30.12.11

ANO NOVO VIDA NOVA: EX DETENTA GANHA LIBERDADE A POUCAS HORAS ANO NOVO

A menos de dois dias da virada do ano, JC conta a história da ex-presidiária Adriana Ramos

Publicado em 29/12/2011, às 21h56

Marcela Balbino

Do Jornal do Commercio

Maior desafio de Adriana José Ramos da Silva, 35 anos, é reconquistar amor dos filhos. / Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Maior desafio de Adriana José Ramos da Silva, 35 anos, é reconquistar amor dos filhos.

Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Renascimento. Não há outro substantivo para definir a emoção que Adriana José Ramos da Silva, 35 anos, transmitiu quando mirou o céu azul do lado de fora das grades da Penitenciária Feminina de Abreu e Lima, no Grande Recife. Esta quinta (29), após um ano e 11 meses atrás das grades, sentiu novamente o gosto da liberdade. Agora, o maior desafio para 2012 é reconquistar o amor dos filhos e correr atrás para apagar as cicatrizes deixadas pelo cárcere. “Meus sonhos agora são deles e vou lutar para conseguir realizar o desejo de cada um. Nem que seja catando latinhas”, promete a mãe de Bruno, 14; Márcia, 12; Amanda, 10, e Laurinha, 4.

Presa em 2006, Adriana foi enquadrada no artigo 157 do Código Penal. Ela participou de um assalto a um motobói, no Centro de São Lourenço da Mata, Grande Recife. Depois de cumprir oito meses da punição imposta pelo Estado, na Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, ela fugiu. “Estava grávida de Laurinha, minha filha mais nova, e não queria dar à luz dentro da prisão.”

Quatro anos depois, enquanto fazia o almoço, a polícia bateu em sua porta para recapturá-la. Nesse momento, mais do que a liberdade, perdeu a admiração dos filhos. “Foi horrível, chegou a imprensa e filmou tudo. Depois disso, os meninos começaram a sofrer discriminação na escola, os colegas faziam piadas dizendo que a mãe deles era presidiária. Um deles foi dispensando da seleção de um time de futebol depois que descobriram minha condição”, conta Adriana.
Condenada a seis anos, três meses e 26 dias de reclusão, ela foi a última mulher a receber o livramento condicional em 2011. Por causa do bom comportamento e pelos trabalhos realizados dentro da unidade, vai cumprir o resto da pena em liberdade. Mas, até 2015, precisa voltar à penitenciária para assinar o documento da condicional.
Embora esteja otimista com a nova vida que se inicia, Adriana teme pelo futuro quando o assunto é emprego. “Quem vai querer dar trabalho a uma mulher com passagem pela cadeia? E logo no 157 (assalto)”, desabafa. Apesar dos estigmas do passado, ela não titubeia no discurso: “Em 2012, vou lutar para alugar uma casinha e recuperar a admiração dos meus filhos. Minha vida é uma sucessão de sonhos perdidos, mas vou recomeçar e nunca mais quero voltar para um lugar feito desse”.

Do outro lado da história, a mãe de Adriana, Angelita Barbosa, não esconde a emoção pelo reencontro com a filha, que não vê há quase dois anos. “Não aguento ir a esses lugares. Ver minha filha presa e não poder fazer nada, prefiro nem chegar perto.” Para o ano-novo, Angelita revela: “Estou feliz da vida, vamos começar o ano juntas. Agora é bola pra frente e fé no futuro. Ela errou, mas também tem direito a um recomeço”.
Fonte: NE10

29.12.11

GREVE NA PM DO CEARÁ - PRESIDENTE DA ANASPRA AFIRMA: "QUEM VAI PAUTAR O FIM DA PARALISAÇÃO É O GOVERNO DO ESTADO"

Segundo o presidente da Anaspra, a greve só terá fim se o governo do estado sentar com os policiais militares e acatar as propostas dos PMs e bombeiros.
A segurança dos eventos de fim de ano no Ceará será feita por guardas municipais, que já adiantaram que não tem efetivo pra isso.
Mesmo assim o cronograma da festa de reveillon e as escalas de serviço estam mantidas.


Fonte: youtube

DELEGADO MANUEL CARNEIRO: "NÃO PARAMOS DE INVESTIR NA POLICIA CIVIL DE PERNAMBUCO..."


Dentre as melhorias previstas, está a construção da nova sede do DHPP.
O novo Depósito de Bens Apreendidos será erguido por trás do atual Core.

Do G1 PE
A Polícia Civil de Pernambuco anunciou que em 2012 terá investimentos na estrutura física. Haverá a construção das novas sedes do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), além do novo Depósito de Bens Apreendidos. Os recursos para os investimentos superam os R$ 10 milhões.

De acordo com o delegado chefe da Polícia Civil, Manoel Carneiro, a política de investir em estrutura é uma orientação do Programa Pacto Pela Vida, do Governo de Pernambuco. “De 2007 para cá  não paramos de investir na estrutura da Polícia Civil. Atualmente, temos 216 obras em andamento. Só neste ano gastamos R$ 2,9 milhões em reformas e construção e delegacias”, disse.

O DHPP vai ser transferido para um prédio de 4,4 mil metros quadrados na Avenida João de Barros, na Boa Vista, no centro do Recife, onde funcionava um antigo hospital. O valor do imóvel foi R$ 5 milhões. Atualmente, o departamento funciona em um prédio de 1,2 mil metros quadrados alugado na Avenida Mascarenhas de Moraes, no bairro da Imbiribeira. “O prédio onde o DHPP funciona atualmente foi adaptado. Hoje, não comporta mais a demanda existente”, contou Carneiro.

O DHPP investiga e realiza os primeiros procedimentos policias nos casos de homicídios ocorridos em toda a Região Metropolitana do Recife. Segundo a Polícia Civil, o órgão remete atualmente cerca de 85 inquéritos por mês. No novo edifício, a unidade será projetada para o desempenho das atividades de polícia judiciária. Haverá também espaços regulares de uma delegacia, como salas para cartório e investigação, setor de atendimento ao público para registro de boletins de ocorrência, celas para presos provisórios e gabinetes das autoridades policiais.

Ao lado do Grupo de Operações Especiais (GOE), no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, será construída a nova sede do Dnarc. A construção do edifício está orçada em R$ 3,6 milhões. Na antiga sede, no bairro da Boa Vista, será instalada a Delegacia de Capturas. Também na área central da capital pernambucana, próximo ao bairro de Joana Bezerra, o novo Depósito de Bens Apreendidos será erguido num espaço situado por trás do atual Core. O local vai reunir todos os objetos apreendidos pela Polícia Civil na Região Metropolitana.

A sede do Core, por sua vez, vai sair do centro do Recife e ir para Olinda, no prédio onde funcionava uma loja de veículos, na entrada do município. O espaço onde hoje funciona a unidade receberá a Delegacia de Joana Bezerra. “Nós contratamos uma empresa de engenharia e arquitetura para fazer a elaboração do projeto do Core. Terminado isso, vai para licitação. Mas a nossa projeção é que se inicie ainda em 2012. Todas são obras estruturadoras para que a gente possa formalizar e informatizar a Justiça”, concluiu Manoel Carneiro.
 Fonte: G1/PE


POLICIAL MILITAR: "TOLERÂNCIA ZERO PRA MOTORISTA QUE BEBER E DIRIGIR".


Não haverá tolerância para motoristas que ingerirem bebida alcóolica.
Principais rodovias estaduais receberão barreiras de fiscalização da polícia.

Do G1 PE
4 comentários
 Durante os dias que antecedem o ano de 2012, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) irá reforçar operações de fiscalização nas rodovias que cortam o estado de Pernambuco. Várias blitze estarão armadas nas estradas, a partir desta quinta-feira (29), para verificar se os motoristas estão cumprindo a Lei Seca, não misturando álcool com direção. A partir da sexta (30), todo o efetivo da PRE, 283 agentes, estará em pontos espalhados por rodovias da Região Metropolitana do Recife (RMR), do Agreste e da Zona da Mata.

Segundo o subcomandante da PRE, o major Hercílio Mamede, não haverá tolerância para aqueles motoristas que infringirem a lei. “É importante frisar que a sociedade é o maior parceiro para ajudar a polícia, não utilizando, em hipótese alguma, caso for dirigir, a bebida alcoólica. Nós seremos muito rigorosos. Não iremos tolerar usuário que misture bebida e volante”, disse.

O major ainda contou que a punição, a princípio, será a apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Dependendo do índice que o etilômetro (bafômetro) apresentar, a punição será mais intensa. Se o condutor se recusar em fazer o teste, além da perda da CNH, os policiais irão fazer um auto de resistência e encaminharão o motorista à delegacia para fazer exame de alcoolemia.

Outra medida que também estará em vigor neste final de ano é a não necessidade de placas avisando da existência de radares eletrônicos que regulam a velocidade. Esses aparelhos serão instalados em vários locais da rodovia, e os motoristas devem sempre seguir a orientação de velocidade indicada nas placas. “Não há a obrigatoriedade dessa sinalização da presença do radar. A resolução 396, publicada no dia 13 de dezembro de 2011, regula justamente essa sinalização indicativa”, afirmou o subcomandante.

Segundo a PRE, a atenção será redobrada na PE-60, rodovia que liga o Recife com as praias do Litoral Sul, principalmente próximo à saída da BR-101, e na descida na Estrada de Aldeia, em Camaragibe. “O motorista deve dirigir com responsabilidade. Ele tem que pensar que vai sair de casa e voltar vivo. Depois, ele deve efetuar manutenção corriqueiras, verificando cinto de segurança, extintor de incêndio, e também respeitar a velocidade indicada nas placas”, concluiu Mamede.

Saúde

Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco, desta quinta-feira (29), o Secretário de Saúde do Estado, Antônio Figueira, ressaltou o prejuízo causado pelos acidentes de trânsito. “O relatório do IPEA [Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada] registra que cada acidente de moto custa R$155 mil reais. Recentemente, também saiu uma pesquisa dizendo que acidentes de maneira geral custam ao país R$ 15 milhões. Isso é quase 20 % de todo o recurso do SUS. Por isso, nós temos que ser rigorosos”, afirmou.
A Operação Lei Seca em Pernambuco também é apontada como a maior do país, em proporção, pelo secretário. “São seis barreiras diariamente para cobrir 3,5 milhões de pessoas na Região Metropolitana. Agora no verão também iremos fazer barreiras onde há maior fluxo de turistas”, disse Antônio Figueira. Ainda segundo informações do secretário, são cerca de 800 abordagens por dia. Só no mês dezembro, quase 25 mil pessoas devem ser abordadas no Grande Recife.
O secretário ainda falou da real intensão do reforço da fiscalização em Pernambuco. “Anualmente, cerca 2 mil pernambucanos perdem a vida vítima de acidentes de trânsito, 30% desse número está associado ao uso do álcool. A operação Lei Seca, que a partir de 1º de dezembro passou a ser política pública, visa diminuir esse número. Mas o grande objetivo é salvar vidas. Não estamos aqui para punir nem para multar. Claro que haverá se necessário”, concluiu.
 Fonte: G1/PE

EXCLUSIVO: POLICIAIS MILITARES DECIDEM CRUZAS BRAÇOS AS VÉSPERAS DO RÉVEILLON


Os policiais e bombeiros militares decidiram, nesta quinta-feira (29), durante assembleia realizada no Ginásio Poliesportivo da Parangaba, em Fortaleza, entrar em greve por tempo indeterminado. Os manifestantes estão acampados no Ginásio aguardando negociações com o governo.
Dessa forma, a categoria paralisa as atividades às vésperas do Réveillon. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Werisleik Pontes, disse em diversas entrevistas que o movimento é ilegal e que a greve não pode ser decretada.
Reivindicações
Os policiais e bombeiros reclamam da falta de efetivo para fazer a segurança em todo o Estado. Segundo Pedro Queiroz, presidente da Associação dos Praças da Polícia Militar e dos Bombeiros Militares do Ceará (Aspramece), são mais de 14 mil policiais na folha, mas aproximadamente 7.400 estariam licenciados. O ideal, conforme a Associação, seriam 33.700 policiais; os dados seriam da ONU.
A categoria reivindica anistia dos policiais militares que estão respondendo processo administrativo. Os mesmos, foram transferidos de cargo após protestos contra o governo.
Os policiais pedem ainda promoção e assistência médica. A reivindicação principal, no entanto, é por melhores condições de trabalho, especialmente reajuste de salários.
Protesto terminou em tumulto
No último dia 17 de dezembro, uma manifestação de policiais e bombeiros militares do Ceará terminou em confusão. A caminhada saiu da Praça do Ferreira e seguiu para a obra da estação do Metrofor, na Avenida Tristão Gonçalves, onde o governador Cid Gomes estava fazendo uma visita oficial.
Os manifestantes sentaram na avenida em sinal de protesto e impediram a saída do governador do local. Depois de mais de meia hora a comitiva oficial conseguiu deixar o local, escoltada por policiais do batalhão de choque e seguranças.
Assembleia Legislativa
Policiais e bombeiros militares se mobilizaram em frente à Assembleia Legislativa, na avenida Desembargador Moreira, no dia 20 de dezembro. São cerca de 70 manifestantes. Eles protestam por melhores condições de trabalho e foram impedidos de entrar no Plenário 13 de Maio.
Doação de Sangue
Mais um protesto dos PMs havia sido marcado para esta quinta-feira (29). Os servidores fariam um mutirão de doação de sangue, mas foram impedidos pelo comando da polícia, que alegou não ter sido avisado da ação.
Uma liminar determinou que os policiais só poderão doar sangue caso comuniquem aos respectivos comandantes com antecedência mínima de 48 horas.
Fonte:  www.jangadeiroonline.com.br