12.1.13

CAPITÃO DÁRIO ÂNGELO DA PM DE PERNAMBUCO FOI INDICIADO POR HOMISSÍDIO

Foi encaminhado à Justiça o inquérito sobre o Capitão da Polícia Militar, Dário Ângelo Lucas da Silva, que assassinou a própria esposa, a ouricuriense Yana Luiza Moura Andrade Coelho (30 anos), no bairro do Janga, em Paulista, Região Metropolitana do Recife, no dia 2 de janeiro. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Isaías Novaes, o inquérito foi encaminhado ao promotor nesta sexta-feira (11), informa o G1. O policial militar será indiciado por homicídio qualificado porque a vítima não teve a possibilidade de defesa. O caso deve chegar às mãos do promotor ainda hoje. O casal teria vindo de Ouricuri (Sertão do Araripe) para passar as festas de fim de ano. O crime aconteceu na madrugada do dia 2, quando o PM teria atirado duas vezes contra a esposa com uma pistola calibre 40, acertando a cabeça da comerciante. Logo após o assassinato, ele teria se apresentado à Delegacia de Plantão de Olinda e confessado o crime. Durante o inquérito, no entanto, ele não revelou a motivação. Segundo a assessoria de imprensa da Policia Civil, quando os documentos chegarem à Justiça, ele será interrogado pelo promotor e novamente questionado sobre as motivações que o levaram a praticar o crime. O suspeito era comandante do policiamento em Exu, no Sertão. O apartamento onde o fato aconteceu seria da mãe do capitão. O policial está detido no Centro de Reeducação da Polícia Militar (Creed), no bairro de Paratibe, em Paulista. 

Fonte: Diniz k-9

11.1.13

PM FRUSTA ASSALTO A BANCO

Um ataque a banco foi frustrado pela Polícia Militar (PM) na madrugada desta sexta-feira (11) em Pocinhos, Agreste paraibano. De acordo com o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), os PMs chegaram a trocar tiros com os bandidos, mas no final conseguiram prender quatro suspeitos que tentaram arrombar uma agência bancária da cidade. Com eles, foram apreendidos um maçarico e cilindro de gás, entre outros materiais que seriam utilizados no crime. Apesar das detenções, outros 11 bandidos conseguiram fugir.

De acordo com a PM, pelo menos 15 suspeitos teriam chegado à cidade em um Honda Civic, uma caminhonete e duas motos. Ao perceber a atitude suspeita, o Batalhão da PM de Pocinhos solicitou reforço. Quando as viaturas chegaram, iniciou-se uma forte troca de tiros, onde quatro suspeitos foram detidos e o Honda Civic apreendido. 

Mais tarde, por volta das 8h, outros dois suspeitos foram presos no município de Soledade, também no Agreste do estado, com três armas. A princípio, a polícia acreditou que eles fizessem parte do primeiro bando, mas após os depoimentos da dupla a hipótese foi descartada.

Os criminosos detidos e o material apreendido foram encaminhados para a Central de Polícia de Campina Grande. Os policiais continuam em diligência na região, mas até as 11h, não foram efetuadas novas prisões.


Fonte: ne10.com

AGENTES PENITENCIÁRIOS DE PERNAMBUCO: AGORA É GREVE


Mais uma vez, a ignorância, o desconhecimento da natureza de nosso trabalho, ou os interesses políticos partidários de facções políticas se sobrepõem à dignidade e direitos do trabalhador, nos encontramos numa situação caótica, onde nossos direitos fundamentais, à vida, à família, a nossa segurança e integridade são deixados de lado por questões meramente politiqueiras. O provável veto da presidente Dilma ao nosso porte de arma implicará que passaremos a ser meros em termos comparativos aos vigilantes (sem nenhum demérito a esta categoria que tem suas próprias atribuições).
Com o veto presidencial não poderemos portar arma pessoal em serviço ou fora dele, nem poderemos portar qualquer armamento fora de serviço. Desta forma, nossas atribuições ficarão restrita a de meros carcereiros (aquele sujeito que só abre e fecha a cela da cadeia). Está claro que nós agentes penitenciários pernambucanos precisamos dar uma resposta à altura a ignorância desta presidente que destilando a amargura e revanchismo de seus dias de cárcere impõe seu revanchismo sobre uma categoria que sequer existia por ocasião de sua reclusão.
Mesmo existindo a regulamentação estadual para tal porte. O veto anulará tal medida. Outros Estados mesmo tendo suas legislações estaduais, serão alvos de processos judiciais. Os Delegados poderão prender qualquer Agente Penitenciário por porte de ilegal, quando do uso de arma particular.
Caso do veto presidencial ser confirmado, só o Senado Federal, com a devolução do projeto, poderá aprovar. Outra possibilidade seria através de medida provisória. Porém, é necessária a mobilização de todos os Agentes Penitenciários (novos ou antigos).
Nós do SINDASP-PE estamos convocando toda a categoria do estado a se preparar para uma greve geral em defesa, não só do nosso porte de arma fora de serviço, da nossa dignidade funcional e do mínimo de garantia em defesa de nossas vidas, ou será que o cidadão agente penitenciário não é detentor deste direito fundamental, cabendo-o só aos criminosos e preso que custodiamos e contemos a bem do estado de direito e garantia dos outros cidadãos?


Entendemos que todos nós, na condição de base, devemos mostrar às autoridades nossa coragem e determinação, lutar pela defesa de nossos interesses coletivos, principalmente, este que é vital a nossa segurança e integridade física e moral, pessoal e de nossos familiares.

Fonte -Aspssauros /Sindasp

APÓS RESULTADO NEGATIVO, GOVERNO COLOCARÁ MAIS PMS NA RUA E AMPLIARÁ PATRULHA DO BAIRRO


        

Secretário de Defesa Social também anunciou concurso para delegado e oficial da PM (Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem)
Após não ter atingido pelo segundo ano seguido a meta do Pacto pela Vida de reduzir em 12% o número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), o Governo de Pernambuco anunciou mais medidas para combater a violência. Entre as ações estão a ampliação do programa Patrulha do Bairro no Recife, que funcionará 24 horas, e a nomeação de mais 1.400 policiais militares até março, além da realização de concurso para delegado.
"Com certeza, os novos policiais militares vão começar a trabalhar no Carnaval. Agora, pelo programa, eles devem estagiar no Carnaval, mas eu estou trabalhando junto com a Secretaria de Administração para nomeá-los antes disso", comentou o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio. Hoje, 19 mil militares atuam no Estado. Também haverá a nomeação de 630 escrivães e agentes da Polícia Civil.

De acordo com balanço apresentado nesta quinta-feira (10), na comparação de 2012 com 2011, houve uma redução de 6,3% no número de mortes em todo o Estado. No Recife, a queda superou a meta, atingindo 14,1%. Foram registrados 598 mortes em 2012 e 692 no ano anterior, o que significa 94 vidas salvas na capital pernambucana.

Na coletiva de imprensa, Damázio ressaltou a importância do Patrulha do Bairro para a redução da violência. Segundo ele, o programa lançado pelo ex-governador Roberto Magalhães (DEM) na década de 1980 e resgatado por Eduardo Campos (PSB) contribuiu para a redução de 21,3% no número de crimes violentos contra o patrimônio desde a sua implantação, em agosto do ano passado.

Viaturas da Polícia Militar fazem rondas em 170 regiões do Estado, em dois turnos, das 7h às 15h e das 15h às 23h. Agora, o programa atuará de forma integral no Recife. "Na Região Metropolitana, vamos colocar mais 70 viaturas do Patrulha do Bairro na rua, totalizando 240", anunciou o secretário.

CONCURSO - Wilson Damázio informou que o edital de concurso para contratação de delegado, oficial da Polícia Militar e bombeiro deve sair até o início de fevereiro. Serão cerca de 150 vagas para cada cargo. "Não quer dizer que vamos contratar todos imediatamente, temos que ver o caixa", observou.

Fonte: Blog do Sargento Ricardo

8.1.13

EDUARDO CAMPOS, GOVERNADOR DE PERNAMBUCO VIRA ALVO DE PROTESTO NAS REDES SOCIAIS. TUDO POR CAUSA DE UM VÍDEO EM QUE ELE PROMETE REDUZIR IMPOSTOS PRA GARANTIR REDUÇÃO DA TARIFA DE ÔNIBUS. CONFIRA


Internautas postaram vídeo em que ele prega desoneração dos tributos incidentes sobre a passagem

Publicado em 08/01/2013, às 00h01

Enquanto estudantes ocupavam ruas e avenidas da área central do Recife para protestar contra o aumento de 5,53% nas passagens de ônibus da Região Metropolitana, esta segunda-feira (7), vários internautas também se manifestaram contra o reajuste compartilhando nas redes sociais Twitter e Facebook uma inserção comercial do PSB, postada no Youtube, onde o governador Eduardo Campos, presidente nacional do partido, prega a desoneração dos tributos incidentes sobre a passagem como meio de baixar seu preço.

No vídeo, o governador adverte que metade do que é pago pelo usuário corresponde a impostos e taxas e que a redução propiciaria a 30% da população, que não pode arcar com os custos do transporte coletivo, a passar a utilizar o serviço. A outra parte da redução, defende Eduardo no vídeo, possibilitaria o investimento na qualidade do transporte por parte das empresas.

O vídeo tem intercalada à aparição do governador a seguinte mensagem, lida por um locutor: “Diminuir o preço da passagem de ônibus, através da redução do imposto: uma bandeira do PSB”. E é finalizado com uma afirmação de Eduardo: “Esse deve ser um programa de todos no programa da mobilidade urbana no Brasil”.

Logo após a exibição do vídeo do PSB, há um uma mensagem legendada sobre um fundo preto com os dizeres: “Prometer e não cumprir é feio governador!” A Assessoria do Palácio do Campo das Princesas foi contactada, mas não se pronunciou sobre as manifestações nas redes sociais.

Com o reajuste, aprovado no último dia 4 pelo Conselho Superior de Transporte Metropolitano, a passagem do anel A passou de R$ 2,15 para R$ 2,25. Os manifestantes que ocuparam as ruas centrais do Recife entregaram a representantes do Ministério Público uma pauta com três reivindicações, como contrapartida ao aumento: auditorias nas empresas de ônibus, para acompanhar o faturamento das empresas; incorporação de um representante da sociedade civil no Conselho Metropolitano de Transporte; e melhorias na qualidade do serviço.

Fonte: ne10