16.10.13

MANIFESTANTE MANDA RECADO PARA OS POLICIAIS MILITARES


Um grupo formado por cerca de 60 manifestantes realizou um protesto no Centro do Recife, na tarde desta terça-feira (15). Acompanhados por um forte aparato policial, o movimento foi convocado pelo Anonymous, nas redes sociais, como parte de uma mobilização nacional contra a repressão das forças de segurança nos protestos dos professores no Rio de Janeiro.
Henrique Ferreira/FolhaPE
Acompanhados por um forte aparato policial, o movimento foi convocado pelo Anonymous
Em sua maioria mascarados, os manifestantes partiram da praça do Derby, onde estavam concentrados, em direção à avenida Conde da Boa Vista. Com bandeiras do Brasil e cartazes, o grupo cruzou a Conde da Boa Vista e fechou o cruzamento da avenida com a rua da Aurora. Agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) acompanharam a movimentação. Integrantes do Black Bloc, Resistência Pernambucana e da Unidade Vermelha também estiveram no ato.

    Depois da rua da Aurora, o grupo seguiu para frente da Câmara de Vereadores e também fechou o cruzamento da rua do Príncipe com a rua do Hospício. Munidos de escudos, dezenas de guardas municipais fizeram a proteção da Câmara. Depois, os manifestantes decidiram seguir para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), onde entoaram palavras de ordem contra o governador Eduardo Campos e em favor dos professores.

    Ao chegar à Assembleia, o clima esquentou porque manifestantes queriam entrar no anexo da Alepe, para participar de uma audiência pública sobre assistência estudantil, mas encontraram uma barreira policial, que os impediu de entrar no prédio. Uma menina se queixou de ter sido xingada e ter sofrido agressões verbais de um policial, e um rapaz alega ter sido jogado contra uma parede e também ter sofrido agressões verbais. Aos poucos, o protesto foi esfriando, e o número de manifestantes diminuindo. Já no início da noite, alguns remanescentes ainda convocavam outras pessoas para irem até o bairro da Varzea, onde acontece nesta terça-feira (15) uma conferência sobre transporte público, na Secretaria de Educação.

    Durante o ato, participantes informaram que, no próximo dia 23, haverá uma manifestação em prol do passe livre no transporte público. A concentração está programada para as 8h, no Colégio Luís Delgado

    No comments: