21.12.10

Armas de fogo no Brasil



Um estudo realizado pelo Ministério da Justiça e pela ONG Viva Rio aponta que mais da metade das armas que circulam no Brasil são ilegais. De um total de 16 milhões, 7,6 milhões não são registradas.

A pesquisa também destacou o índice de mortes por arma de fogo no país: com 34.300 homicídios por ano, o Brasil se torna o "campeão mundial" no quesito. Também é lembrado que esse número foi reduzido por conta de campanhas de desarmamentos, reformas de polícias estaduais e proibição de porte de armas.

Em entrevista à "Agência Estado", o diretor do Viva Rio, Antônio Rangel, afirmou que entre dez armas encontradas, oito são nacionais, o que desmente o mito de que material bélico ilegal é estrangeiro. Do que vêm de fora do país, a maioria vem dos Estados Unidos (59,2%), seguido da Argentina (16,7%), da Espanha (6,9%), Alemanha (6,4%) e Bélgica (4,1%). Ele ainda afirmou que grande parte das armas usadas por bandidos são pistolas e revólveres e que armamento pesado, como fuzis russos e israelenses, só pode ser visto no tráfico no Rio de Janeiro.

O estudo também aponta que Rondônia, Sergipe e Amapá são os estados que têm menos controle de armas, considerado o fator que mais contribui para a violência urbana. Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal foram melhor avaliados.


Fonte:www.sidneyrezende.com


No comments: