20.6.12

TENENTE DA PM DE PERNAMBUCO MORRE DURANTE UMA TRADICIONAL CORRIDA E O CASO MAL É DIVULGADO.


O tenente Antonio Ricardo Florêncio, 43 anos, morreu durante a disputa da tradicional corrida Guararapes, no final da manhã desta quarta-feira, dia 13 de junho. A corrida que acontece todos os anos é organizada pela Polícia Militar de Pernambuco – PMPE. O policial que atuava na CIOSAC desmaiou na última parte da corrida, foi atendido pela equipe médica da competição, depois encaminhado ao UTI do Hospital da PM, onde teve paralisação do rim e do baço, vindo a óbito por volta do meio dia de ontem. A CIOSAC de Custódia está de luto com a perda do guerreiro. O sepultamento acontece nesta quinta-feira, 14, às 16h, no Cemitério Santo Amaro, Bloco 05.

Fonte: Blog do Adeildo Alves às 11:37

    

18.6.12

CRIMINOSOS PODEM PEGAR APENAS 6 MESES DE ATÉ QUATRO ANOS DEIA E NÃO ATÉ 4 ANOS COMO ACONTECE HOJE


Ao reduzir a pena de um a quatro anos, para seis meses a dois anos, o reú poderá responder ao processo em liberdade

Publicação: 17/06/2012 14:26 Atualização:
O Código Penal brasileiro, vigente desde 1940, começa a ganhar novos contornos na próxima semana. Consenso entre defensores, juízes, promotores e deputados, as mudanças, que serão analisadas pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara , incluem a tentativa de diminuir o impacto de uma distorção cruel: o encarceramento por motivo banal. Uma das propostas do grupo, que se reúne em subcomissão desde o começo do ano, é reduzir a pena de furto simples, que hoje é de um a quatro anos, para seis meses a dois anos. Ao reduzir a pena, o reú poderá responder ao processo em liberdade. Dos 514.582 presos registrados pelo Departamento Penitenciário Nacional, 34.292 estão no sistema por prática de furto simples.

Estudo feito pela promotora Fabiana Costa Oliveira, do Ministério Público do Distrito Federal, com base em processos analisados nos tribunais de Justiça do Distrito Federal, Pernambuco, São Paulo, Pará e Rio Grande do Sul, mostra que 50% dos bens furtados tinham valor inferior a R$ 350. Há casos de furto de R$ 1.

"Essa é uma das maiores tragédias brasileiras. Não tem cabimento uma pessoa que roubou uma coisa passar um ano na cadeia, presa com um assassino, um estuprador, um torturador. Claro que ela tem que ser punida, mas não é razoável que seja dessa forma", defende o deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ), relator do texto.

A redução da pena de furto é também consenso entre os secretários de Justiça. No dia 31 de maio, o Conselho Nacional de Secretários de Justiça aprovou um texto propondo a mudança. Os secretários afirmam que %u201Ca população carcerária se concentra, em grande medida, em acusados ou condenados por furto e roubo. Porém, mesmo com as prisões superlotadas, permanece uma grande sensação de impunidade na sociedade%u201D.

Para os crimes que envolvem o uso de violência, a subcomissão propõe o agravamento da pena mínima para homicídio simples, de seis para oito anos. A legislação brasileira é uma das mais brandas do mundo para crimes desse tipo. No Equador e na Argentina, por exemplo, a pena mínima é de oito anos. Na Itália, de 20 anos. E na França, 30. A estimativa é de que cerca de 50 mil pessoas são assassinadas por ano no Brasil.

O homicídio qualificado ganha, no novo texto, agravantes. A pena, que varia de oito a 30 anos, pode ser agravada pelo fato de o crime ter fundo racista ou homofóbico. Também serão considerados agravantes o assassinato de agentes do Estado, de defensores de Direitos Humanos e de jornalistas relacionados à atuação das vítimas no combate a atos ilícitos. O texto também será claro quanto à progressão de regime. Há súmulas em tribunais pelo país que já determinam que ela se dá com um sexto da pena aplicada ao réu. Na maioria dos casos, no entanto, os juízes aplicam a proporção em torno da pena máxima.

A proposta que será apreciada pela Câmara prevê ainda o aumento da pena para crimes de corrupção. Apenas 632 pessoas estão presas pelo crime hoje no Brasil. A pena, mínima de dois anos, aumentaria para quatro.

Uma outra proposta é agravar a pena de crimes ambientais, aumentando a multa máxima cobrada pela Justiça, de R$ 3 milhões para R$ 5 bilhões:

"Tem que ser mais interessante para a companhia fazer prevenção do que deixar o vazamento acontecer. Para uma petroleira é mais barato pagar a multa do que fazer um programa de prevenção", diz Molon.

O texto, depois de aprovado pela Câmara dos Deputados, deverá seguir para o Senado, que também criou uma comissão de juristas para produzir um anteprojeto com mudanças no Código Penal. Os dois textos deverão ser apensados. Se aprovados, seguem para sanção da presidente Dilma Rousseff.

REFINO DE COCAÍNA DENTRO DO PRESIDIO ANÍBAL BRUNO? COMO ASSIM?


Em nota, Secretaria de Ressocialização pede que Adeildo Nunes prove que há refino de cocaína no Anibal Bruno

POSTADO ÀS 12:35 EM 17 DE JUNHO DE 2012
Em relação à notícia publicada na sexta-feira (15), no Blog do Jamildo: Juiz Adeildo Nunes diz que há refino de cocaína dentro do presídio Anibal Bruno. A Secretaria Executiva de Ressocialização – Seres, esclarece que:

Causa espécie que uma autoridade judiciária por tantos anos titular de vara das execuções penais promova afirmação tão grave sem que tenha, em complemento, dado ciência das medidas eventualmente adotadas para cientificar as autoridades responsáveis pela respectiva apuração dos fatos noticiados e a sua consequente punição.

É dever de qualquer autoridade que tenha ciência de fatos criminosos como os apontados dar ciência àquela que tenha o dever funcional de apurar e responsabilizar, na forma da lei.

Por outro lado, é fato notório, ao contrário do que afirma a notícia que, desde 2007, o Sistema Penitenciário de Pernambuco tem avançado. O Centro de Monitoramento Eletrônico de Reeducandos utiliza tecnologia de ponta a serviço da segurança pública. A tornozeleira eletrônica é uma importante ferramenta que reforça o controle do Estado sobre os presos beneficiados pelo salvo-conduto.

De seu turno, o Centro Integrado de Ressocialização, que está sendo construído em Itaquitinga, atenderá 100% o que determina a Lei de Execução Penal. O local vai abrigar 3.126 reeducandos dos regimes semiaberto e fechado.

No final do ano passado, o governador Eduardo Campos anunciou a construção de 6,5 mil novas vagas no Sistema, oriundas da construção de novas unidades prisionais e da ampliação das que já existem. Em 2012, já foram reformadas seis cadeias públicas situadas em diversas regiões do Estado. Até o final do ano mais oito serão contempladas, totalizando 504 vagas.

Na área da segurança, neste ano, o Governo do Estado nomeou 580 novos agentes penitenciários. Em razão disto os policiais militares que antes faziam o controle interno das unidades prisionais realizam hoje apenas a guarda externa. A consequência é mais PM’s nas ruas.

Complexo Prisional Professor Aníbal Bruno

Trezentos dos novos agentes penitenciários estão atuando no Aníbal Bruno, o que garante mais segurança e atendimento aos reeducandos. Em parceria com a Polícia Militar, a Seres realiza regularmente vistorias nas três unidades que integram o Complexo o que fez, desarticular, por exemplo, em 30 dias, dois planos de fuga, um dos quais através de túnel que já estava sendo construído. Líderes negativos que agem nos pavilhões estão sendo identificados e transferidos, de acordo com o monitoramento realizado pelo Serviço de Inteligência.

Com estas e outras providencias, a Seres ressalta sua convicção de que o poder publico não só vem adotando inúmeras medidas para superar deficiências crônicas do sistema prisional em Pernambuco, como a própria reforma do Aníbal Bruno, bem como para inibir quaisquer comportamentos delituosos como os descritos na matéria publicada pelo blog.
 
Reitera, todavia, que em sendo verdadeiros tais fatos, até este momento desconhecidos pela direção do sistema prisional, parece inteiramente despropositado que qualquer autoridade, tendo deles conhecimento, não tenha dado imediata ciência dos mesmos aos responsáveis por apurar e punir quem lhes tenha eventualmente dado causa. Desta forma, a direção da Seres solicita aos responsáveis pela matéria que forneçam os elementos que permitam a rigorosa apuração dos fatos e sua punição exemplar. 
Fonte: ne10.com
Opinião: A denuncia é grave, mesmo sendo juíz, o Dr Adeildo tem por obrigação de apresentar algo que esclareça esse caso. Mas o que me chamou atenção nesta matéria do blog do Jamildo   é a postagem de um leitor que diz o seguinte:

Por - EU EU EU | Junho 17, 2012

ESSE SECRETÁRIO DE RESSOCIALIZAÇÃO É UM IDIOTA!!! ELE QUER ENGANAR A QUEM??? JÁ TRABALHEI NAQUELA FÁBRICA (PPAB) DE BANDIDOS E DE TUDO QUE HAVIA DE ILEGAL E IRREGULAR, AOS OLHOS DE TODOS ALI TINHA. O ENGRAÇADO É QUE ALÉM DAS VÁRIAS IRREGULARIDADES ALI VISUALIZADAS COM OS PRESOS(DROGAS, CELULARES, BEBIDAS, CANTINAS DE PRESOS), NINGUÉM COMENTA SOBRE A CAMINHONETE QUE UM CERTO DIRETOR (CORONEL) GANHOU DE UM DETENTO DAQUELE PRESÍDIO!!! ISSO É O GOVERNO DE DUDU CAMPOS.

HOMEM TENTOU ROUBAR BANCO DO BRASIL E ACABOU PRESO PELA POLÍCIA DE PERNAMBUCO


Rapaz de 25 anos já responde a seis inquéritos por estelionato.
Ele foi visto pelas câmeras da Secretaria de Defesa Social.

Do G1 PE
Comente agora
Câmeras da SDS flagraram suspeito em ação (Foto: Reprodução / SDS)Câmeras da SDS flagraram suspeito em ação
(Foto: Reprodução / SDS)
Um homem foi autuado em flagrante enquanto tentava roubar, na noite de sábado (16), a agência do Banco do Brasil que fica localizada na Avenida Dantas Barreto, no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife. Ele foi visto pelas câmeras de vídeo da Secretaria de Defesa Social (SDS), enquanto ainda estava no interior do banco.
Segundo a assessoria da SDS, policiais foram ao local e viram o suspeito se passando como funcionário da agência, enquanto colocava etiquetas avisando que os caixas estariam em manutenção. Ao ver as notificações, os clientes iriam em direção aos caixas onde o homem pretendia instalar o equipamento conhecido como “chupa cabra”, que possibilita a leitura e gravação das informações dos clientes, como o número da conta e a senha.
O rapaz de 25 anos foi levado para a delegacia de plantão da Rua Siqueira Campos, também no centro da cidade. Lá os agentes constataram que ele responde a seis inquéritos em seis municípios distintos de Pernambuco, todos pelo crime de estelionato. O jovem foi encaminhado ao Centro de Triagem (Cotel), de Abreu e Lima.
Fonte: g1.com

16.6.12

CONHEÇA PAULO THIAGO, O SOLDADO DA PM QUE TREINA POLICIAIS CIVIS DE SÃO PAULO


Soldado do Bope, Paulo Thiago deu aulas nesta quinta e sexta.
Jiu-jítsu e MMA podem ser usado contra arrastões, diz policial de SP.

Do G1 SP
83 comentários
Paulo Thiago, soldado do Bope de Brasília e lutador de UFC, ensinou técnicas de artes marciais a policiais civis de São Paulo (Foto: Clara Velasco/G1)Paulo Thiago, soldado do Bope de Brasília e lutador do UFC, ensinou técnicas de artes marciais a policiais civis de São Paulo (Foto: Clara Velasco/G1)
O lutador do Ultimate Fighting Championship (UFC) e soldado do Batalhão de Operações Especiais (Bope) de Brasília, Paulo Thiago, de 31 anos, participou de um treinamento com policiais civis de São Paulo nesta quinta (14) e sexta-feira (15).

Conhecido nos ringues como ‘Caveira’, ele ensinou técnicas de defesa pessoal utilizando conceitos de jiu-jítsu e de MMA (mixed martial arts) aos integrantes do Grupo Especial de Resgate (GER), do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) e de entre outros grupamentos especiais.

Segundo Cassio Cardosi, coordenador do GER, o treinamento pode ser aplicado e voltado para uma situação que está se tornando cada vez mais comum em São Paulo: o arrastão a restaurantes.
Imagina diversas pessoas dentro de um restaurante com criminosos. Para o policial sacar a arma, há muitas vidas em risco. Se ele percebe que está em condições de agir, a primeira condição é então o embate corporal"
Cassio Cardosi, coordenador do GER
“Imagina diversas pessoas dentro de um restaurante com criminosos. Para o policial sacar a arma, há muitas vidas em risco. Se ele percebe que está em condições de agir, a primeira condição é então o embate corporal”, comentou.
“A arma letal é nosso último recurso”, concordou Paulo Thiago. “Mostrei aos policiais técnicas de luta para eles não fazerem uso da arma letal, porque precisam entrar em combate com a outra pessoa. Tem que haver uma sequência de ações antes de chegar à arma”, disse.
Além das aulas de artes marciais, o lutador participou de um treinamento de rapel na manhã desta sexta-feira. Durante a tarde, ele aproveitou para conhecer melhor a Academia da Polícia Civil na Cidade Universitária, na Zona Oeste de São Paulo, onde visitou o estande de tiro e testou um simulador de tiro digital que deve ser inaugurado no fim deste mês.
Fonte: g1.com