27.8.14

CANDIDATO AO GOVERNO DEFENDE O FIM DA PM

Candidato prevê aplicação total do Plano Nacional de Educação no Amapá.
Pecebista foi o terceiro da série de entrevistas em programa de rádio.


John Pacheco
Do G1 AP

Décio Gomes candidato ao governo do estado do Amapá (Foto: Reprodução/TV Amapá)


O candidato ao Governo do Amapá Décio Gomes (PCB) declarou em entrevista nesta quarta-feira (27) que pretende, caso eleito, reduzir ao máximo a mercantilização da educação, como a redução de escolas particulares, além de reformular a segurança pública extinguindo a Polícia Militar. A declaração foi dada ao programa de rádio Luiz Melo Entrevista, que realiza até o dia 2 de setembro, sabatinas com os sete candidatos ao Governo do Estado. O pecebista foi o terceiro da série.
“Pretendemos acabar essa mercantilização da educação, e no estado temos que fazer o caminho inverso do resto do país, pois no Amapá todas as grandes mentes de hoje estudaram em escola pública. Há alguns anos atrás o ensino público era de qualidade. Se a iniciativa privada quer manter um negócio na educação, pode manter, mas vamos investir muito para que não seja necessário o pai levar o filho para a escola particular”, respondeu Décio a uma pergunta sobre educação, acrescentando que pretende aplicar no estado todas as diretrizes do Plano Nacional de Educação.

Ao longo de 50 minutos de entrevista, o candidato respondeu a perguntas feitas pelos apresentadores do programa, ouvintes via telefone, além de internautas através das redes sociais. Durante a sabatina, esclareceu que todas as propostas para a gestão serão feitas em conjunto com a população, aplicando a política do socialismo.
Questionado por um dos jornalistas da bancada sobre investimentos em segurança pública, Décio respondeu que uma das prioridades é o fim da Polícia Militar, e com isso investir recursos nas atuações ostensivas. “Esse modelo [PM] está ultrapassado, e isso está provado em todo o Brasil nas milícias que vem matando pobres e negros, milícias essas que são compostas por policiais. Vamos criar uma nova polícia, mas não militar”, esclareceu o candidato.
Décio ainda respondeu sobre temas como cultura, transporte público, reforma agrária, educação e reformas sociais. Em várias respostas, alegou que não governará para um mercado capitalista, e que é possível aplicar um regime igualitário. Na quinta-feira (28), o entrevistado será o atual governador Camilo Capiberibe, candidato à reeleição.

Fonte: http://g1.globo.com/ap/amapa/eleicoes/2014/noticia/2014/08/decio-gomes-defende-o-fim-da-policia-militar-e-da-educacao-privada.html