30.12.11

O Brasil está de olhos virados para o Ceará

O motivo é simples, a segurança (ou a falta dela)
É que desde ontem os policiais militares pararam sua atividades por pura intolerância do governador Cid Gomes, que insistem em fingir que nada esta acontecendo.
Dentre as petições estão a melhoria salarial, melhores condições de trabalho, um regulamento mais brando, etc.
A policia do Ceará é uma das mais antigas, conceituadas e tradicionais do país, mesmo assim a PMCE figura com os piores salários da nação.
A cada hora chegam noticias de violência e o pior, os guardas municipais e policiais civis também passam por problemas similares.
Embora, uma revolta em grandes proporções toma conta das ruas, a imprensa local pouco (ou nada) fala sobre o movimento. Só pra ter uma ideia do que está acontecendo, foi postado no site do diário do Nordeste que um grupo de encapuzados invadiu o 30ª Distrito Policial hoje ( 30/12/2011) e levaram duas viaturas. Até aí tudo bem mas o site supõe que pessoas ligadas ao movimento dos PMs estejam envolvidos nesse episódio.

"A IMPRENSA DO CEARÁ É UMA VERGONHA"



PARABÉNS AOS MANIFESTANTES 

GREVE DA PM DO CEARÁ: CORONEL DA ROCAM AGRIDE MANIFESTANTES


O 3º. Batalhão de Sobral foi surpreendido pelos familiares dos policiais militares que sercaram os pneus das viaturas e fecharam o batalhão com os policiais impedindo que os mesmos saíssem as ruas para trabalhar. Acampadas, passaram a noite ao lado de seus esposos e seguiram firmes pela manhã do dia de hoje, quando foram surpreendidas pela petulância, incoerência, arrogância, despreparo e covardia do Ten. Coronel Supervisor do RONDA da região Norte, que em um ato de covardia agrediu duas esposas de policiais aos empurrões e xingamentos, causando revolta e indignação aos policiais que estavam no interior do quartel, bem como contribuindo para que os demais policiais do Batalhão em ato de solidariedade aderissem o movimento. Os policiais que estavam de folgas e os que fariam a redição dos destacamentos da região no total de 14 municípios se apresentaram no quartel do 3º. Batalhão e aderiram ao movimento, cerca de 80% do efetivo da 1ª. Companhia do 3º. batalhão aderiram ao movimento, vários bombeiros com suas esposas também aderiram ao movimento. As famílias e os policiais permanecem firmes e conscientes da importância da participação de todos neste movimento pela valorização dos policiais e bombeiros Militares.
O exemplo dado pelos familiares e policiais do 3º. Batalhão deve ser seguido pelos demais familiares e policiais do interior do estado. Em sobral os diretores e o setor jurídico da sub sede da ACSMCE apoiaram e estiveram na frente do movimento. Uma pergunta que não quer calar, onde estar a ASPRAC - Associação de Praças do Cariri? ou essa luta é apenas dos policiais da capital, região metropolitana e de Sobral? poís, onde tinha associação de classe os policiais pararam. Só resta o cariri? A maior região do estado vai ficar inerte? Acreditamos na força das famílias e dos companheiros, ainda que falte um líder, nascerá um quando for preciso. Avante companheiros e companheiras de todo o Estado do Ceará.
Setor de Comunicação

Fonte: ACS- CE

OS DETENTOS DO ANIBAL BRUNO NÃO APRENDEM MESMO: DETENTO CORRE PRA PEGAR MALOTE E É ATINGIDO A BALA DENTRO DO PRESIDIO


A agente disparou após perceber que o detento se aproximava de um malote jogado para o interior da unidade

Publicado em 30/12/2011, às 09h15

Do JC Online

Um detento foi baleado no Presídio Aníbal Bruno, no Sancho, Zona Oeste do Recife, após tentar pegar um malote jogado para dentro da unidade com material ainda não identificado. O tiro foi disparado por um agente da segurança do Aníbal e atingiu a perna do presidiário.

Segundo o Superintendente de Segurança Penitenciária Coronel Francisco Duarte, o agente disparou após perceber que o detento se aproximava do malote. Ele foi encaminhado para o Hospital Otávio de Freitas (HOF). 
Fonte: ne10.com

GREVE NA PM DO CEARÁ: MILHARES DE MILITARES DE BRAÇOS CRUZADOS EM TODO ESTADO


Greve da PM: cerca de 3000 homens estão paralisados em todo Ceará

Os policiais e bombeiros militares estão se concentrando na 6ª Companhia do 5º Batalhão, no bairro Antônio Bezerra. Até às 11h desta sexta-feira (30), cerca de 130 viaturas e 1000 PM’s estavam paralisados em Fortaleza. De acordo com o presidente Associação dos Praças da Polícia Militar e dos Bombeiros Militares do Ceará (Aspramece), Pedro Queiroz, cerca de 3000 homens em todo o Ceará estão parados.

Só em frente à 6ª Companhia são 80 viaturas paradas e com os pneus furados, a grande maioria do Ronda do Quarteirão. Outras 30 viaturas estão espalhadas e paradas pelos bairros de Fortaleza. As áreas mais atingidos com a paralisação são: Vicente Pinzon, Serviluz, Conjunto Ceará, Pirambu, Antônio Bezerra, Messejana, Praia do Futuro, Bom Jardim e o município de Caucaia.

Segundo a Associação dos Praças da Polícia Militar e dos Bombeiros Militares do Ceará (Aspramece), apenas três viaturas estão prestando atendimento em uma região, que antes era coberta por 15 carros oficias.

A equipe da TV Jangadeiro, que está acompanhando a mobilização na 6ª Companhia, conversou com um bombeiro salva-vidas que repassou a informação de que metade da categoria aderiu a paralisação.

A produção entrou em contato com do Corpo de Bombeiros e foi informada que, tanto a categoria como as viaturas estão trabalhando normalmente.

AGENDA CULTURAL: HOJE TEM SHOW DE CONDE DO BREGA E OUTROS NA PENITENCIARIA AGROINDUSTRIAL SÃO JOÃO EM ITAMARACÁ-PE

Festa acontece hoje (30), no Presídio Agrícola de Itamaracá.
Saídas de dezembro foram suspensas pela SDS, para conter violência.

Katherine CoutinhoDo G1 PE
15 comentários
Os quase dois mil presos da Penitenciária Agrícola de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, vão ter uma festa com direito a forró, funk e brega para comemorar o final de ano. A iniciativa da Secretaria Executiva de Ressocialização de Pernambuco (Seres) vem para acalmar os ânimos, já que a saída do mês de dezembro dos beneficiados pelo regime semiaberto foi suspensa pela Secretaria de Defesa Social. A iniciativa foi tomada para conter os números da violência no Estado – entre janeiro e novembro, foram registrados 37 homicídios a mais que em 2010.
Conde do Brega toca na PAI nesta sexta-feira. (Foto: Divulgação)Conde do Brega toca na PAI nesta sexta-feira
(Foto: Divulgação)
A festa acontece hoje (30/12/2011), a partir das 9h, com presença do Conde do Brega, Augusto Cesar, Mc Sheldon, Mc Leozinho e Andrea Carla. “É um momento de socialização no sistema prisional. Em outras oportunidades fizemos isso e não houve nenhuma ocorrência no presídio. É mais fácil ter fora do que dentro”, conta o diretor da PAI, coronel Benício.
Os artistas não cobraram cachê para a apresentação no presídio, o que para o diretor é um ato de cidadania. “É uma responsabilidade social, apesar de tudo, esse é um grupo excluído”, acredita Benício. “A gente faz as coisas de coração, ali tem pessoas boas. Eu tento levar um pouco de alegria através da música. Às vezes a pessoa se inspira no artista, vê que aquele não é o caminho”, concorda Ivanildo Marques, mais conhecido como Conde do Brega.

Além dos shows, o encontro conjugal no presídio foi estendido. As companheiras geralmente entram no sábado e pernoitam até o domingo, mas com a festa, elas entram na sexta, podendo ficar até o domingo com os companheiros. “Nós fizemos uma programação que pudesse aliviar as tensões. Eles são seres humanos também e gostariam de estar junto da família, não é mesmo? Assim, eles aproveitam um pouco”, explica Benício.
De acordo com a lei de execuções penais, os presos do regime semiaberto tem direito a 35 saídas durante o ano. “A gente já vinha percebendo que, em dezembro, os números da criminalidade aumentam muito e há um bom número de ocorrências com reeducandos, com reincidência de crimes, alguns inclusive chegando a óbito. Essa é uma forma de preservar também a vida deles”, explica o coronel Romero Ribeiro, da Seres. Em janeiro, as saídas voltam a acontecer. Além da festa para comemorar o ano novo, os presos tiveram uma ceia de Natal nos dias 24 e 25, segundo a Seres.
Para garantir a tranquilidade no presídio e no entorno, a segurança foi reforçada. Os quatro postos de vigilância foram aumentados para oito. “O presídio está todo reforçado, mais ainda por esse período sem o indulto”, afirma o diretor da PAI. Na quarta-feira (28), um carro, pertencente a um dos reeducandos, foi encontrado ao lado do presídio com quatro garrafas de uísque, 84 latões de cachaça, 95 latas da mesma bebida e 37 de cerveja. “Nós estamos sempre fazendo diligências na redondeza. Não acredito que seja para a festa, essa bebida era para alguma farra deles”, acredita Ribeiro, que lembra que o consumo de bebidas alcóolicas não é permitido no presídio.
Fonte: G1/PE