30.7.11

COMERCIAL DA NISSAN COM OS "PÔNEIS MALDITOS" ESTÃO NOS ASSUNTOS MAIS COMENTADOS DO TWITTER. ASSISTA AGORA O COMERCIAL COM OS FAMIGERADOS "CAVALINHOS"

O agreste de Pernambuco terá um novo presídio

A Secretaria-Executiva de Ressocialização (Seres) anunciou a liberação de recursos do governo do Estado para dois projetos que vão contribuir para diminuir a superlotação do sistema carcerário de Pernambuco: a construção de um presídio para 600 detentos em Tacaimbó, no Agreste pernambucano, e a aquisição de duas mil tornozeleiras para monitoramento remoto de presos.


As obras do Presídio de Tacaimbó devem ser iniciadas em outubro. A construção utilizará pré-moldados e deve ficar pronta em seis meses. Com a inauguração da nova unidade, a situação crítico do Presídio Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, será minimizada.
"O governador Eduardo Campos assinou a liberação dos recursos e a construção será feita nos moldes dos novos presídios do Espírito Santo. A expectativa é inaugurar a unidade até março de 2012", afirmou o secretário-executivo de Ressocialização, Romero Ribeiro.
A população de Tacaimbó está dividida com relação à obra, orçada em R$ 25 milhões. O presídio ficará às margens da BR-232, num trecho localizado a três quilômetros da principal via de acesso ao município, que tem 12 mil habitantes.
As opiniões convergem com relação aos benefícios que o presídio pode trazer. Muitos acreditam que desde a fase de obras até quando a unidade estiver em funcionamento existirá uma grande oferta de empregos. No entanto, a questão da segurança é a mais polêmica.
Nos últimos três anos, Tacaimbó registrou seis casos de homicídio. Em 2008, foram dois assassinatos, o ano seguinte teve três casos e 2010, uma execução. A polícia indiciou os culpados em todas as ocasiões. No primeiro trimestre de 2011, a Secretaria de Defesa Social anotou um homicídio na cidade.
Em 2009, a Seres chegou a divulgar que os recursos para construção do presídio em Tacaimbó seriam do governo federal e que a unidade abrigaria 400 jovens de 18 a 24 anos. O dinheiro não chegou e o perfil do presídio também mudou. Agora, os recursos serão estaduais, não haverá limite de idade para os presos e a capacidade ganhou mais 200 vagas.
TORNOZELEIRA - Na próxima semana, a Seres inicia a fase de testes das tornozeleiras eletrônicas para monitoramento de presos. Inicialmente, 30 detentos do regime semiaberto vão utilizar os equipamentos para que a Gerência de Segurança da secretaria avalie a viabilidade dos aparelhos.
Caso o resultado dos testes seja positivo, o governo de Pernambuco irá aderir à licitação feita pelo governo de Rondônia para aquisição dos equipamentos. A expectativa é que duas mil tornozeleiras sejam ativadas no Estado.
"Queremos monitorar os presos dos regimes aberto e semiaberto e possibilitar ao Poder Judiciário a adoção da vigilância eletrônica para novos casos, como previsto na Lei 12.403 que entrou em vigor no início deste mês", concluiu o secretário-executivo, Romero Ribeiro.
Atualmente, o sistema carcerário de Pernambuco tem cerca de 23 mil detentos. A capacidade real, somando presídio, penitenciárias e cadeias públicas são de apenas oito mil vagas.
O Pacto pela Vida, programa de Segurança do governo do Estado, previa a construção de quatro novas unidades carcerárias até o fim de 2010, mas os projetos não saíram do papel. O único presídio concluído nos últimos quatro anos foi a Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima, Grande Recife, obra iniciada em 2006.

SERÁ O FIM DO PRONASCI?

O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, foi considerado por uma auditoria do Tribunal de Contas da União, ineficiente. Além disso, o relatório aponta que o programa não cumpre metas, tem falhas de fiscalização e planejamento, além de fazer uso irregular do dinheiro público. 



De acordo com auditores do tribunal, o Pronasci não tem "critérios e parâmetros para sua execução", é ‘vulnerável" e "infringe a norma legal". A investigação atingiu 33 convênios do programa em sete Estados e no Distrito Federal. São R$ 80 milhões os recursos envolvidos. O Pronasci foi criado em 2007 pelo ex-ministro da Justiça e hoje governador do Rio de Grande do Sul, Tarso Genro e ganhou o apelido de ‘PAC da Segurança’.

DATENA x RECORD:APENAS 43 DIAS NA EMISSORA DO BISPO MACEDO E JÁ QUEBROU MAIS UM CONTRATO E PEDE PRA SAIR DA EMISSORA

Insatisfeito na Record, Datena volta à Band

Redação




 
Bem-me-quer, mal-me-quer. Assim é a relação de José Luiz Datena com a Record. O apresentador nem bem chegou a emissora e já está de volta à TV Bandeirantes. O âncora do Cidade Alerta deixa a emissora após quarenta dias da estreia do jornal. Polêmico, o jornalista não esconde sua insatisfação em relação ao canal. Nos bastidores, corre informações de ele estava trabalhando além do combinado em contrato e que pediria aumento de salário. Esta semana, esbravejou porque seu áudio permaneceu aberto indevidamente durante a exibição de uma imagem e disse que tinha sido proibido de dar entrevistas para jornais e revistas.

Em meio a tantas especulações, a assessoria da Rede Record decidiu que não vai se pronunciar a respeito do fato, uma vez que Datena ainda tem contrato com a emissora. E a Band não confirma a informação da volta do apresentador ao Brasil Urgente, atualmente apresentado por Luciano Fatiolli. A saída de Datena do jornalístico da Band despencou a audiência e sua estreia na Record dobrou o Ibope no horário. Há quem diga, que a fama de "esquentado" do apresentador não foi bem recebida no canal do Bispo Edir Macedo. Pelo visto, Datena terá mais um processo por quebra de contrato, dentre os muitos que já coleciona. Quem viver verá o fim desta novela.

Professores fazem amanhã uma passeata nacional

Amanhã (30) acontecerá, em seis capitais, incluindo Recife, a I Passeata Nacional por uma Educação Melhor. A mobilização foi organizada a partir das redes sociais, em uma iniciativa do grupo Política Ideal, que usa a internet como ferramenta para mobilizar pessoas para causas sociais. 

A passeata acontecerá simultaneamente em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba e Recife. O objetivo é mostrar às autoridades que a educação pública de qualidade é uma exigência da sociedade. 

No Recife a passeata acontecerá a partir das 14h, com concentração na Praça do Derby. Terá roda de diálogo, intervenções artísticas, e em seguida sairá pela avenida Conde da Boa vista, tendo como ponto final o Marco Zero.



FONTE: www.folhape.com.br