se por. Eles terão de chegar ao local de prova entre 12h e 13h (de Brasília) e ficarão isolados em salas separadas. | |
Quem quebrou o braço ou descobriu doença contagiosa após a inscrição deverá comparecer ao local de prova com o cartão do estudante, procurar o coordenador de aplicação do estabelecimento e informar o ocorrido. | |
Motivos para ser eliminado do Enem: fazer qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante; usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos; deixar a sala de provas antes de duas horas do início do exame. | |
Você deve usar caneta preta feita com material transparente para marcar as respostas no seu cartão. Canetas de outras cores não serão aceitas. | |
Questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) vão cair na prova de Linguagens e códigos, no domingo. Os candidatos devem marcar no gabarito somente as questões do idioma selecionado na inscrição. | |
O Enem foi criado em 1998 pelo MEC com o objetivo de avaliar as habilidades e competências dos estudantes concluintes do ensino médio. Em 2009, o exame foi reformulado e passou a ser usado como processo seletivo para instituições de ensino superior. | |
O gabarito do Enem será divulgado na terça-feira (25). O resultado individuais será anunciado no dia 4 de janeiro de 2012. |
Ao final das provas, o G1 trará a correção das provas feita por professores dos cursinhos Anglo, Etapa e Objetivo, de São Paulo, e os comentários das provas feitos por professores de cursinhos do Rio, São Paulo e Recife. Você também poderá acompanhar toda a cobertura do Enem em tempo real em vários estados do país desde a manhã deste sábado.
O Enem será usado como processo seletivo integral ou parcial de quase todas as universidades federais do país, entre outras instituições de ensino superior. A partir das notas do Enem, os estudantes deverão se candidatar para os cursos oferecidos pelas universidades no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do MEC, que será realizdo em janeiro.
Este ano, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aboliu seu vestibular próprio e vai usar o Enem para selecionar os calouros. Na UFRJ, a nota de cada uma das provas do Enem terá peso diferente de acordo com o curso escolhido pelo candidato. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) usará o Enem como primeira fase. O exame do MEC não será usado pela Universidade de São Paulo (USP), que realiza o seu vestibular próprio (Fuvest). O Enem terá também pouca influência no vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O exame também servirá para dar certificação de conclusão do ensino médio para mais de 545 mil inscritos.
Gêmeas estudantes BH, Izabela e Izadora Rodrigues
vão fazer o Enem (Foto: Arquivo pessoal)
vão fazer o Enem (Foto: Arquivo pessoal)
O MEC investiu R$ 238,5 milhões na produção do Enem. O consórcio Cespe/Cesgranrio ficou responsável pela organização da prova. As questões das provas foram escolhidas a partir de um banco de itens produzido por professores de universidades e institutos federais.
saiba mais
- Veja como as universidades vão usar o Enem como critério de seleção
- Um em cada dez candidatos vai fazer Enem para concluir ensino médio
- Sistema de questões usado no Enem reduz chances de acerto por 'chute'
- MEC orienta candidatos a conferirem dados do caderno de provas do Enem
- Gabarito do Enem será divulgado na próxima terça-feira, diz Inep
- Veja mais notícias sobre o Enem
Sistema de correção
No Enem, as questões têm peso diferente de acordo com sua complexidade pelo sistema de cálculo da Teoria de Resposta ao Item. Os Correios fizeram a distribuição dos cartões de confirmação e das provas. O Inmetro acompanhou a produção gráfica, manuseio e distribuição de cadernos de provas. As provas ficaram guardadas em um quartel do Exército na Grande São Paulo.
No Enem, as questões têm peso diferente de acordo com sua complexidade pelo sistema de cálculo da Teoria de Resposta ao Item. Os Correios fizeram a distribuição dos cartões de confirmação e das provas. O Inmetro acompanhou a produção gráfica, manuseio e distribuição de cadernos de provas. As provas ficaram guardadas em um quartel do Exército na Grande São Paulo.
Para evitar cola, o Enem tem versões diferentes da prova, cada uma identificada por uma cor. Em 2010, foram adotadas azul, amarelo, branco e rosa. As questões são as mesmas, mas organizadas em ordem distinta. O candidato precisar marcar no cartão de respostas a cor do caderno que recebeu para que o gabarito seja corrigido na ordem correta. Neste sábado (23), os candidatos vão fazer as provas de ciências humanas e suas tecnologias (que engloba história, geografia, filosofia e sociologia) e ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia).
No domingo (23), será a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e mais uma redação; além da prova de matemática e suas tecnologias.
Chegue cedo no seu local de prova
As provas terão início às 13h (no horário de Brasília). Em estados que não adotaram o horário de verão ou têm fuso horário diferente as provas serão mais cedo na hora local (veja mapa ao lado). O MEC recomenda que os candidatos cheguem no local de prova com pelo menos uma hora de antecedência.
As provas terão início às 13h (no horário de Brasília). Em estados que não adotaram o horário de verão ou têm fuso horário diferente as provas serão mais cedo na hora local (veja mapa ao lado). O MEC recomenda que os candidatos cheguem no local de prova com pelo menos uma hora de antecedência.
Para a realização das provas o candidato deverá usar somente caneta feita com material transparente com tinta esferográfica preta. Canetas de cor azul ou de outras cores não poderão ser usadas. É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar Boletim de Ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.
Você deverá conferir seus dados
Antes de iniciar as provas, de acordo com o edital, o candidato deverá verificar se o seu caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no seu cartão-resposta e contém qualquer defeito gráfico que impossibilite a resposta às questões. O estudante deverá ler e conferir todas as informações registradas no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na lista de presença e demais documentos do exame. E notar alguma coisa errada, o candidato deverá imediatamente comunicar ao aplicador de sua sala para que ele tome as providências cabíveis no momento da aplicação da prova.
Antes de iniciar as provas, de acordo com o edital, o candidato deverá verificar se o seu caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no seu cartão-resposta e contém qualquer defeito gráfico que impossibilite a resposta às questões. O estudante deverá ler e conferir todas as informações registradas no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na lista de presença e demais documentos do exame. E notar alguma coisa errada, o candidato deverá imediatamente comunicar ao aplicador de sua sala para que ele tome as providências cabíveis no momento da aplicação da prova.
Segundo o edital, a capa do caderno de questões possui informações sobre a cor do mesmo e uma frase em destaque, e caberá obrigatoriamente ao candidato marcar nos cartões-resposta, a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões; transcrever nos cartões-resposta a frase apresentada na capa de seu caderno de questões.
Rafael Santiago, do Recife, mesclou lazer e estudos
na preparação para o Enem (Foto: Vanessa Bahé/G1)
na preparação para o Enem (Foto: Vanessa Bahé/G1)
As respostas das provas objetivas e o texto da redação do deverão ser transcritos, com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, nos respectivos cartões-resposta e folha de redação, que deverão ser entregues ao aplicador ao terminar o exame.
O que não poderá ser usado
O Enem proíbe ao candidato, sob pena de eliminação, falar com outros candidatos, usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, calculadora, agendas eletrônicas, celulares, smartphones, tablets, ipod, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.
O Enem proíbe ao candidato, sob pena de eliminação, falar com outros candidatos, usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, calculadora, agendas eletrônicas, celulares, smartphones, tablets, ipod, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.
Mariah Fernandes, de Manaus, fará o Enem para
cursar medicina (Foto: Arquivo Pessoal)
cursar medicina (Foto: Arquivo Pessoal)
Não pode mudar idioma na prova de língua estrangeira
As provas de língua estrangeira fazem parte da prova de linguagens, códigos e suas tecnologias e serão aplicadas no domingo. O candidato optou por inglês ou espanho no ato da inscrição e não poderá mudar esta opção no momento da prova. Os inscritos devem marcar no gabarito somente as questões do idioma selecionado no cartão de confirmação da inscrição. Também não poderá responder às questões dos dois idiomas.
As provas de língua estrangeira fazem parte da prova de linguagens, códigos e suas tecnologias e serão aplicadas no domingo. O candidato optou por inglês ou espanho no ato da inscrição e não poderá mudar esta opção no momento da prova. Os inscritos devem marcar no gabarito somente as questões do idioma selecionado no cartão de confirmação da inscrição. Também não poderá responder às questões dos dois idiomas.
A redação
A redação do Enem é corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 300 pontos ou mais na nota atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1000), a redação passará por uma terceira correção, realizada por um supervisor.
A redação do Enem é corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 300 pontos ou mais na nota atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1000), a redação passará por uma terceira correção, realizada por um supervisor.
A nota atribuída pelo supervisor substitui a nota dos demais corretores. De acordo com o edital, o Inep considera que a metodologia empregada na correção das redações contempla recurso de ofício.
Fonte: MEC/Inep
Será atribuída nota zero à redação: que não atender a proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo; sem texto escrito na folha de redação, que será considerada "em branco"; com até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará "texto insuficiente"; linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas; com impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada "anulada".
Polyana Paulino deu à luz Sarah na hora da prova do
Enem de 2009 (Foto: Vanessa Fajardo/G1)
Enem de 2009 (Foto: Vanessa Fajardo/G1)
Os resultados
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep às 20h da terça-feira (25), segundo o Inep. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011, no dia 4 de janeiro de 2012.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep às 20h da terça-feira (25), segundo o Inep. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011, no dia 4 de janeiro de 2012.
O Inep diz que a utilização dos resultados individuais do Enem para fins de certificação, seleção, classificação ou premiação não é de responsabilidade do Inep, mas das entidades às quais os dados serão informados pelo candidato.
Fonte: www.g1.globo.com
Subscribe to:
Posts (Atom)