28.6.13

DEPUTADO DE RONDONIA, MARCOS DONADOM ESTÁ PRESO EM UNIDADE DA POLICIA MILITAR

Deputado foi preso na quarta-feira, 26, no aeroporto de Porto Velho.
Assembleia Legislativa abriu processo de cassação do mandato de Marcos.

Ivanete DamascenoDo G1 RO
17 comentários
Deputado estadual Marcos Donadon sendo transferido para o Centro de Correição da Polícia Militar em Porto Velho, RO (Foto: Reprodução/TV RO)Deputado estadual Marcos Donadon está no Centro
de Correição da Polícia Militar em Porto Velho, RO
(Foto: Reprodução/TV RO)
A Assembleia Legislativa de Rondônia abriu, nesta quinta-feira (27), processo de cassação do mandato do deputado estadual Marcos Donadon (PMDB-RO), preso na madrugada de quarta-feira (26) no aeroporto internacional de Porto Velho e encaminhado para o Centro de Correição da Polícia Militar, onde aguarda indicação da unidade prisional para cumprimento da pena.
Ao G1, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Hermínio Coelho, afirma que recebeu nesta quinta-feira, do Tribunal de Justiça de Rondônia, o comunicado da prisão do deputado. A mesa diretora da casa de leis foi convocada e em sessão extraordinária, decidiu por unanimidade, pela a abertura de processo de cassação. "Acredito que ele já perdeu o mandato, mas temos que cumprir o rito pra que o deputado se defenda. É o mesmo processo da Câmara Federal", destaca Hermínio.
Segundo o TJ, Marcos Donadon foi preso em razão da condenação em 2009 por desvio de recursos públicos, sendo acusado de peculato, formação de quadrilha e supressão de documento público.
Cassação
Marcos Donadon, de 41 anos, natural de Florestópolis (PR), ocupa pela quinta vez uma das cadeiras da Assembleia Legislativa de Rondônia. Marcos é irmão do deputado federal Natan Donadon que está sendo procurado pela Polícia Federal, após a condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 2010, a mais de 13 anos de prisão por liderar uma quadrilha responsável pelo desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia, em crimes ocorridos entre 1995 e 1999, quando Marcos era o presidente da casa de leis do estado.
Segundo Hermínio Coelho, a cassação do deputado deve acontecer em agosto, porque o recesso parlamentar começa no dia 1° de julho. "O processo precisa ter cinco sessões ordinárias para que o deputado possa apresentar sua defesa. Nós não vamos amolecer nada. A Assembleia [Legislativa] vai tomar todas as medidas e cumprir todo o rito. E com certeza vai cassar o mandato de deputado", diz Hermínio que argumenta que a situação de Marcos Donadon é grave e por já estar cumprindo pena, "deveria ser automático a perda do mandato".
Salário
Segundo o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia o setor jurídico do órgão deve avaliar se Marcos Donadon continua a receber os proventos mensais como salários e verbas indenizatórias. "Pra mim ele não deve receber nada. O caso é grave. Nesse caso só Deus e Deus não quer tirar bandido da cadeia", frisa o deputado.
Natan Donadon
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na quarta-feira (26), por oito votos a um, pela prisão imediata do deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO), condenado em 2010 a 13 anos, 4 meses e 10 dias de prisão em regime fechado, pelos crimes de peculato (crime praticado por funcionário público contra a administração) e formação de quadrilha, mas aguardava o julgamento dos recursos em liberdade.
Donadon será o primeiro deputado em exercício a ser preso por determinação do Supremo desde a Constituição de 1988. Nesta quinta-feira, a Polícia Federal aumentou o número de agentes em busca do deputado Natan Donadon (PMDB-RO) para prendê-lo.

Fonte:g1.com

27.6.13

"SEJA UM MACONHEIRO E GANHE UM EMPREGO PUBLICO". É O QUE PROPÕE UM DEPUTADO MINEIRO

Diante da escassez de investimentos públicos para os tratamentos de usuários de drogas no Estado e da alta taxa de ocupação das vagas públicas destinadas a esse tipo de abordagem, Minas poderá adotar uma medida polêmica: reservar 10% das vagas em concursos públicos no Estado para dependentes químicos.

Vanderlei Miranda 3A sugestão foi feita pelo presidente da Comissão de Enfrentamento ao Crack, o deputado estadual Vanderlei Miranda (PMDB), durante o ciclo de debates Um Novo Olhar sobre o Dependente Químico, encerrado, ontem, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na capital. “Fomos muito cobrados de que o poder público não ajuda na reinserção de usuários de drogas. Sugeri isso ao governo, mas ainda não obtive resposta para decidirmos o que fazer”, afirmou.
O projeto causa polêmica entre entidades que lidam com o tratamento de dependentes químicos. Para Robert William, da ONG Defesa Social, que trabalha com o tratamento de dependentes químicos, o investimento deveria ser em vagas públicas de tratamento. “Em certo ponto, pode parecer bom (reservar empregos públicos para usuários de drogas), ajudando o dependente a se reinserir. Mas o principal é que o Estado invista em vagas públicas de tratamento”, frisou.
Segundo Cleiton Dutra, assessor de política de gabinete da Subsecretaria de Política Anti-Drogas, a reserva de vagas para usuários de drogas em concursos públicos não foi analisada. “Não tenho conhecimento do assunto, isso deve ser analisado. Mas, independentemente disso, vamos expandir as vagas públicas futuramente”, disse.


EDITORIAL

Alem de deputado,  Vanderlei Miranda é pastor evangélico.
Se a ideia é inserir o usuário de drogas ao mercado de trabalho, acredito que essa proposta 
é um tiro no pé, existem outros meios de fazer isso.
Internamento compulsório, criação de novas vagas em hospitais, casas de recuperação...
O problema é fazer essas instituições funcionarem.
 

IMAGENS DA PM DO RIO MOSTRAM BANDIDOS EXIBINDO ARMAS DE FOGO

CONFIRA

Uma série de vídeos divulgados nesta quarta-feira (26) pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, com imagens capturadas por um helicóptero, mostra homens armados circulando entre moradores pelas ruas e vielas do Complexo da Maré, na zona norte da capital. As peças, entretanto, não mostram a ação do Bope (Batalhão de Operações Especiais) que resultou na morte de dez pessoas na comunidade, entre elas dois inocentes, sete suspeitos e um sargento do batalhão de elite. Outras 14 ficaram feridas.

A invasão da Maré foi realizada entre a noite de segunda-feira (24) e a madrugada de terça (25). Policiais do Bope, com apoio do 22º Batalhão de Polícia Militar (Maré), da Polícia Civil e da Força Nacional de Segurança, entraram na comunidade após um grupo ter realizado saques e roubos durante um protesto em Bonsucesso.

MENORES APROVEITAM PROTESTO PARA FAZER ARRASTÃO NO RIO

O vídeo mostra também o momento em que um carro blindado do Bope entra na favela, o que faz os moradores e os homens armados se recolherem. Quando o veículo se aproxima do local onde as pessoas estão, um fogo de artifício é disparado. Depois, o carro vira em uma rua à esquerda e não aparece mais nas imagens divulgadas. Após a passagem do veículo, moradores e os homens armados voltam a circular pela comunidade.

A reportagem questionou a PM, por meio de sua assessoria de imprensa, sobre a não divulgação das imagens dos confrontos e das ações dos policiais, mas não obteve resposta. A assessoria informou ainda que os vídeos serão divulgados pelo Twitter da corporação.
Os moradores das favelas reclamaram de truculência policial e chegaram a protestar no local para  que a operação tivesse fim. "Eles estão pensando que morador é bandido. Matando morador, invadindo casa de morador a torto e a direito. Eles são covardes", afirmou Edilaine Silva, 25, que mora na favela Nova Holanda.
Ampliar

Violência no Rio de Janeiro58 fotos

49 / 58
26.mai.2013 - Corredores que se preparavam para a terceira edição da corrida Desafio da Paz, no Alemão, se assustaram na manhã deste domingo com pelo menos dois tiroteios na Vila Cruzeiro, por volta das 7h40min. Quem estava na Rua José Rucas, onde seria a largada da corrida, teve que se proteger dos tiros debaixo dos carros. Não há informações de feridos Leia mais Domingos Peixoto/Agência Globo

"Estado reagiu", diz secretário

Na manhã desta quarta-feira, o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, afirmou, em entrevista à rádio "CBN", que a operação do Bope foi a volta a um "velho cenário" e que o conflito aconteceu porque "o Estado foi atacado e reagiu".
"O que tivemos foi o desdobramento de outra ocorrência, e aí se voltou àquele velho cenário, que é ruim pra todo mundo", disse Beltrame. "Nós ainda temos locais que, quando a polícia vai, acontece esse cenário. Infelizmente na Maré encontramos uma situação específica de conflito, onde o Estado foi atacado e reagiu."

O secretário ainda afirmou que houve mortes em ambos os lados. "A dor dessas pessoas deve ser muito grande, assim como a da família do sargento", disse. "A guerra não é boa para nenhuma das partes. Isso não é mais uma prática da Polícia Militar, isso não acontece de maneira recorrente como acontecia algum tempo atrás. Em alguns pontos do Rio ainda há a lógica da guerra, mas essa não é mais a lógica da polícia."
Fonte: uol

26.6.13

PM DE PERNAMBUCO DIVULGA NOTA SOBRE PRISÕES DE MANIFESTANTES

A Secretaria de Defesa Social – SDS, a partir de dados fornecidos pelo Centro Integrado de Defesa Social – CIODS, informa que no período compreendido entre o início e término do protesto, realizado hoje (26), foram registradas pelo menos 08 ocorrências relacionadas à manifestação, com 05 pessoas detidas até às 22h por depredação, resistência e roubos, dentre outras ocorrências.
No bairro de Santo Amaro a Polícia Militar prendeu Igor Alves Calado, de 28 anos, acusado de depredar uma moto da PMPE. Próximo ao Shopping Tacaruna dois menores foram apreendidos, um por realizar roubos a manifestantes e o segundo por atirar pedras e soltar fogos de artifícios. Outras duas mulheres também foram encaminhadas a Delegacia de Plantão de Santo Amaro. Crislyne Maria da Silva foi presa por agredir com bombas e pedradas, funcionário público no exercício da função e Lara de Oliveira Buitron, por resistência.
Amanhã (27), será divulgada nota complementar, com eventuais outros nomes de pessoas detidas e imagens captadas pelas câmeras da SDS.
De acordo com a Polícia Militar de Pernambuco aproximadamente 500 pessoas participaram da manifestação na capital pernambucana percorrendo as principais avenidas desde o bairro do Derby com destino ao Centro de Convenções em Olinda e retorno ao centro pela Avenida Cruz Cabugá.

WANESSA CAMARGO: “a Igreja tem que sair fora de qualquer política” já que “a política é para todos”.

A cantora pop Wanessa Camargo concedeu uma entrevista onde criticou pesadamente o pastor Marco Feliciano e elogiou a cantora de axé Daniela Mercury, que recentemente afirmou ser lésbica. Para Wanessa é errado o pastor Marco Feliciano ser presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias devido suas opiniões como religioso.
Na entrevista concedida à revista Caras em abril, ela criticou a atuação religiosa no meio político e afirmou que “a Igreja tem que sair fora de qualquer política” já que “a política é para todos”. A cantora deixou claro que acredita que “não se pode ter política atrelada à religião nenhuma”.
Wanessa também criticou as opiniões do pastor Marco Feliciano, consideradas como racistas e homofóbicas, e afirmou que “infelizmente, ainda em 2013, a gente tem esse tipo de opinião”, mas ressaltou que acrescenta que isso é bom para a causa gay pois “a indignação causada por esta história faz as pessoas discutirem em casa, refletirem sobre isso, fazem o assunto repercutir na televisão, nos jornais. Isso é bom para poder explicar, para esclarecer” e concluiu que “às vezes tem mal que vem para o bem”.
Além das críticas, a filha do sertanejo Zezé de Camargo fez questão de elogiar a atitude da também cantora Daniela Mercury, que aos 47 anos assumiu um romance com uma mulher. “Ela foi corajosa demais. É difícil. Para a mulher às vezes é até mais complicado que para o homem”, disse.
“Ela é uma mulher arretada que tem todo o direito de dizer quem ela ama e assumir isso. (…) Isso não a transforma em uma pessoa diferente, muito pelo contrário. Admiro muito mais ela hoje pela coragem dela do que antes” – Wanessa Camargo sobre a Daniela Mercury se assumir homossexual.
Como uma das grandes porta-vozes da causa gay, a cantora cobrou do governo punições severas contra quem é considerado homofóbico. Para ela “o governo tinha que pegar mais pesado para punir esse tipo de comportamento”. A cantora afirmou também que o pensamento homofóbico pode levar uma pessoa a assassinar um homossexual e disse que a origem da homofobia começa em casa com uma brincadeira de criança. “É uma coisa que começa em casa. Começa em uma brincadeirinha de ‘ah, você não quer fazer isso por que é via(…)’. Começa aí, nessa brincadeira boba. Isso é a pior coisa que pode fazer com teu filho, ensinar esse tipo de brincadeira feia para ele. Você já vai inserindo um preconceito sem querer. Parece bobeira, mas não é”, acredita.
Wanessa Camarago encerrou afirmando que “as pessoas têm que se preocupar muito mais com o próprio umbigo do que com o vizinho, do que com quem o outro está indo para cama… pelo amor de Deus”.